Alunos de Jornalismo promovem Oficina de Media Training

Você sabia que rolou uma oficina de Media Training aqui na FAESA Centro Universitário? Não?! O evento, organizado pela professora de Comunicação Social Mirella Bravo, foi realizado pelos alunos do quinto período de Jornalismo pela disciplina de Comunicação Organizacional II. Quem assistiu às oficinas de rádio, televisão, redes sociais e fotografia foram os clientes dos futuros jornalistas, sendo eles uma equipe da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES), professores dos cursos de Odontologia e Moda, a professora do Direito Magali de Oliveira e a professora de Comunicação Social Juliana Santos.

O objetivo da oficina, de acordo com a professora, era fazer com que os alunos do quinto período pudessem enxergar a teoria na prática e trazer para a sala de aula o momento de experimentação, que envolve desde o planejamento da oficina, de pensar em quem vem e como os alunos vão recepcionar os clientes. “A gente pode pensar teoricamente em como seria a oficina, mas chegar aqui e ter atraso, os estudantes exercendo outras funções… isso tudo é fundamental. O objetivo é fazer uma sala de aula original, em que o aluno tenha a condição de experimentar também a emoção prática da profissão“, conta.

A aluna Juliana Ramaldes tinha expectativas muito boas e esperava um dia bem cheio e muito produtivo, apesar de estar um pouco nervosa no dia da oficina. “Nunca tinha feito isso antes e a gente ia dar uma oficina para profissionais que poderiam ter noção sobre o que falamos. Nos preocupamos em ter um material legal e falar tudo direitinho”, explica.

A universitária fala também que gostaria de fazer outro Media Training para clientes, mesmo nervosa e com medo de não sair tudo do jeito que a turma tinha pensado. “Gostei muito do engajamento das pessoas porque, na oficina que eu estava (que era a de redes sociais), muita gente perguntou bastante. Eu não esperava e fiquei muito feliz com isso“, relata.

Já a aluna Daniele Canholato, diz que ela só conseguiu perceber com a oficina de Media Training que essa foi uma experiência importante para que outras pessoas possam ser treinadas para obter sucesso maior em suas carreiras. “O resultado final foi bacana porque esse treinamento pode abrir novos caminhos para as empresas e o sucesso pessoal de cada cliente que veio à oficina”, afirma.

Alunas de Jornalismo com a professora Juliana Santos

Alunas Thayná Dias, Carol Aildefonso, Maylla Martins, Daniele Canholato e Bárbara Caldeiras com a professora Juliana Santos (ao centro, de rosa).

Nas palavras da professora Juliana Santos, a oficina de Media Training foi uma experiência enriquecedora. Com os alunos, ela e os outros clientes aprenderam coisas que eles ainda não sabiam e foi um envolvimento mútuo. Além disso, o que mais a professora achou interessante na oficina foi ver os próprios alunos operacionalizando todas as oficinas, tendo a experimentação do dia a dia de um cliente real.

Eram muitos clientes envolvidos e os alunos tinham que se dividir, tinham que ter tudo cronometrado, tinham que lidar com a gente. Nós, professores, fazemos barulho assim como os alunos e eles tinham que saber a hora certa de cortar a gente, o tempo certo de todas as atividades. Acho fantástico porque eles vão experimentando a profissão, é realmente muito legal“, comenta a professora.

A oficina de Media Training já aconteceu, infelizmente, mas os alunos ainda estão desenvolvendo um projeto com os clientes que vieram ao evento. No final deste período, a professora Mirella Bravo vai promover a grande apresentação dos trabalhos finais do quinto período de Jornalismo e você não pode perder!