Se ter o mais antigo curso de Enfermagem em faculdades particulares do Espírito Santo é motivo suficiente para comprovar a tradição, a graduação na área, pela FAESA, também garante excelência no ensino e ótima estrutura de laboratórios e recursos.
Para que os estudantes componham sua base de aprendizado de forma a englobar os aspectos práticos essenciais ao exercício da profissão, a FAESA lhes apresenta a possibilidade de estágios acompanhados nos hospitais Evangélico e Maternidade Municipal de Cariacica. Esta experiência é engrandecedora e também permite a humanização dos alunos que vivem situações reais da área da saúde.

As matérias que fazem parte da grade curricular do curso incluem, por exemplo, Bioquímica, Genética, Saúde Mental e Saúde da Família e Comunidade. “Anatomia e Integralidade do Cuidar foram minhas matérias preferidas até agora. Como estou no início do curso, fiz poucos trabalhos. Mas teremos um que vai abranger as diversas matérias do semestre, será bem interessante”, comenta a estudante Laís de Oliveira Arcanjo, 21, 1º período.
https://www.instagram.com/p/BeNmm_vA6Ty/?taken-by=laisdoliveira
Além de matérias e trabalhos, cada aluno carrega expectativas e percepções sobre o curso e a atuação futura. Nesse sentido, Laís sonha que em “ser uma profissional com grande conhecimento, caráter e também pretendo exercer a profissão com dedicação. Para isso a FAESA tem contribuído muito, se mostrando uma referência para o curso“.

A visão dos alunos que estão prestes a se formar nem sempre muda e os desejos também acabam se mantendo praticamente os mesmos. “Espero agregar valores com a minha atuação e com a minha construção pessoal, me transformando em uma enfermeira humanizada para com os meus pacientes. A FAESA concentra professores maravilhosos e o ensino é fantástico também”, define a estudante do 7º período, Olímpia Cristina Marcos Campos, 25.
Um trabalho marcante que eu desenvolvi ao longo do curso foi um estudo de caso de um paciente no Hospital Evangélico. Foi algo bem produtivo e acolhedor, pelo fato de ter estado diretamente com o paciente e colocando o nosso ensino para valer na prática“, acrescenta Olímpia.
Já quando questionada sobre suas matérias preferidas, a aluna veterana não exita em afirmar que foram Histologia e Embriologia, Saúde da Criança, Saúde da Mulher e Semiologia. Agora ela anseia pela formatura e pela entrada no mercado do trabalho, para o qual se sente bem preparada e ávida por cuidar dos pacientes no mundo real.

Em se tratando de expectativas para o mercado de trabalho, aparentemente os diferenciais de cada aluno, aliados ao suporte das técnicas aprendidas no curso, são o que fazem a diferença. “O enfermeiro conta com um mercado de trabalho bem promissor, em que o leque de oportunidades para a atuação do profissional é amplo. Para profissionais capacitados, com perfil empreendedor e focados no constante aprendizado, sem dúvida não faltarão oportunidades”, define a docente Luana Emerick Knupp.
O grande diferencial do egresso de enfermagem FAESA é o seu embasamento teórico-prático, em que desde o primeiro período o aluno vai para campo de atividades práticas, realiza procedimentos, vivencia experiências com pacientes. A partir do quarto período, através do Núcleo de Estágio, ele tem a oportunidade de realizar estágio remunerado com bolsas significativas. No estágio obrigatório ele será inserido nos melhores hospitais, como por exemplo o Hospital Evangélico de Vila Velha, referência em cardiologia“, acrescenta Luana.
As perspectivas são excelentes. Nos dizeres da professora e também a partir da análise do curso como um todo, é possível assegurar um currículo inovador com foco na personalização, tecnologia e experiência. Assim, adquirir um emprego é uma consequência direta. “Das últimas turmas formadas, grande parte dos alunos solicitaram a colação de grau antecipada por estarem com proposta de emprego”, relata a professora de Saúde da Criança, História da Enfermagem, Ética e Legislação e Prevenção e Controle de Infecção no serviço de saúde.