Como funciona o mercado fake

É normal alguns perfis nas redes sociais terem muitos amigos e seguidores quando são celebridades, mas a situação se torna um pouco incomum quando pessoas normais, não-celebridades, que possuem tantos seguidores e amigos assim. Pode ser que ela realmente conheça todos aqueles usuários e desejou ser amiga deles nas redes sociais, assim como pode ser que ela pode ter adicionado à lista de contatos só para ter um número significativo de contatos.

Quando isso acontece, é bom ficar atento. Nem sempre aquele perfil que possui x número de amigos em comum é realmente uma pessoa. Na série de reportagens investigativas Democracia Ciborgue, a emissora BBC Brasil descobriu como funciona o mercado de perfis fakes.

fake.gif

É bem simples, na verdade. Geralmente, esses perfis falsos são construídos por pessoas que buscam a beleza padrão (o estereótipo que vemos como padrão na mídia) como isca, tendo as interações como o objetivo. Para conseguir um número alto de amigos nas redes sociais, eles costumam fazer pedidos aleatórios de amizade, curtir fotos aleatórias de usuários, mandar mensagem de aniversário enquanto recebem curtidas e mensagens de aniversário também.

Essa interação acaba criando uma vida para aquela “pessoa”, dando a quem vê aquele perfil uma ilusão de que existe alguém de verdade por trás da conta.

giphy (14).gif

“Mas como assim, Faesa Digital?”

A interação com perfis desconhecidos que um usuário adicionou na lista de contatos faz aquela pessoa fake ser mais real do que se pensa e adicionar mais usuários não apenas na lista de amizades das redes sociais, mas na lista de usuários enganados por aquele perfil fake também.

Por isso, é sempre bom manter os olhos bem abertos quando o assunto é rede social. Alguns perfis podem parecer inofensivos, mas podem apresentar um perigo maior justamente por serem desconhecidos e desejarem uma aproximação repentina.

facebook.gif

Em entrevista para a BBC Brasil, o Facebook afirmou que as políticas deles não permitem perfis falsos e que estão o tempo todo aperfeiçoando os sistemas para detectar e remover as contas e todo o conteúdo relacionado a elas. “Estamos eliminando contas falsas em todo o mundo e cooperando com autoridades eleitorais sobre temas relacionados à segurança online, e esperamos tomar medidas também no Brasil antes das eleições de 2018”, diz a nota. Essa política é a mesma aplicada nos casos de fake news, espalhados pelos feeds das redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: