Contagem regressiva #1

Para os amantes de futebol, anotem: faltam 69 dias para a Copa do Mundo da Rússia. Sim, sessenta e nove dias. Dois meses + nove dias. Cerca de dez semanas. Sessenta e nove dias para sentirmos toda a emoção e adrenalina que só um evento esportivo desse porte nos proporciona. Há quem garante que esse é o ano em que o Brasil ganha o hexa. Será?

giphy (26).gif

Já fazendo contagem regressiva para um dos maiores eventos do mundo, queremos relembrar algumas coisas sobre as edições anteriores da Copa do Mundo. Mesmo tendo iniciado em 1930 no Uruguai, os mascotes só chegaram mesmo a ser parte desses acontecimentos de quatro em quatro anos a partir de 1966. Preparados para lembrar todos os bichinhos criados até agora?

1966 – Copa do Mundo na Inglaterra

willieO leão, chamado de Willie, foi escolhido por ser um símbolo típico no Reino Unido, que sediou a oitava edição da Copa do Mundo. A Inglaterra, dona da casa, foi campeã naquele ano, vencendo a Alemanha Ocidental por 4 a 2.

1970 – Copa do Mundo no México

e67ef795-4cbf-4aff-823e-7c760f48991cEm 1970, o Brasil foi tricampeão no México, vencendo a Itália por 4 a 1. O mascote  criado era um menininho, que recebeu o nome de Juanito Maravilla com roupas da seleção mexicana e o sombrero, esse chapéu típico do país.

 

1974 – Copa do Mundo na Alemanha Ocidental

tiptap_mascotecopa74-rep_95Em 1974, a Alemanha Ocidental seguiu o modelo de mascote da edição anterior da Copa do Mundo e adotou a imagem de dois garotos: um da Alemanha Ocidental e outro da Alemanha Oriental, o Tip & Tap, que participavam juntas na época. O objetivo era passar para as pessoas a mensagem de união e amizade entre as nações. Naquele ano, a Alemanha Ocidental venceu venceu os Países Baixos por 2 a 1.

1978 – Copa do Mundo na Argentina

gauchito-argentina-copa-1978O Guachito, mascote criado para a Copa do Mundo na Argentina, teve esse nome graças aos homens do campo dos países latino-americanos que falam espanhol, como forma de homenageá-los. Os donos da casa venceram aquela edição do evento esportivo na prorrogação, tendo o resultado de 3 a 1 contra os Países Baixos.

 

1982 – Copa do Mundo na Espanha

mascote-copa-do-mundo-1982

Voltando a usar personagens não-humanos, o mascote de 1982 da Copa na Espanha foi uma laranja. Sim, uma laranja! A explicação é simples: o Naranjito, nome do mascote, é a representação da fruta típica da nação e teve direito a usar o uniforme da seleção espanhola. A final do mundial foi entre Itália e Alemanha, tendo os italianos como campeões com o placar de 3 a 1.

 

1986 – Copa do Mundo no México

pique-mexico-copa-86Pique é um mascote feito para representar a pimenta chili jalapeño, que também é típica no México, país sede da Copa do Mundo pela segunda vez. Dessa vez, as cores usadas no boneco criado foram em homenagem à bandeira do país. O placar do último jogo da edição foi 3 a 2 para a Argentina contra a Alemanha Ocidental.

 

1990 – Copa do Mundo na Itália

ciao-italia-90Quebrando a sequência de mascotes fofos criados para as edições da Copa, a Itália inovou com o mascote Ciao, que mais parecia um boneco feito de peças de Lego. Na final da Copa de 1990, a Alemanha Ocidental venceu a Argentina por 1 a 0 e foi campeã mundial pela terceira vez.

1994 – Copa do Mundo nos Estados Unidos

94-striker-world-cup-pupDesenhado pela Warner Brothers, o cão chamado Striker vestiu roupas das cores da bandeira estadunidense e representou o animal de estimação mais comum do país. Apesar de ser uma nação muito poderosa, a final da Copa do Mundo de 1994 foi disputada entre Brasil e Itália. Em 17 de julho o Brasil foi consagrado tetracampeão mundial, vencendo a seleção italiana nos pênaltis.

 

 

 

footix-franca-copa-981998 – Copa do Mundo na França

O galo, sendo um símbolo marcante da França, e o Asterix, importante personagem francês, deram origem ao nome do mascote Footix e a roupa usada por ele lembrava o uniforme da seleção francesa. Naquele ano, o Brasil foi vice do país que sediou a Copa, perdendo de 3 a 0.

 

2002 – Copa do Mundo no Japão

555da999fa2b3cc548c01fa5ed95d679Os mascotes, chamados de Kaz, Ato e Nik, daquele ano não representavam nenhum símbolo importante do Japão e por isso não foi muito bem aceito pelos torcedores. Apesar da escolha ter sido essa ao lado, o Brasil se tornou pentacampeão mundial naquele ano, vencendo a Alemanha por 2 a 0.

 

 

2006 – Copa do Mundo na Alemanha

goleo-vi-pille-alemanha-copa-2006

Os alemães não foram para a final da Copa do Mundo em 2006, mas voltaram às origens escolhendo o leão para simbolizar o país. Goleo aparecia sempre com a bola Pille, que significa bola de futebol em alemão, e usava a camisa da seleção alemã. A Itália venceu a França nos pênaltis naquele ano.

 

2010 – Copa do Mundo na África do Sul

zakumi-mascote-copa-africa-do-sul-2010O mascote de 2010 foi um leopardo adolescente chamado Zakumi. Naquele ano, a Espanha venceu os Países Baixos na prorrogação.

 

 

 

2014 – Copa do Mundo no Brasil

tatuEsse foi um ano complicado para os brasileiros (um minuto de silêncio para o 7 a 1 que sofremos). Apesar de qualquer sofrimento nosso naquele ano, o mascote Fuleco é um tatu-bola, representando tanto o futebol quanto a ecologia. A Alemanha venceu a Argentina na prorrogação.

2018 – Copa do Mundo na Rússia

CvUmKMwWEAAbc3E-1024x596

A Copa do Mundo de 2018 ainda nem começou, mas o mascote já foi apresentado ao mundo: Zabivaka é um lobo e o nome significa aquele que faz gol. Ainda está sem uma roupa definida, mas ele já usa as cores da bandeira russa.

Canarinho Pistola

Mesmo não sendo mascote oficial de nenhuma edição da Copa do Mundo, tem um que ganhou todas as atenções dos usuários de redes sociais: o Canarinho Pistola, que é o mascote da Seleção Brasileira. Antes, ele era sorridente e as pessoas, principalmente no Twitter, reclamaram muito sobre a felicidade que o passarinho transmitia.

A explicação da CBF é simples: em eventos envolvendo crianças, por exemplo, o Canarinho Sorridente é quem vai aparecer. Em jogos e outros eventos quaisquer, todos vão ver o Canarinho Pistola em ação. Um mascote desses não tem como não amar, né? ❤

x40261599254_47a33a3ba1_k.jpg.pagespeed.ic.tavIpWgyrZ