Vila Velha Jazz e Blues Festival

Você sabe a diferença do Jazz e do Blues? Estilos musicais com semelhanças, o Jazz teve influência no Blues e é marcado por ser uma expressão artística e musical que surgiu nos Estados Unidos, em especial na Nova Orleans do final do século XIX. Inicialmente difundida entre negros, a primeira vertente do Jazz foi a ragtime, com um swing característico. Ouça o maior nome da época para este estilo:

Depois sediado em Chicago e mais recentemente em Nova Iorque, o Jazz é conhecido pela combinação de elementos como trombone, baixo, guitarra, trompete, piano e saxofone. Grandes nomes do estilo são, por exemplo, Billie Holliday, que morreu em decorrência do abuso de drogas, Louis Armstrong, Miles Davis, Ella Fitzgerald e Chet Baker.

Já o Blues, estilo que deu origem a vários outros, como o próprio Rock n’Roll e o country, é marcado pelo início entre os escravos dos campos de algodão, pelo swing e pelo uso de 12 compassos.

As primeiras apresentações de que se tem relato ocorreram em bares da região de Mississipi, também nos Estados Unidos, e depois o sucesso se estendeu para Chicago. Com o impulso trazido pelo rádio como meio de comunicação de massa, o Blues começou a se propagar para o país inteiro e posteriormente para o mundo. Para citar alguns renomados “blueseiros”: Robert Johnson, Muddy Waters e BB. King.

De qualquer forma, se ainda não estiver claro, traduzimos: o Jazz é um estilo mais versátil e mais urbano que o Blues, que como o nome em inglês sugere, costumeiramente soa triste.

O que esperar do festival em Vila Velha?

Gratuito, o festival está sendo realizado entre os dias 12 e 14 de abril, no Parque da Prainha. São dois palcos repletos de atrações, inclusive internacionais, como o da Omar Coleman Band, que acontece hoje e que desembarca diretamente da incrível Chicago.

Também será possível aproveitar o que tem de melhor no cenário capixaba do gênero, por exemplo com o show do Léo Vaccari and The Bluezones, que convidará Dona Fran para subir ao palco no sábado. O evento também contará com oportunidades gastronômicas, com praça de alimentação e food trucks, e também com exposição de arte.

Confira a programação

Palco Principal

12 de abril – quinta-feira
20h – Lucas Arruda (ES)
21h30 – Indiana Nomma (Honduras)

13 de abril – sexta-feira
20h – Igor Prado&JustGroove (SP)
21h30 – Omar Coleman Band (Chicago – EUA)

14 de abril – sábado
20h – Alma Thomas (Nova York – EUA)
21h30 – Léo Vaccari and The Bluezones convida Dona Fran (ES)

Palco Alternativo

12 de abril – Quinta-feira
19h – On Rails Blues Band (ES)

13 de abril – sexta-feira
19h – Groove Vix (ES)

14 de abril – sábado
19h – Jazz & Bossa com Elas (ES)

 

Um comentário em “Vila Velha Jazz e Blues Festival

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: