Alunos do ensino médio visitam a FAESA

Tudo começou quando foram reunidos os Anjos FAESA, estudantes de diversos cursos, no dia 27 de abril, para vestir suas auréolas e serem munidos por apitos. Algo importante estava para acontecer. Então, eles se encaminharam ao saguão dos elevadores, no prédio principal, e iniciaram a espera.

Cada pessoa que saía do elevador era um alarme falso e uma pequena decepção. Até que, no momento certo, saiu o primeiro grupo de alunos da Escola São Domingos. Com aqueles rostos jovens e cheios de expectativas no olhar, eles foram recebidos com muito barulho e festa. Pouco a pouco, todos os grupos foram subindo e sendo encaminhados ao auditório.

A dinâmica inicial era: deveriam permanecer sentados enquanto seus ânimos flutuavam em curiosidade. Até que os anjos foram ao palco, acompanhados por professores, contar um pouco da experiência que eles têm na graduação, com os pezinhos na vida real do mercado de trabalho.

Uma transição tão brusca, uma responsabilidade tão grande, nas mãos de pessoas com apenas 15, 16 ou 17 anos de vida. Mas a ideia era amenizar esse processo todo para eles, encaixá-los com carinho nas escolhas que fariam para guiá-los nos próximos anos. Como cobrar que todos já tivessem certeza do caminho que seguiriam? Alguns tinham, nem titubeavam. Vibravam com os colegas anjos que apresentavam a Arquitetura, a Psicologia, as Engenharias, ou mesmo a Comunicação Social. O papel desse dia sem dúvida ficará marcado: fazer parte da transformação de adolescentes com sonhos em adultos transformadores.

A experiência dos futuros jornalistas ou publicitários

Diante de tantos alunos ávidos por preencherem o papel em branco do futuro, dois deles manifestaram interesse na Comunicação: um garoto estiloso ainda no primeiro ano do ensino médio e uma linda menina, no segundo ano. Não conseguiam conter o riso e achar interessante toda a trajetória guiada por Guilherme Vasconcelos pelos laboratórios do curso.

No passeio, foram introduzidos ao laboratório de fotografia, inclusive foram fotografados no estúdio, conheceram a central de empréstimos e ficaram maravilhados com a quantidade de equipamentos de que a FAESA dispõe, visitaram a Agência Integrada e puderam conversar com Gustavo Coutinho.

Depois, tiveram uma experiência completa no estúdio de televisão. Posicionaram-se como se fossem apresentar um telejornal e foram filmados encenando. Ficaram surpresos e encantados com o resultado, compreendendo a partir dali que habilidades precisariam evoluir e o quanto é difícil ser um bom jornalista. Saíram de lá também cientes do novo papel multimídia do comunicador. Dentre tantas atividades, até filmar e editar vídeos precisam ser atividades dominadas.

Por último e não menos importante, visitaram o FAESA Digital. Também aqui rolou identificação, já que os dois jovens gostam muito de escrever. Quem sabe não os receberemos como novos estagiários muito em breve?

Tour pela FAESA

Entre tantos cursos que os alunos escolheram para conhecer melhor aqui na FAESA, os escolhidos foram Arquitetura, Engenharia e Psicologia. Os professores Heloisa Messias Mesquita (que também é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo), Max Mauro Coser (Engenharia) e Marcelo Zanotti da Silva (Psicologia) foram os responsáveis por guiar os alunos em uma jornada de conhecimento sobre as graduações.

Com o curso de Engenharia, os alunos visitaram os laboratórios no Bloco 1, viram a impressora 3D e tiveram um bate-papo interessante com o professor Max Coser, que tem disciplinas na graduação de Engenharia Civil na FAESA.

Já com o professor Marcelo, os alunos que se interessaram pelo curso de Psicologia tiveram a oportunidade de participar de uma oficina realizada pelo próprio professor. A ideia era fazer os grupos de alunos pensarem em ações que cada trabalho proporciona para o indivíduo.

Por fim, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Heloisa Messias Mesquita passou com os alunos interessados por essa graduação pelas salas do Bloco 4, onde costumam acontecer as aulas do curso, e pela Biblioteca, local em que os universitários expõem maquetes de determinadas disciplinas da Arquitetura, sob coordenação dos professores específicos.

E ainda tiraram uma foto com a coordenadora Heloisa no final do tour pela Biblioteca!

Alunos da Escola São Domingos com a coordenadora Heloisa Messias Mesquita

Alunos da Escola São Domingos com a coordenadora Heloisa Messias Mesquita