Projetos da Odontologia atendem comunidade

Hoje o curso de Odontologia é o segundo mais procurado da área de saúde no Brasil, sendo que a formação no país é tida como uma das três melhores do mundo segundo à Organização das Nações Unidas (ONU), junto à Suécia e aos Estados Unidos. Neste sentido, se engana quem pensa que a atividade de um dentista se restringe aos dentes, já que a saúde bucal engloba também os ossos da face e a boca.

Na FAESA, o curso que conta com quase duas décadas de existência, além dos recursos de ponta e da atualização a que se presta o corpo docente, traz uma perspectiva de humanização, com aproximação e atenção à sociedade. São vários os projetos sociais desenvolvidos pela Odonto, tais como O sorriso nunca envelhece, O Natal FAESA e a Expedição à Amazônia, junto ao curso de Engenharia Ambiental.

dentista atende criança
Atendimento na clínica da FAESA

Para a realização dos vários projetos pelos alunos da graduação em Odontologia da FAESA existe o grupo Guardiões do Sorriso. “É nesse grupo que são feitas as reuniões e onde definimos as ações. Eu já participei de uma ação em uma igreja batista de Vila Velha, onde a gente fez orientação de saúde bucal, fizemos exame e encaminhamos para a clínica da FAESA. Já fui também ao Asilo dos Idosos, onde fizemos uma ação de Páscoa”, conta a estudante do 4º período, Jholine Ruy Bonadiman, 21.

 

View this post on Instagram

2017 com certeza vai entrar pra história.. no início não imaginava quanta coisa especial me esperava. Me recuperei bem da tão sonhada cirurgia, no primeiro dia de aula da facul eu conheci uma pessoa que se tornou mais que amiga, uma irmã de alma né @prado.fe ❤️️, fiz amizades incríveis @jjunior0412 @carlavafae @sara__cardoso @camilarabello @rayamorimm @myllenamiller @victormateus994 @lucasdesalazaro @guilhermearturs @renanmaaarques @pedromatarangas que espero levar pra vida toda ❤️ e algumas que permanecem sempre comigo @ingridnerys @ariaanec @anabbrisa @desytiffany @milenaloubach @victorferrazfantin @vwdadalto @luanamartinez @gabriellarcaraujo @manurmagalhaes @luanaduarte_ ❤️Continuei amizades, e graças a Deus tenho do meu lado a @anabarbosa_ , minha melhor amiga, Irmã, parceira de sempre ❤️ e tb o melhor amigo @arthurdeassis ❤️ pude ter ao meu lado as melhores primas @anna_samorim e @mluisasampaio aooow cachaça ahauahua ❤️Reencontrei os melhores do carnaval 2016, né @anabarbosa_ ? Foi sensacional @lincolnzeller @_altivoguimaraes @kayro_breder @6marlus ❤️ são especiais demais!!! Consegui fazer meu aniversário e ter meus amigos por perto @thiagojgf @_.lucasmenezes @tihegof @rodscaetano ❤️Fiz planos que não consegui realizar, mas alguns estão aí pra 2018, e o que eu desejo é amor, pq foi isso que 2017 trouxe pra mim, amor ❤️ Obrigada a todos vocês por fazerem parte da minha vida, cada um de um jeito especial ❤️#Vem2018 ✨✈️🌎💕💁🏼💰👯

A post shared by Jholine Bonadiman (@jhobonadiman_) on

“É incrível poder participar desses projetos, a gente vê o quanto a população precisa não só de uma orientação de saúde, mas de um abraço, de uma palavra amiga… são pessoas sem condição nenhuma, muitas vezes não têm uma boa higiene porque não têm dinheiro pra comprar uma pasta de dente. Então a gente leva alegria, e também tira o medo de dentista. Como nossa coordenadora, Carla Letícia, diz, temos que trocar o D pelo G. Não cuidamos de Dente, cuidamos de Gente“, completa a futura dentista.

alunos vestidos de palhaços e mamãe noel
Parte da Organização do Natal FAESA, incluindo a aluna Myllena Miller (de gorro na imagem) / Foto: Arquivo Pessoal

Ainda sobre o aspecto da humanização necessária à área da saúde, a estudante Myllena Silva Miller Arantes, 20, também do 4º período, declara que se sentiu extremamente feliz e útil com a possibilidade de ajudar outra pessoa, uma vez que isso transforma o trabalho, moldando a profissão. Além disso é capaz de fazer com que os profissionais da Odonto passem a enxergar o paciente de forma abrangente, como um todo repleto de particularidades.

Eu fico muito grata com o contato com outras pessoas e culturas diferentes, que acaba por trazer o nosso diferencial de possibilidade de aproximação. Aconselho o curso de Odonto na FAESA. Comecei como qualquer outra pessoa e hoje sou muito apaixonada. Aqui tem um jeitinho especial: fui muito bem acolhida e me ensinaram a acolher outras pessoas. Me ensinaram a ser mais humana. A cada dia eu me surpreendo mais, isso em tudo, desde professor, auxiliares, são como uma família“, acrescenta Myllena.

E é com essa visão que o curso da FAESA vem sendo reconhecido e aclamado no Espírito Santo, provando que qualidade técnica pode e deve caminhar junto à fraternidade e à intervenção positiva na sociedade.

Detalhes sobre os projetos

Natal FAESA

Última ação social do ano, esta reúne crianças assistidas pela Clínica Odontológica para participar de atividades divertidas, com foco na saúde bucal. O projeto conta com engajamento familiar e com doação de brinquedos para os participantes.

O sorriso nunca envelhece

Desenvolvida no Asilo dos Idosos, próximo à FAESA, esta ação visa prestar atendimento aos mais velhinhos e colocar em prática a aprendizagem de Odontogeriatria. O projeto toma forma em diversas ocasiões, como a Páscoa, levando carinho e atenção, ferramentas fundamentais para a saúde de qualquer pessoa, em especial a do idoso.

Expedição à Amazônia

Inicialmente voltado para a Engenharia Ambiental, a partir de 2015 teve ingresso o curso de Odontologia. A ideia para a Odonto é levar atendimento de saúde bucal e informações de higiene oral para a população ribeirinha de zonas de Manaus e também para tribos indígenas.

O resultado desde o início já se mostrou muito positivo, contando com mais de 100 atendidos, entre indígenas, crianças e adultos da região. Hoje, conta ainda com consultório portátil doado pela Doctor Line, fundamental parceiro da ação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: