Para comemorar o aniversário de 11 anos do jornal online Folha Vitória, foram selecionados 11 alunos do curso de Jornalismo da FAESA para produzirem conteúdo para o periódico, associando o que eles viam em sala de aula com aquilo que era praticado pelo mercado. A vivência do mundo real sem dúvidas trouxe bons resultados e os textos escritos pelos estudantes já vêm sendo publicados.

O que ficou claro foi que os alunos puderam perceber a qualidade técnica que vem sendo apresentada na graduação. “Foi muito interessante poder ter a experiência de vivenciar o trabalho de um jornalista. Gostei muito da oportunidade. Achei o tempo disponibilizado bem tranquilo de administrar e me senti muito preparada. A FAESA me trouxe uma qualificação muito boa para estar lá, ainda que eu só esteja no curso há pouco mais de um ano. Além disso, o estágio interno no FAESA Digital se mostrou um grande diferencial“, comenta a estudante do 3º período, Nina Wyatt Herzog, 27, selecionada para a experiência.

A ideia da parceria é a de fazer com que os alunos se sintam inseridos no mercado de trabalho, com todas as exigências da área. Para o jornal, a ideia era a de trazer uma ótica de intercâmbio entre profissionais já formados e a visão de quem está na graduação, com todo o conteúdo teórico fresco e pronto para ser lapidado e utilizado na prática jornalística.
Foi interessante porque a gente pôde vivenciar como é uma redação, acompanhando o dia a dia dos jornalistas. Um aspecto bacana é que os repórteres da TV também foram super abertos e solícitos, possibilitando um intercâmbio valioso”, comenta a estudante Ingrid Almeida Nerys, 21, também escolhida para escrever uma matéria para o Folha Vitória.
O resultado positivo da parceria não se restringiu aos efeitos nos alunos. “A experiência foi muito interessante, o projeto piloto realizado aqui no Jornal, que com certeza trará outras edições, foi uma troca de experiências muito interessante, tanto para a equipe de jornalistas do Folha, quanto para mim como editora. Foi ótimo coordenar vocês, receber uma turma nova, com idades diferentes, que estão com a cabeça efervescendo de ideias, com novas discussões e novas temáticas do Jornalismo”, assentiu Daniela Kunsch, editora do Folha Vitória.
Daniela acrescentou ainda que as discussões geradas possibilitaram “uma troca de conhecimento entre a Academia e a prática do mercado, de como que funciona a rotina de uma redação, de como que vocês devem operar no dia a dia, de ter que lidar com a questão do tempo e dos prazos pra entregar uma reportagem”.
Então eu acho que foi benéfico, tanto pra gente do jornal, porque vocês produziram conteúdos interessantes, aprofundados, coisas que no dia a dia da redação demandam tempo e, num prazo mínimo, vocês conseguiram produzir um material muito bom, rico em vídeos e recursos jornalísticos que chamam atenção do leitor. Então espero que essa parceria seja muito produtiva e que a gente retome em outras oportunidades, além do aniversário do jornal”, finalizou a jornalista da Folha de Vitória.
Veja aqui alguns dos textos já publicados:
- Estudantes vivenciam experiência na redação do Folha Vitória e produzem conteúdo especial
- Influência das fake news na construção da opinião do usuário nas Redes Sociais
- Os novos líderes de opinião em tempos de Influência Digital
- O assessor de imprensa do século XXI