Parece até um assunto recorrente, porém muitas pessoas ainda não entenderam que não se deve usar o celular enquanto dirige. O número de acidentes envolvendo o uso de celular têm crescido cada vez mais, já que os smartphones se popularizaram nos últimos anos. A facilidade em enviar mensagens, tirar fotos e gravar vídeos ajudam na desatenção das pessoas no trânsito.
Sabe por quê?
Cerca de 150 pessoas são mortas por dia em decorrência do uso de celular no trânsito, de acordo com dados de 2017 da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet);
Já é a terceira causa principal de mortes, perdendo somente para a imprudência e a embriaguez, respectivamente;
O tempo estimado para atender uma ligação é de 8 a 9 segundos entre você ouvir a chamada, localizar o celular, pegar, desbloquear e atender. Parece pouco, mas considerando que você esteja a uma velocidade de 80 km/h, esse tempo equivale a quase duas quadras de distância percorrida sem atenção. Nesse meio tempo, imagina se alguma criança ou idoso atravessa na sua frente!
As mensagens de texto demoram muito mais… Cerca de 20 a 23 segundos de distração. Se você estiver a 60 km/h, isso corresponde a quase quatro quadras sem olhar para frente;
A sua visão é limitada quase que por completa, já que está voltada para o celular, então o campo periférico desaparece;
Segundo dados da Escola Politécnica da USP, se o motorista está falando ao celular, o tempo de reação dele aumenta em 16%. Caso ele esteja manuseando o celular, o tempo aumenta para 28%;
Além disso, o uso de celular como telefone, segurando-o com uma das mãos, e o manuseio do aparelho para ler ou enviar mensagens de textos, postar em redes sociais, consultar aplicativos de trânsito, como o Wase, são infrações gravíssimas, ou seja, gera uma multa de R$239,47, além de 7 pontos na CNH;
Não é somente os motoristas que devem ter atenção ao usar o celular no trânsito. Muitos atropelamentos são causados por desatenção de pedestres e ciclistas. O celular não deve ser usado ao atravessar a rua, por exemplo, porque a sua atenção fica limitada e você acaba não vendo se há carro atravessando;
Deixe para tirar foto e gravar snapgram em casa. O número de ciclistas usando o celular aumentou muito depois que os Smartfones se popularizaram no Brasil. Na Espanha, por exemplo, já há previsão de multa para ciclistas que usam o celular no trânsito, equivalente a cerca de 200 euros.
Muitos motoristas estão deixando de lado a sua própria segurança e de terceiros no trânsito para entretenimento. A maior parte dos acidentes causados por uso de celular são provocados por negligência, segundo pesquisas da Universidade do Alabama (UAB). Em 2011, quando a pesquisa foi realizada, cerca de um terço dos estudantes entrevistados confessaram que usam celular atrás do volante. Motoristas que se envolveram em acidentes anteriores por causa do uso de aplicativos de mensagens contam que não conseguem resistir a usá-los enquanto dirigem.
No Brasil, a discussão gira em torno dos aplicativos de corrida, que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia. Para ativar a localização e começar uma corrida, é necessário o uso da internet, por isso estes motoristas realmente utilizam muito o celular no trânsito. Mas isso faz com que a desatenção também aumente.
CUIDADO, IMAGENS FORTES
Este vídeo foi gravado no Arizona, Estados Unidos, e mostra um motorista de Uber mexendo no celular enquanto dirige. Uma mulher aparece no meio da estrada e é atropelada. A vítima morreu no local.
Infelizmente esses casos são mais comuns do que podemos imaginar. Recentemente, um amigo meu passou por uma situação em que o motorista de aplicativo utilizava o celular enquanto dirigia. O relato abaixo foi descrito por ele, sem identificação para preservar sua imagem.
Relato
O rapaz de 25 anos, J.S., solicitou o serviço do 99POP para se deslocar do seu bairro, Eurico Salles, na Serra, até Jardim Camburi, em Vitória. Ele relatou que o motorista não parava de olhar mensagens no celular, e em nenhum momento o viu olhando o mapa para orientar-se. Ao chegar em um sinal vermelho, o motorista parou o carro e respondeu a algumas mensagens. Ainda de olho no celular, acelerou o carro quando o sinal ficou verde, não notou que havia um poste entre as duas vias da avenida e bateu contra ele. Não houveram ferimentos graves, mas por pouco outro carro não bateu atrás. J.S. contou que só machucou o rosto na poltrona, já que estava no banco de trás, e bateu a canela no banco, ambos com um hematoma bem feio. O motorista perguntou como cliente estava e se ofereceu para pagar pela corrida, mas o jovem negou e foi embora. J.S. ainda mandou um e-mail para a equipe do 99POP, porém ainda não houve retorno.
Pequenas coisas podem mudar a rotina de sua vida e acabar com a de terceiros. Acidente de trânsito provocado por uso de celular não é acidente, é algo previsível e esperado. Tenha consciência na hora de dirigir, porque você dirige para você e para todos a sua volta.