#FaesaNoIntercom – Semana de Boas-Vindas ðŸ†

Com 14 trabalhos experimentais indicados a diferentes categorias da XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), a FAESA Centro Universitário foi com tudo para Belo Horizonte! A Expocom é uma exposição de trabalhos dentro do Intercom Sudeste, que, esse ano, aconteceu entre os dias sete e nove de junho.

Um dos trabalhos indicados é a Semana de Boas-Vindas, desenvolvido pelos alunos Lorenzo Francez e Kennedy Cupertino, alunos do quinto e sétimo períodos, respectivamente, do curso de Jornalismo, sob orientação da professora Mirella Bravo. Esse foi o trabalho que venceu a categoria do Expocom.

Categoria: Projeto Transdisciplinar / Projeto de Comunicação Integrada

Título: Você já é de casa: planejamento integrado da semana de boas vindas dos calouros

A Semana de Boas-Vindas foi um projeto desenvolvido pelos alunos do período matutino do curso de Jornalismo no segundo semestre de 2017, quando Lorenzo e Kennedy estavam no quarto período da graduação. O trabalho, que é sobre receber calouros dos cursos de Comunicação Social, teve como objetivo fazer com que o aluno que entra pela primeira vez na faculdade se sinta acolhido e bem-vindo, tanto ao curso que escolheu quanto à Instituição.

A ideia proposta pela professora Mirella Bravo teve tentativas de ser colocada em prática no início de 2017, mas, por causa da greve da polícia no Espírito Santo, o projeto foi colocado em segundo plano. Aproveitando a situação, a professora propôs aos estudantes no segundo semestre do ano passado que eles fizessem o projeto de boas-vindas no começo de 2018, quando os novos universitários chegam.

Assim, surgiu a Semana de Boas-Vindas. Os alunos veteranos que participaram do projeto ficaram uma semana envolvidos com os calouros, promovendo palestras e eventos diversos para os estudantes. Foi um trabalho difícil de ser produzido e foi desenvolvido por muitos veteranos. “Gastamos feriados e fins de semana na produção do projeto para que pudesse ser um sucesso”, conta Lorenzo, autor do artigo do trabalho.

A orientadora sempre disse aos alunos que eles tinham potencial para concorrer ao Expocom e esse foi o principal para que eles pudessem se inscrever na exposição pela modalidade de Projeto de Comunicação Integrada. A expectativa de Lorenzo em relação ao trabalho durante o semestre era que o projeto desse certo e que passasse a fazer parte do curso.

Acho que é algo que pode aumentar a expectativa do calouro de comunicação, para ele perceber que há um diferencial na FAESA, tanto no ensino quanto na recepção do Centro Universitário”, comenta.

Mas, então, ele e o co-autor do artigo, Kennedy Cupertino, inscreveram o projeto no Expocom e tudo mudou. A ansiedade agora era saber se a Semana de Boas-Vindas tinha sido aceita ou não na exposição. A resposta chegou em meados de maio e Lorenzo conta que ficou muito feliz. “Vi que o esforço do semestre passado todo tinha sido recompensado. Foi uma vitória para mim“, declara.

Em Belo Horizonte, onde aconteceu o Expocom esse ano, os alunos apresentaram seus trabalhos e deviam aguardar, ansiosos, pelo resultado no último dia da mostra. No dia nove de junho, a Semana de Boas-Vindas foi anunciada o projeto vencedor da categoria Projeto Transdisciplinar. “Demorei uns cinco segundos pra perceber que eu tinha que subir ao palco e pegar o troféu. Foi uma emoção enorme ganhar. Uma felicidade de saber que nós podemos, sim, ir longe. Basta ter esforço para alcançar o objetivo”, anuncia Lorenzo.

 

Um comentário em “#FaesaNoIntercom – Semana de Boas-Vindas ðŸ†

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: