O que fazer quando esquecer (ou encontrar) o Facebook aberto

Você talvez já deve ter acessado um computador que a pessoa que usou antes de você deixou alguma rede social aberta. Em universidades isso é algo comum de acontecer. Volta e meia nos deparamos com algum Facebook ou e-mail aberto. O que fazer nessa situação? Os mais engraçadinhos não perdem a oportunidade de zoar o colega que passou por aquele computador e deixou sua rede social logada. A brincadeira pode até parecer divertida, mas pode trazer muitos problemas e constrangimentos.

Há ainda pessoas curiosas que leem as mensagens recebidas pelo dono do Facebook e até mesmo respondem. Isso pode gerar muitos problemas, inclusive para quem está fazendo a brincadeira. Além do constrangimento, há também uma série de complicações legais como a possibilidade de gerar indenização à vitima. Caso haja a intenção de ofender a pessoa, o autor da “piada” pode responder por crimes contra a honra tais como injúria, calúnia e difamação. 

Obviamente, existem brincadeiras que são mais leves ou que funcionam apenas de alerta para a pessoa não esquecer novamente. Quem é que nunca rolou a timeline e viu algo como “Esqueci meu face logado no computador da faculdade”. Menos mal. Mas ainda assim, não é muito legal sair por ai postando bobagens nas redes sociais de outras pessoas. Vá e feche! E caso conheça a pessoa, avise individualmente sobre o descuido. Você também pode alterar o modo de privacidade do post para “apenas eu” e deixar um aviso do ocorrido. Dessa forma, apenas o dono do Facebook irá ver.

Untitled-1

Postagens avisando dono da rede social sobre o esquecimento são comuns

Relato 

Estevão Fortunato, aluno do quinto período de Publicidade e Propaganda, esqueceu o Facebook aberto na FAESA e foi “trollado” por seus colegas. Ele conta que, pouco depois de sair da faculdade, quando voltava para casa, começou a receber ligações e mensagens de familiares e de amigos preocupados com a seu estado de saúde. “De início, não compreendi muito bem o que estava acontecendo. Perguntaram se eu estava melhor, se eu estava me sentindo bem. Recebi mensagens de apoio e até me ofereceram ajuda”, relata Estevão.

Depois de inúmeras mensagens, o aluno descobriu o que estava acontecendo: alguém havia postado em seu Facebook que ele estava no banheiro da faculdade com problemas gastrointestinais, passando muito mal. Não demorou muito para Estevão descobrir que quem estava por trás disso tudo eram duas amigas, que, inclusive, demonstraram preocupação com o seu suposto problema.

Estevão Fortunato, aluno de Publicidade e Propaganda, mostrando o seu Facebook

O aluno Estevão Fortunato foi “trollado” quando esqueceu seu Facebook aberto


Apesar da brincadeira, Estevão não se sentiu constrangido ou afetado com o ocorrido e nem chateado com suas amigas. Aliás, ele diz que achou toda a brincadeira bem criativa e se diverte quando lembra da história. “O único problema foi ter deixado a minha família bastante preocupada. Até a minha vó, que é de idade, ficou sabendo”, diz o aluno de publicidade.

O que fazer

Esqueceu seu Facebook logado e lembrou logo em seguida? Mantenha a calma. Você consegue sair através do seu próprio celular ou computador.

No canto inferior direito da tela,  abra o menu do Facebook e seleciona a opção Configurações e privacidade. Em seguida, selecione Configurações da conta.

Assim que os novos comandos forem abertos, vá em Segurança e Login. Uma lista com todos os dispositivos onde seu Facebook está conectado irá aparecer. Encontre a opção correspondente ao computador onde você esqueceu ligado e clique em sair. Pronto! Seu Facebook será automaticamente deslogado desta rede. 

Por medida de segurança, você ainda pode alterar a sua senha. Selecione a opção alterar senha, logo abaixo do campo que mostra onde você está conectado. E sempre que puder, de uma checada para ver se o seu Facebook foi conectado em algum lugar desconhecido. Todo cuidado e pouco! 

Agora…se você só lembrar depois que foi alvo de alguma piadinha de mal gosto já é outra história. Nesse caso, o melhor a ser feito é explicar o mal entendido e, se possível, conversar com a pessoa que causou tudo isso.

Fique atento! A dica é sempre conferir suas redes sociais antes de sair ou desligar o computador. Feche todas as suas contas.

Conhece alguém ou já foi vítima? Conte sua história, queremos saber!