1968: Após 50 anos, a política mudou?

Fizemos uma lista de assuntos relacionados com a política internacional e nacional para compararmos as mudanças e o que permanece. Apesar de terem se passado 50 anos, muita coisa não se modificou, muitas contradições na política, mas também houve um avanço no cumprimento das leis.

1968 entrou para a história como o ano que não terminou e ficou marcado por uma série de acontecimentos importantes. Por isso vamos refrescar a memória dos leitores.

1968

Mundo

napalm-girl-960x480_c

O ano de 1968 começou conturbado para o mundo. Em 1 de novembro de 1955 estourou a guerra dos Estados Unidos contra o Vietnã. No auge da Guerra Fria, os norte-americanos lutavam contra o socialismo implantado pela Rússia no território vietnamita. No dia 30 de janeiro acontecia a celebração do ano novo vietnamita (Teth), quando os vietcongs (guerrilheiros comunistas) atacaram cidades sul-vietnamitas, provocando a derrota dos norte-americanos. Movimentos contra a guerra começaram a tomar força nos Estados Unidos. A guerra só terminou em 1975, com a vitória dos vietnamitas.

Em 04 de abril, Martin Luther King foi assassinado a tiros, aos 39 anos, por um segregacionista do sul dos Estados Unidos, James Earl Ray.

Student Protest

Em 02 de maio aconteceu a Revolução de Maio de 68. Estudantes da Universidade de Paris protestaram nas ruas da cidade para pedir reformas no setor educacional. A paralisação deu tão certo que houve uma greve geral na França que balançou o governo da época, Charles De Gaulle – responsável pela mudança da moeda nacional e pelo controle inflacionário do país daquele período. Um ano depois o presidente renunciou.

robert-kennedy1

Em 05 de junho,  Robert Kennedy – candidato a presidente dos Estados Unidos – é morto em Los Angeles, Califórnia. Kennedy ficou conhecido por ter sido um dos primeiros a combater a máfia. Ele disputava o cargo presidencial pelo Partido Democrata, e era o favorito. Porém, o palestino Sirhan Sirhan atirou contra o candidato.

Em 05 de novembro, Richard Nixon é eleito presidente dos Estados Unidos. Nixon acabou com o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietnã, em 1973 ele conseguiu trazer prisioneiros de guerra de volta pra casa, além de assinar o Tratado sobre Mísseis Antibalísticos com a União Soviética. Apesar disso, ele acabou se envolvendo em um escândalo de corrupção, que fez ele renunciar anos depois.

Brasil

cortejo-edson-luis

Em 28 de março, o estudante Edson Luís foi morto por policiais militares, na invasão do Restaurante Calabouço (restaurante universitário) no centro do Rio de Janeiro.

costaesilva

Em 17 de julho, o presidente Costa e Silva proíbe manifestações. Não foi editado decreto ou ato institucional quanto a isso, porém foi o começo da repressão contra manifestações populares.

20170818_154332

No dia 11 de setembro sai a primeira edição da revista Veja. Com ideologias esquerdistas, cerca de 138 textos foram vetados durante a Ditadura Militar, sendo 55 sobre o cenário político da época e 25 tratando sobre a própria censura. A redação protestava contra a censura colando anjos e demônios nas partes cortadas pelo governo.

movimento-estudantil-confronto-entre-estudantes-universitarios-da-usp-e-da-universidade-mackenzie-na-rua-maria-antonia-regiao-central-de-sao-paulo-em-1968-1380731690289_956x500

Em 02 de outubro, alunos da Mackenzie anticomunistas, e da USP antiditadura, entram em confronto na rua Maria Antônia, no Centro de São Paulo.

ibiuna-554x288

Em 12 de outubro, 720 estudantes da UNE foram presos por reunião clandestina em Ibiúna, interior de São Paulo.

md.0000057080

Em 13 de dezembro o AI-5 (Ato Institucional 5) foi sancionado pelo presidente Costa e Silva. O Congresso Nacional foi fechado e começou os “anos de chumbo”, gerando medo na população, especialmente nos jornalistas do Brasil.

2018

Mundo

Em 20 de janeiro, Donald Trump completa 1 ano de mandato. Trump ficou conhecido pelos seus discursos racistas e machistas. Ele chegou a proibir a imigração de muçulmanos, e levantou a discussão sobre a construção de um muro ao longo da fronteira dos EUA com o México.

