#FaesaNoIntercom – Manual do Samba Criativo

XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação(Expocom) promete para a Faesa! Este ano a FAESA Centro Universitário conseguiu emplacar 14 trabalhos experimentais, o que demonstra o seu sucesso educacional. A Expocom é uma mostra que acontece dentro do Intercom Sudeste, que este ano irá ocorrer em Belo Horizonte.

Um dos trabalhos indicados é o Manual do Samba Criativo, desenvolvido por Rafael Souza Magalhães Guimarães e Carolina Batista Gomes, alunos do terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda, sob orientação do professor Victor Mazzei.

Categoria: Revista Customizada (avulso)
Título: Manual do Samba Criativo

O Manuel do Samba começou como uma atividade em sala de aula quando Rafael e Carolina estavam no segundo preíodo do curso. Victor Mazzei propôs aos alunos que desenvolvensem um manual de criatividade para a disciplina de “Criatividade e Processo Criativo”. A ideia era que os alunos criassem um manual com dicas criativas que se relacionassem com o conteúdo aprendido em sala de aula.

Diante da proposta do professor, Rafael e Carolina decidiram criar algo relacionado ao samba, estilo musical apreciado por ambos. O material realizado pela dupla trouxe dicas e conselhos de como otimizar o processo criativo através dos mais diversos tipos de samba. As próprias músicas citadas no trabalho abordam temas que envolvem criação e criatividade.

A pesquisa realizada pelos futuros publicitários foi ampla e complexa, o que resultou num trabalho muito informativo e que mostrava diferentes momentos do samba e seus variados subgêneros como o samba raiz, samba-enrendo, pagode, tudo isso relacionado com os fundamentos primordiais da criatividade.

“A nossa ideia é apresentar dicas de como ser criativo através das música que você escuta. No samba, há muitos cançoes como O Poder da Criação, de João Nogueira, mostra como é o insight. Com isso, conseguimos explicar de que forma acontece o processo criativo. Nós fizemos sobre o samba, mas essa ideia pode ser aplicada para outros gêneros musicais como o rock, funk, mpb. Acreditamos que poder aprender com música é sempre melhor”, explica Rafael.

O resultado final chamou tanta a atenção de Mazzei que o professor sugeriu aos alunos que participassem da Expocom. “A escolha do samba foi uma decisão vinda totalmente da dupla de alunos. A ideia foi inovadora e o trabalho muito bem executado, o que o colocou como um forte candidato na categoria Revista“, ressalta o professor. Aceita a proposta, Rafael e Carolina inscreveram o trabalho e foram escolhidos para participar da mostra.

A expectativa de Rafael é alta. Para ele, ter sido selecionado já é uma grande conquista. “Quero aprender e também mostrar um pouco do que eu tenho feito e aprendido na Faesa. Acredito que esta troca de conhecimento e informação é fundamental para a Publicidade“, acrescenta o estudante.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: