O termo biologia significa basicamente “estudo da vida”. E é exatamente isso que a Biologia busca estudar e compreender, a vida e o comportamento das espécies. O curso de Ciências Biológicas recebe esse nome por abranger diferente áreas e subdivisões da biologia como ecologia, zoologia e botânica, por exemplo.

ciencias_biologicas_ufjf_novo_portal
A biologia é o estudo da vida e das espécies

Na FAESA Centro Universitário, desde o primeiro semestre do curso, os alunos têm a sua disposição um ambiente favorável e adequado para pesquisa e experimentação, com diversas atividades que aliam a teoria e a prática.

Estrutura

Laboratório de Biologia na FAESA
Laboratório de Biologia e Psicologia Experimental/ Foto: FAESA

Os formandos utilizam tanto os espaços “tradicionais” do campus como a Biblioteca e o Laboratório de Informática quanto os laboratórios voltados a matérias específicas. Disciplinas como Anatomia, Ecologia, Química, Zoologia e Botânica, possuem uma determinada carga horária nestes espaços, que estão bem equipados com microscópios e outros equipamentos necessários para o estudo da Biologia. 


O professor Walter Có, que leciona as disciplinas de Biogeografia, Ecologia Social e Biologia da Conservação, destaca tanto a estrutura da instituição quanto as aulas práticas que acontecem fora dela, em espaços naturais e reservas naturais do estado. Nestas aulas práticas externas, conhecidas como Aulas de Campo, os alunos tem a oportunidade de vivenciar o trabalho de um biólogo profissional,  como tirar amostragem, fazer a triagem e acompanhar o desenvolvimento das espécies pesquisadas.

Preparamos os alunos a partir de um referencial teórico bem robusto, abordando as diferentes áreas da Biologia, aliado a uma prática intensa, seja em campo ou em laboratório. Um diferencial do nosso curso são as aulas de campo em espaços naturais, como Matilde, Itaúnas, Pedra Azul, Sooretama, Reserva da Vale, Parques estaduais, gruta do limoeiro…E vários outros ambientes naturais onde o Biólogo possa atuar”, exalta Walter

Para Roberta Pires, aluna do quinto semestre do curso, a estrutura e o suporte oferecido em sua graduação é um dos grandes diferencias da FAESA. “Fazemos trabalhos e pesquisas como se fossemos realmente profissionais da área”, diz a estudante, que desde o início da faculdade atua em projetos e atividades como se fosse uma bióloga já formada e inserida no mercado de trabalho.

Roberta destaca as já citadas “Aulas de Campo”, oferecidas desde o primeiro semestre, e que permitem aos alunos uma vivência do que é ser um biólogo. Para a aluna, a oportunidade de ir a campo é uma experiência única e fundamental na sua formação como bióloga. 

2
Renata Pagotto em campo durante o desenvolvimento do seu trabalho de conclusão de curso/ Foto: Renata Pagotto (Arquivo pessoal)

Renata Pagotto, egressa da FAESA, estudou na instituição quando o campus ainda ficava em São Pedro, mas a sua opinião sobre as instalações e laboratórios da faculdade não é diferente da de Roberta. “São muito bem equipados e completos, e oferecem ao aluno tudo que ele precisa para a formação“, afirma a bióloga. Outra opinião compartilhada por ambas é a qualificação dos profissionais e dos professores.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é um desafio a ser enfrentado por alunos e profissionais da área. Apesar de ser difícil, Roberta têm esperanças que o Brasil se desenvolva na área de pesquisa, onde ela tem maior interesse. Renata Pagotto já está inserida no mercado de trabalho, atua na área almejada por Roberta e acredita que o papel da universidade foi fundamental para o seu sucesso profissional.

9
Renata em campo durante o seu mestrado, dando continuidade a sua formação acadêmica na FAESA

Renata, que atualmente é doutaranda em Ecologia e Evolução na UERJ, garante que a biologia é uma área muito vasta e com enormes possibilidades de atuação. Ao longo do curso e do aprendizado, o aluno entrará em contato com as diversas áreas abrangidas pela biologia.

Estamos inseridos nas salas de aula, laboratórios de todas as naturezas (análises clínicas, molecular, genética, etc.), empresas de consultoria ambiental, secretarias de saúde e meio ambiente, dentre outros. É uma infinidade de possibilidades”, acrescenta Renata.

Além das áreas já mencionadas. Walter Có acrescenta também a possibilidade de atuação profissional na área acadêmica e da educação. “O nosso esforço é para que o aluno saia com essa formação ampla que o possibilite disputar esse mercado com destaque e tenha plenas condições de atingir seus objetivos e metas pessoais“, garante o professor.

rafael-professor-dica-biologia-enem.jpeg
A área da educação é uma das inúmeras possibilidades das Ciências Biológicas

Tem interesse em cursar Ciências Biológicas na FAESA? Confira mais informações na página do curso.

Publicado por:Nina Wyatt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s