1799903

Em 10 de fevereiro, as Forças Armadas de Israel realizam ataques aéreos na Síria. Segundo o exército de Israel, um drone iraniano estava infiltrado em território israelense. A partir daí, as Forças Armadas de Israel lançou ataque contra alvos sírios e iranianos na Síria. Esta foi a maior ofensiva contra o território Sírio desde a Guerra do Líbano de 1982.

Em 14 de fevereiro um aluno, Nikolas Cruz, entra armado em uma escola na Flórida, Estados Unidos, mata 17 pessoas e deixa 15 feridas. No dia 24 de março, cerca de 800 mil pessoas foram às ruas de Washington para pedir maior controle da venda de armas no país. Os manifestantes tiveram uma vitória: o aumento da idade mínima para aquirir uma arma passou de 18 para 21 anos.

8abr2018---criancas-sao-atendidas-apos-suposto-ataque-com-arma-quimica-em-douma-proximo-a-damasco-na-siria-1523192865123_615x300

No dia 08 de abril houve um ataque químico, por parte do governo sírio, com gás sarin e deixou mais de 50 mortos em Duma, subúrbio de Damasco, Síria. O gás é incolor e sem cheiro quando puro é um composto que tem evaporação similar com a água. Poucos miligramas já são capazes de matar muitas pessoas – a proporção é cerca de 4 miligramas podendo matar 5 pessoas. Sarin é tóxico em todos meios de exposição e atinge o sistema nervoso. Este gás é classificado como arma de destruição em massa, pela Resolução 687 das Nações Unidas. O número estimado de mortos neste ataque foram de 80 civis.

36c56c2b94a5fdcf4d421eb40b51dc22a93f88e4-1

Dia 13 de abril, o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anuncia um ataque contra a Síria. Com apoio da França e do Reino Unido, realizam o Bombardeio de Damasco e Homs.

Brasil

Marielle-franco-psol-vereadora-assassinada-1521086477

Dia 14 de março, a ex vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), foi morta a tiros junto com seu motorista, Anderson Gomes, no bairro Estácio.

Resultado de imagem para paulo preto

Dia 06 de abril, Paulo Preto, ex-presidente da Dersa – sociedade de economia mista, controlada pelo governo de São Paulo, cujo objetivo é construir, operar, manter e administrar rodovias e terminais intermodais, alguns deles através de remuneração por meio de praças de pedágios – é preso pela Polícia Federal e levado para Curitiba onde ficará preso.

Resultado de imagem para lula

No dia 07 de abril, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva é preso, suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro. Lula foi investigado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, e condenado na segunda instância pelo juiz Sérgio Moro. A prisão do ex-presidente teve muito apoio, mas também muitas manifestações contrárias, criando um clima ainda mais instável na política brasileira.

Resultado de imagem para aécio neves

No dia 17 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) torna Aécio Neves réu por corrupção e obstrução da justiça. Aécio está sendo acusado de pedir propina para o empresário Joesley Batista, proprietário da J&F, em troca de favores políticos, além de tentar atrapalhar a Operação Lava-Jato.

Ainda não compreendeu?

  • Em janeiro de 1968, combatentes estadunidenses se encontravam em solo vietnamita no conflito armado que durou 20 anos por questões políticas, no auge da Guerra Fria. A Rússia apoiava os vietnamitas.
    Em abril de 2018, os Estados Unidos ataca a Síria, novamente por questões políticas.
  • Em abril de 1968, Martin Luther King foi morto por um segregacionista.
    Em janeiro de 2018, Donald Trump completou 1 ano de mandato. Ele foi eleito com discursos racistas e machistas.
  • Em dezembro de 1968, o AI-5 foi sancionado, proibindo qualquer tipo de manifestação política, social e estudantil.
    Em março de 2018, Marielle Franco junto com seu motorista Anderson Gomes foram mortos. Marielle lutava pelas minorias – LGBTQ+, negros, pobres. Sua morte ainda não tem culpados, de acordo com a polícia.
  • Em novembro de 1968, Richard Nixon foi eleito. Ele permaneceu por 5 anos no poder, até o escândalo político de corrupção do caso Watergate vir a tona. Nixon renunciou ao cargo, depois de perder apoio político.
    Em abril de 2018, os políticos Lula e Aécio Neves foram presos por corrupção.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: