25 de maio ou “O Dia da Toalha”

Você sabia que 25 de maio é o Dia da Toalha? É difícil para alguém que nunca leu o “O Guia do Mochileiro das Galáxias” entender o que esta data significa, mas, caso você ainda não tenha lido, DON’T PANIC! Nós iremos tentar explicar.

964
“Não entre em pânico e carregue uma toalha”

A data é comemorada em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mas para compreender o porquê de toalha e da escolha desse dia é necessário entender do que se tratam os livros, ou melhor, a “trilogia de cinco livros”.

Ultimate-Hitchhiker-Guide-Galaxy-Douglas-Adams
Capa original do primeiro livro da série

A trama é focada em Arthur Dent, um homem totalmente comum que um dia tem a sua casa demolida. Após perder sua residência, Dent descobre que o Planeta Terra será destruído por uma raça alienígena. Ele consegue escapar da destruição junto ao seu amigo Ford Perfect, que na verdade é um extraterrestre disfarçado de terráqueo e que estava na Terra para pesquisar e escrever a nova edição de um guia para viajantes intergaláticos, ou seja, O Guia do Mochileiro das Galáxias. E advinha a única coisa que Arthur Dent consegue levar para o espaço? Isso mesmo: uma toalha, que, segundo Ford, é um dos objetos mais complexos existentes e também o mais útil para os viajantes das galáxias.

No terceiro capítulo do livro, Adams descreve a importância da toalha na vida de um mochileiro espacial na visão de Perfect

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

Não podemos deixar de falar de Marvin, o depressivo robô que acompanha Dent e Perfect em suas aventuras intergaláticas. Marvin é descrito como tendo um “cérebro do tamanho de um planeta” e com um QI pelo menos 30 bilhões de vezes superior ao de um humano comum. As funções para quais o robô é designado são extremamente banais e absurdamente simples para o seu intelecto avançado, o que resulta numa profunda depressão e em um sentimento de desprezo a vida.

PQ04.gif
“Eu, sozinho em um planeta morto, como um robô maniaco-depressivo” Dent e Marvin, na adaptação do livro para os cinemas.

Uma outra questão abordada no livro é o número 42. Para Adams, esse número é a resposta das questões fundamentais do universo e do sentido da vida. Na trama, a enigmática resposta foi calculada por um supercomputador e escolhida de forma aleatória. E por que? Não se sabe. Esse é o grande mistério do livro. Na internet é possível encontrar muitas teorias mirabolantes do porquê da escolha deste número, mas de acordo com Adams não há uma resposta exata. Foi um número qualquer, aleatório. Nas palavras da próprio autor, “Simples: foi uma piada. Tinha que ser um número comum, curto, e escolhi este. Representações binárias, base 13, monges tibetanos não fazem sentido. Eu sentei em minha escrivaninha, olhei para o jardim, pensei ‘42 vai funcionar’ e escrevi. Fim da história”

954
A resposta da vida, do universo e tudo mais

O Guia, na verdade, começou em 1978 como um programa de rádio na BBC e devido ao seu enorme sucesso foi transformado em livro, ou melhor em cinco livros, que foram publicados entre 1979 e 1992.  A história é totalmente nonsense e maluca ao mesmo tempo que profunda e filosófica, apresentando várias reflexões sobre a existência humana e críticas a sociedade.

image29
Edições nacionais de O Guia

Com seu humor satírico e afiado, bem característico do humor britânico, Douglas Adams conquistou o mundo. O Guia ganhou adaptações para os quadrinhos, para a televisão e para o cinema. A versão cinematográfica chegou em 2005 e foi estrelada por Martin Freeman e Zooey Deschanel. O robô Marvin foi dublado por Alan Rickman, o Snape de Harry Potter.

 

Mas o que o dia 25 de maio tem a ver com isso tudo?

Bem, infelizmente, no dia 11 de maio de 2001, Douglas Adams faleceu devido a um problema cardíaco. Os fãs da saga decidem então homenagear o autor, mas não conseguem chegar a um consenso em relação a data e nem ao que fazer. Muitas sugestões envolvendo o número 42 começam a surgir nos fóruns da internet. No fim, a data é escolhida para homenagear a memória de Adams é 22 de junho, que é 42º dia após a sua morte.

douglas-adams-e1511952752453
Douglas Adams

Os fãs perceberam que a data ainda estava muito distante e que era preciso fazer algo o mais depressa possível. Decidiram então adiar para o dia 25 de maio e criaram o Dia da Toalha. Não foi quando ele morreu, nem em seu aniversário e nem tem a ver nada a ver com o número 42. Foi uma data qualquer, escolhida de forma randômica, da mesma forma que 42 foi escolhido para responder as questões da vida, do universo e tudo mais.

tumblr_mjid1983Kc1qgu5b6o1_500
Pronto para se aventurar pelo espaço

Mais tarde, em 2006, a data passou a ser usada também para comemorar o Dia do Orgulho Nerd. Ela foi escolhida por um motivo bem especifico: o aniversário da premiere do primeiro filme de Star Wars, que foi exibido pela primeira vez no dia 25 de maio de 1977.

Porém, dentro da comunidade nerd há muitas divergências sobre o que de fato representa este dia. Os fãs de Star Wars preferem comemorar no dia 4 de maio, que em inglês é “may fourth” e serve como um trocadilho para uma das frases mais célebres da saga de filmes: “may the force be with you”, ou em português, que a força esteja com você“.

8594323
Primeiro filme de Star Wars

De uma forma ou de outra, tanto O Guia quanto Star Wars fazem parte da cultura geek e nerd e os motivos da comemoração acabaram coincidindo e dando sentido um ao outro. Na página oficial do Dia da Toalha há uma ótima justificativa para a escolha do dia 25 de maio. “Como o universo que Douglas Adams criou era repleto de absurdos e acasos, essa talvez tenha sido a escolha certa, no fim das contas”, relatam os organizadores no site.

Conseguiu entender? E então, como você vai comemorar esse dia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: