Empreender é ter grandes ideias e buscar novas possibilidades. Diante da pouca oferta de emprego e das baixas possibilidades de crescimento dentro das grandes empresas, muitos jovens estão buscando uma segunda opção: criar o próprio negócio. Eles já não aceitam mais os gestores a “moda antigo” e nem o corporativismo do mundo empresarial tradicional, não querem mais viver de mandos e de desmandos e almejam construir algo próprio, ter a própria empresa e o seu espaço no mercado.
Que embarcou nessa viagem empreendedora foi Acácio Leal, jornalista formado pela Faesa e pós-graduando na área de mídias sociais. Junto ao seu sócio, Giovanni Casaroto, Acácio criou a Macromídia Digital, uma empresa voltada ao marketing e a publicidade digital que presta serviços a outras empresas. Ambos possuem apenas 26 anos e começaram com a Macromídia há cerca de dois anos e meio.
A ideia de criar a própria empresa surgiu por pura vontade de empreender. “Essa vontade de empreender me contaminou e nós, que somos amigos desde os tempos do colégio, começamos a pensar em que área poderíamos colocar em prática nossos ideais“, conta Acácio. Outro fator decisivo para o início da empresa foi a insatisfação e o desanimo de Acácio e Giovanni com seus antigos empregos.
A empresa

A Macromídia não começou como uma empresa de marketing digital, mas sim como uma empresa que buscava criar uma publicidade “alternativa”. De início, Acácio e seu sócio vendiam espaços em sacos de pão para clientes e cediam, sem custos, os sacos com as publicidades impressas para as padarias. A ideia não deu muito certo e foi preciso buscar um plano b e que se encaixasse no mercado atual. “O que sentíamos do mercado era exatamente que estava todo mundo indo para a publicidade online“, relata Acácio.
O primeiro passo foi criar um Facebook para divulgar e vender os serviços da empresa. Ao tomar essa decisão e seguir as tendências do mercado atual os resultados obtidos foram positivos e com isso a Macromídia tomou o formato atual: uma empresa de marketing digital e mídias sociais.
Basicamente, a Macromídia cria conteúdo para o seus clientes por meio de posts em suas respectivas mídias sociais. Esse tipo de serviço tem sido muito utilizado por empresas que buscam divulgar seu nome e seus produtos a fim de atingir um público maior. Além das mídias sociais, a empresa oferece também uma vasta gama de serviços dentro do marketing digital como websites, consultórias, google adwords (anúncios do Google), todas focadas no digital.
Na Macromidia, Acácio exerce a função de criação de conteúdo dos clientes enquanto Giovanni, que é formado em Economia, fica mais focado na performance dos serviços prestados, em otimizar as campanhas e acompanhar os resultados.
A importância das mídias sociais
Hoje em dia, as pessoas passam uma grande parte do tempo na internet, acessando diferentes mídias sociais e sendo expostas aos mais diversos tipos de informação e de publicidade. Sendo assim, as redes sociais são uma excelente plataforma para as empresas anunciarem seus produtos.
Para Acácio, a internet é ainda mais eficiente que a televisão e o rádio porque produz conteúdos específicos para cada usuário. Além disso, não existe a ideia de interrupção. “Ao invés de interromper o que de fato as pessoas estão querendo ver, elas serem o que as pessoas querem ver”, explica.