Faesa no Intercom Sudeste 2018

Mais um ano de muito orgulho para a FAESA! O maior congresso de comunicação do país, o Intercom, selecionou 14 projetos e 5 artigos realizados pelos alunos dos curso de Comunicação Social para participar do Intercom Sudeste, sua edição regional, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho, em Belo Horizonte.

Os trabalhos práticos farão parte do Expocom, uma exposição que acontece dentro do Intercom Sudeste e que seleciona os  melhores trabalhos da região. Os trabalhos vencedores garantem uma vaga na edição nacional do Intercom. Já os artigos serão apresentados na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, ou Intercom Jr. Neste caso, os alunos não concorrem a premiações, mas seus artigos são discutidos em sessões específicas dentro do congresso.

O inicio de uma nova fase

Nos últimos anos, os alunos da FAESA têm se destacado bastante no evento. Em 2017, o Centro Universitário emplacou 11 trabalhos. Tanto os trabalhos práticos quanto os artigos acadêmicos devem ser desenvolvidos por estudantes, sempre sob a orientação de algum professor do curso.

Para o professor Victor Mazzei, que orienta uma boa parte dos trabalhos indicados, o grande número de trabalhos participantes representa uma nova fase na história da faculdade.

Começamos em 2013 quando o Leve Amor, projeto idealizado e coordenado por Felipe Tessarolo, venceu a categoria regional e conseguiu ir para a nacional. Esta indicação foi fundamental para que mais alunos da FAESA começassem a participa ativamente do Intercom. A consolidação e o amadurecimento da atuação da FAESA no congresso veio em 2016, quando a Agência Integrada venceu como a melhor agência de publicidade de todo o país. Este ano batemos nosso recorde e atingimos um número muito além do esperado. É o resultado de muito esforço e de muita dedicação, tanto dos professores quanto dos alunos”, enaltece Mazzei.

Agência Integrada

Um dos grandes destaques é a Agência Integrada. Pelo terceiro ano consecutivo, a agência júnior de publicidade foi escolhida para participar do Expocom. O projeto é formado por alunos dos cursos de comunicação da Faesa e orientado pelos professores Victor Mazzei e Gustavo Coutinho. Na Integrada, os estagiários desenvolvem peças publicitárias para eventos internos da FAESA. Os alunos que compõe a equipe já participam de concursos de âmbito publicitário na categoria estudantil, que ocorrem no ES, Brasil e até em Portugal.

WhatsApp Image 2018-05-30 at 11.59.00.jpeg

Victor Mazzei, Gustavo Coutinho, Alexandre Gadioli, Eduardo Pagotto e Mila Viera: os professores e alunos da Família Integrada 

Eduardo Pagotto, aluno do quinto semestre de Publicidade e Propaganda e estagiário da Integrada, está empolgado com a ida a Belo Horizonte. Para ele, será uma forma de ampliar os seus conhecimentos com as palestras e os workshops que serão oferecidos no congresso. “Estou muito feliz com a indicação e o reconhecimento da Integrada, mas mesmo que a gente não ganhe a viagem irá valer a pena. É uma oportunidade única de aprender mais com profissionais da área e trocar experiências com outros estudantes de comunicação”, desabafa Eduardo.

32670650_1735942519833919_8550911803343765504_n

Além da participação no Expocom, os alunos que estagiam ou já estagiaram na agência também terão outros trabalhos expostos no evento/ Arte: Agência Integrada

Preparação dos alunos

Desde 2017, a Integrada tem atuado também na preparação dos alunos e na organização dos trabalhos. Numa primeira etapa, Mazzei e Coutinho selecionam os projetos mais adequados e com maiores possibilidades para concorreram na Expocom.


Na etapa seguinte, os alunos indicados são convidados pelos professores para apresentar os seus trabalhos a eles, como se realmente estivessem na Expocom.  Este é o momento no qual eles serão avaliados para que possam ir bem preparados para o congresso. “Estamos preparando os alunos para que eles façam apresentações adequadas e bem alinhadas com a proposta do Expocom”, aponta Mazzei.

Ano passado nós decidimos estender este trabalho de preparação e treinamento para além da Agência Integrada e tivemos resultados muito expressivos. Este ano, queremos dar continuidade. Já revisamos os trabalhos e agora vamos entrar na fase de treinamento da apresentação”, explica Coutinho.

Mazzei reforça o árduo processo de preparação dos alunos e a importância de uma boa apresentação para o sucesso do trabalho. “Os trabalhos vencedores de 2017 treinaram bastante nesta fase de preparação. Foram incontáveis as vezes que os alunos apresentaram o projeto. A cada ida e vinda novas considerações e observações eram feitas até que eles estivessem seguros e preparados para a Expocom”, acrescenta o professor.

NCD

Outro destaque é o Núcleo de Criatividade Digital (NCD), indicado na categoria Produção Multimídia. O projeto de extensão, criado e orientado pelo professor Felipe Tessarolo, é voltado tanto aos alunos de Jornalismo quanto aos de Publicidade e Propaganda, e atua na produção de conteúdos que relacionam cultura pop e cibernética com assuntos de comunicação que os alunos aprendem em aula.

ncd

Página inicial do NCD

No ano passado, o NCD foi para o Intercom Nacional e venceu como melhor blog de comunicação do país.  Mas mesmo com a vitória do blog Tessarolo acredita que o que mais vale mesmo é a participação. “A importância de participar, mais que competir, é a possibilidade dos alunos trocarem experiências com estudantes e professores de outros cursos e instituições“, comenta o professor.

