O futuro da Publicidade: o que foi a palestra Lifebrands

Na última sexta feira, 18, a Agência Integrada trouxe um convidado especial para ministrar uma palestra, Eduardo Saleme Girão, que veio diretamente de São Paulo. O público contou com docentes dos cursos de Comunicação Social da FAESA, em especial da Publicidade e Propaganda.

homem, foto em preto e branco

Eduardo ministra palestra na FAESA/ Foto: Juliana Ramaldes

O palestrante, formado em Administração por esta instituição, e que já atuou como gerente de inteligência de mercado na Y&R de São Paulo e como gerente de planejamento na agência MP, além de já ter passado pelo IBOPE e pela Nielsen, hoje trabalha na VML, na capital paulistana.

O tema abordado por Eduardo perpassou os novos caminhos da publicidade, traçando um panorama histórico da evolução das marcas e do comportamento da sociedade ante anúncios. Um tópico polêmico apresentado foi o da crescente indiferença às propagandas e das novas habilidades que vêm sendo desenvolvidas, fazendo com que as agências comecem a repensar o formato tradicional de propaganda.

quatro pessoas em um auditório

Eduardo prendeu a atenção e provocou questionamentos/ Foto: Juliana Ramaldes

No apanhado histórico apresentado, o palestrante inicia trazendo o padrão de consumo de gerações marcantes, suas marcas preferidas e os valores associados a elas. A abordagem chega aos dias de hoje, incluindo os aspectos de superconexão, multidisciplinaridade e influência digital. Por fim, diante do panorama apresentado, é explicado o que vem a ser “Lifebrands“, termo que intitula a apresentação.

A conclusão a que o público chegou, irremediavelmente, foi da necessidade de adaptação que o Publicitário deve ter. Tendências vêm e vão, ainda que alguns princípios permaneçam. Ainda assim, é necessário saber aderir ao novo, sem medo de arriscar.