casal de idosos apaixonados

#FaesanoIntercom – A Velhice na Publicidade

É chegada a hora da XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e o sucesso da FAESA se repetiu, ou melhor, foi ampliado. Foram 14 estudos experimentais aprovados que tiveram alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda como autores, orientados pelos docentes da área.

Dentre as obras, está o trabalho desenvolvido por Lívia Reim Alves Dias e Monik Mariani Sagrillo, futuras publicitárias, hoje cursando o quinto período da graduação. A premiação simbólica ocorre entre os dias 7 e 9 deste mês de junho, logo mais!

Categoria: Publicidade Impressa

Reflexões Sobre Estereótipos na Propaganda: A Velhice na Publicidade

Sob orientação do professor Victor Reis Mazzei, o qual solicitou, para a matéria de redação publicitária, uma peça que abordasse estereótipos da publicidade, as alunas deram início à confecção deste trabalho com enfoque nos idosos, fugindo às temáticas tradicionalmente alvos de debates em sala de aula.

alunos de publicidade da FAESA
Lívia, Monik, Melissa Ribeiro e Caio Patez

Em relação ao desenvolvimento do artigo houve bastante suporte do corpo docente e as expectativas são as melhores possíveis. “Escrever o artigo em si foi cansativo, mas foi super legal. Aprendi várias coisas interessantes sobre publicidade e a terceira idade. Além disso, o fato de os professores nos incentivarem a participar é uma parte muito importante do projeto. Estou bem ansiosa e animada, já fui ano passado e a experiência foi incrível“, comenta Lívia Reim, uma das selecionadas para o Expocom 2018 com o artigo em destaque. 

O impulso da FAESA com certeza contou muito. Em especial o apoio dos professores, principalmente o nosso orientador que esteve presente o tempo todo e à disposição para nos ajudar, assim como os outros professores que vão nos acompanhar na viagem para dar o suporte”, acrescenta Monik Sagrillo.

A relevância do estudo é gigantesca e pode ser expressada desde a análise de um trecho do resumo que nele consta: “O objetivo da atividade consiste em colocar em prática o que aprendemos sobre os textos apolíneo e dionisíaco. Para trazer mais realismo ao trabalho, o professor solicitou aos alunos que assinassem as peças com empresas reais. O tema proposto foi “Reflexão dos Estereótipos na Publicidade”. Assim, a dupla decidiu abordar sobre a representação dos idosos na publicidade e definiram que a forma mais eficiente para se discutir esse assunto era por meio do texto dionisíaco. A empresa escolhida foi a Corega, marca de fixador para próteses dentárias. O principal objetivo desta campanha era mostrar a falta de representatividade da terceira idade na publicidade“.

garota branca em fundo preto
Uma das autoras do trabalho selecionado para o Expocom, a futura publicitária Monik Sagrillo

A partir daí, a dupla de pesquisadoras buscaram tratar as pessoas de maior idade como pessoas ativas e não como “um peso” para as outras. O conceito principal da peça publicitária viria a ser o de que velhos e novos podem caminhar juntos.

Conforme explicam as autoras no artigo escolhido para o Expocom, “foi decidido que a peça teria a aparência de algo antigo optando pela ausência de cores, sendo assim, lançamos mão de um efeito que simulasse de um papel envelhecido em tons pastéis amarelados para retratar que é uma marca já consolidada no mercado e com credibilidade até os dias de hoje. Também foi inserida a imagem de um homem com o visual semelhante ao produzido pela publicidade da década de 50. Porém a fonte do anúncio teria um estilo moderno para distinguir a peça e trazer ela para o atual”. O resultado ficou então assim:

peça publicitária em papel antigo
Peça publicitária associada à marca Corega

As reações das estudantes ao descobrirem a aprovação do trabalho

Lívia, que já havia participado do Expocom antes, contou que ficou muito feliz. “Eu estava no estágio e tive que me conter pra não sair pulando“, comenta. Enquanto isso, Monik, marinheira de primeira viagem, comemorou “achei que era brincadeira, mas depois que entendi, fiquei super feliz e estou ansiosa pelo frio de Belo Horizonte“.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s