Vídeo criado pelos extensionistas do NCD.

Só da ele!

Essa também não é a primeira vez que Kennedy Cupertino, do sétimo período de Jornalismo, brilha na Intercom. No ano passado, o projeto “Recepção dos Calouros” foi um dos selecionados para a Expocom da edição regional do congresso. Na Intercom Nacional, o aluno foi indicado para o Intercom Jr. com o artigo “Fake News – Ética e credibilidade jornalística em risco”.

Este ano, Kennedy emplacou 4 trabalhos, incluindo os projetos práticos na Expocom e os artigos acadêmicos na Intercom Jr. O aluno acredita que o Intercom é uma oportunidade valiosa para o estudante abrir o horizonte e ter novas experiências.

Na Expocom, os alunos podem tanto conhecer os trabalhos realizados por alunos de outros estados quanto também apresentar seus próprios trabalhos para que estes alunos. É uma oportunidade de trazer para a nossa instituição novas ideias, novos conceitos, novos autores…Acaba sendo especial quando a gente vai apresentar o trabalho. É uma reconhecimento do esforço indo além das paredes da sala de aula”, relata o aluno.

Parabéns a todos alunos indicados! Sucesso!!


Confira todo os trabalhos selecionados para participar da Expocom:

Categoria: Reportagem em Jornalismo Impresso (avulso)
Título: Como a atividade física beneficia na qualidade de vida da terceira idade
Alunos: Kennedy Anderson Cupertino de Souza e Anna Luiza Galon
Orientador: Felipe Maciel Tessarolo

Categoria: Produção Multimídia
Título: NCD – Faesa
Aluna: Cristiane Rubin M. da Silva
Orientador: Felipe Maciel Tessarolo

Categoria: Reportagem de TV avulsa
Título: As Rosas Que Não Se Calam
Aluno: Anna Luiza Galon Main, Kennedy Cupertino e Cristiane Rubim.
Orientador: Felipe Dall’Orto

Categoria: Publicidade Impressa
Título: Reflexões Sobre Estereótipos na Propaganda – A Velhice na Publicidade
Alunas: Lívia Reim e Monik Mariani Sagrillo
Orientador: Victor Reis Mazzei

Categoria: Cartaz
Título: Cores da cultura e da raça
Aluno: Alexandre Volponi Gadioli
Orientador: Gustavo Coutinho

Categoria: Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo
Título: Dia de Preto: Representatividade Negra na Comunidade Acadêmica
Aluno: Jefferson Teofilo Barcelos
Orientador: William de Oliveira

Categoria: Produção Transdisciplinar
Título: Você já é de casa: planejamento integrado da semana de boas vindas dos calouros 🏆
Alunos: Lorenzo Francez Nascimento e Kennedy Anderson Cupertino de Souza
Orientador: Mirella Bravo de Souza Bonella

Categoria: Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
Título: Agência Integrada Faesa 🏆
Alunos: Juliana Ramaldes, Alexandre Gadioli, Mila Vieira, Eduardo Pagotto
Orientadores: Gustavo Coutinho e Victor Mazzei

Categoria: Vídeo Publicitário
Título: Violência virtual: panorama da agressividade nas redes sociais
Alunos: Guilherme Paulino Gonçalves, Alice Áquila Ferreira e Campos
Orientador: Felipe Campo Dall’Orto

Categoria: Campanha Publicitária
Título: The Little Gym: A diversão tem o poder de transformar
Alunos: Júlia Soresini, Alessandra Santarosa, Bruna da Hora Rocha, Guilherme Alves de Melo, Natália Souza
Orientadora: Carine Cardoso

Categoria: Campanhas Promocionais
Título: Chiclets Match: Campanha de Lançamento
Alunos: Amanda Lobos, Alessandro Abreu, Bruna Bimbato, Juliana Ramaldes e Mayke de Souza
Orientador: Victor Mazzei

Categoria: Revista Customizada (avulso)
Título: Manual do Samba Criativo
Alunos: Rafael Souza Magalhães Guimarães e Carolina Batista Gomes
Orientador: Victor Reis Mazzei

Categoria: Comunicação e Inovação
Título: Criativa – Jogo da Criatividade
Aluna: Tathiane Mendes da Costa
Orientador: Victor Reis Mazzei

Categoria: Produção em Fotojornalismo (avulso/conjunto e série)
Título: Vale do Mulembá e Ilha do Lameirão: preservação e tradição no ofício das paneleiras de Goiabeiras 🏆
Aluno: Matheus Metzker Vieira
Orientadora: Maria Zanete Dadalto

Confira os artigos aprovados no Intercom Jr: 

Análise da banda The Maine nas redes sociais
Aluna: Amanda Pena Paganini
Orientadora: Marilene Mattos

A linguagem da internet na revista impressa: análise da revista Glamour
Aluna: Michelle Aguiar Barboza
Orientadora: Marilene Mattos

O papel do ator social José Roberto Flesh nas notícias produzidas pelos sites Omelete e Estadão
Aluno: Gabriel Ribeiro Soldatelli
Orientadora: Marilene Mattos

Características jornalísticas nos sites de Fake News: uma análise das notícias no caso “La Bête” – artista nu no MAM São Paulo
Aluno: Kennedy Anderson Cupertino de Souza
Orientadores: Marilene Mattos e Felipe Maciel Tessarolo

Os limites do jornalismo na divulgação de suicídios: um estudo de caso
Alunos: Rita Benezath e Carolina Pacheco Malisek Rodrigues
Orientadora: Maria Emília Manente