#FaesaNoIntercom – Alunos apresentam trabalhos em Belo Horizonte

O Intercom Sudeste 2018 já começou, e mais uma vez vários alunos da FAESA estão entre os participantes do congresso. Neste ano eles prepararam as malas e foram para Minas Gerais, estado conhecido pela hospitalidade, sotaque característico e pela boa comida caseira. Com uma história de 41 anos, o evento é responsável por reunir estudantes de Ciências da Comunicação de faculdades e universidades de toda a região sudeste do país em uma grande mostra de trabalhos acadêmicos, como fase classificatória para a edição nacional.

WhatsApp Image 2018-06-07 at 21.16.14

Alunos da FAESA (Joyce Patrocínio, João Vitor Gomes e Matheus Metzker) juntos com estudante de universidade do Rio de Janeiro.

As atividades na terra do pão de queijo vão de 7 a 9 de junho, com programação que envolve apresentações de trabalho, palestras, oficinas, workshops, minicursos e mesas redondas. Para a edição deste ano, a instituição de ensino escolhida como anfitriã do evento foi a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), localizada na região sudeste de Belo Horizonte.

A expedição começou na noite de quarta-feira (6), com 36 pessoas, entre alunos, professores e técnicos de estúdio, embarcando no ônibus rumo à capital mineira. Para acomodar boa parte deles durante os três dias, uma casa com quatro quartos, piscina climatizada, sauna, salas de estar e jantar, cozinha e banheiros esperava-nos na cidade, oferecendo conforto aos esforçados estudantes.

Primeiro dia

No dia seguinte (7), durante a manhã e a tarde, os alunos realizaram a apresentação dos trabalhos nas dependências da FUMEC. Lorenzo Francez, Guilherme Paulino, Amanda Lobos, Cristiane Rubim, Jefferson Teófilo, Kennedy Cupertino, Juliana Ramaldes, Rafael Magalhães, Júlia Soresini, Lívia Reim, Tathiane Mendes, Alexandre Gadioli e Anna Luiza Galon mostraram ao público do evento os produtos que desenvolveram durante as atividades acadêmicas, marcando presença em diversas modalidades.

WhatsApp Image 2018-06-07 at 21.16.49

Amanda Paganini, estudante de Publicidade e Propagando, apresentando trabalho sobre redes sociais. Foto: Tathiane Mendes

Para a estudante de Publicidade e Propaganda do 8º período Cristiane Rubim, que participou da edição deste ano com os projetos Núcleo de Criatividade Digital (NCD), na categoria Produção Multimídia, e com a matéria telejornalística As Rosas Que Não se Calam, produzida em parceria com a estudante de Jornalismo Anna Luiza Galon, o retorno dos espectadores foi surpreendente.

Estou em final de curso, entreguei o Trabalho de Conclusão esta semana, estava fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e isso me deixou um pouco insegura e ansiosa. Mas, no final, muitas pessoas elogiaram, incluindo a professora que estará na banca do meu TCC e os próprios concorrentes”, destaca a aluna.

WhatsApp Image 2018-06-07 at 21.16.47

Matheus Metzker durante apresentação de trabalho sobre as paneleiras.

Matheus Metzker, que cursa o 3º período de Jornalismo, também foi um dos participantes do congresso neste primeiro dia. Com uma reportagem fotográfica sobre as panelas de barro produzidas na região de Goiabeira, na Grande Vitória, o aluno reforçou a importância cultural do objeto para o Espírito Santo e retratou a extensão do trabalho desenvolvido pelos envolvidos na confecção do artefato ao captar desde a extração do barro e das lascas de madeira para fazer a tintura até a finalização do produto.

Participar e apresentar um produto na Expocom é uma experiência única para provar para si mesmo que você pode ir muito além do que imagina, que pode alçar altos voos. Estou tendo essa experiência no 3º período e isso já traz uma felicidade tamanha e uma sensação que todo esforço está sendo recompensado de alguma forma”, conta o estudante.

Confira o Universo FAESA especial