A FAESA Centro Universitário teve 14 trabalhos aprovados para o Expocom 2018 em Belo Horizonte neste ano. A aluna do oitavo período de Publicidade e Propaganda Cristiane Rubim, sob orientação do professor Felipe Tessarolo, desenvolveu um artigo sobre o projeto Núcleo de Criatividade Digital (NCD), voltado para o NCD News.
A universitária explica que o NCD é um projeto de pesquisa e extensão da FAESA que desenvolve produção de conteúdo para blog e redes sociais. No ano passado, os participantes do projeto começaram a produzir vídeos sobre temas diversos, como séries, filmes, músicas e outros tópicos. Essa expansão para o audiovisual recebeu o nome de NCD News.
Categoria: Produção Multimídia
Título: NCD – Faesa
Cristiane é uma das veteranas no Expocom. Ano passado, a exposição aconteceu em Volta Redonda e ela foi concorrendo com o projeto de extensão NCD. Até então, a expansão para o audiovisual não tinha acontecido ainda e o projeto tinha boas chances de conquistar o prêmio. Saíram do Rio de Janeiro com o título de Melhor Blog de Comunicação do Sudeste e, meses depois, se tornaram o Melhor Blog de Comunicação do Brasil na etapa nacional do Intercom.
Por isso, mesmo sendo apenas uma parte da produção do NCD que estava concorrendo, a expectativa da universitária era boa. O fato de o projeto ter conquistado o primeiro lugar nacional como blog em 2017 deu confiança à aluna que, ansiosa, não sabia muito bem o que esperar, já que estava em uma categoria nova na exposição.
A aluna é uma das participantes ativas no projeto desde que foi criado, em 2014, e sabe muito bem a rotina de produção do NCD. Foi ela, também, quem escreveu o artigo que levou o projeto ao Intercom Sudeste e ao Intercom Nacional em 2017. Esse ano, porém, a produção do artigo foi bem puxada.
Conciliar os dois artigos que inscrevi no Intercom com o TCC foi bem difícil. Várias madrugadas escrevendo, ajustes no último dia do prazo de entrega, mas, no final, deu tudo certo”, comenta.
Apesar de já ter experimentado a sensação de ter um projeto aceito no Expocom, Cristiane conta que ficou novamente orgulhosa demais em relação ao NCD. “O prêmio que já temos ainda trouxe uma responsabilidade a mais. Por isso, ter o trabalho da equipe reconhecido como um dos 5 melhores do Sudeste já foi uma grande conquista”, afirma.
O NCD chegou em Belo Horizonte junto com outros 13 trabalhos experimentais da FAESA e, infelizmente, não conquistou o prêmio na categoria de Produção Multimídia. Os outros trabalhos que concorriam com o projeto tinham temas sociais muito fortes, como o suicídio, que acabou levando a categoria.

Uma causa como essa merece mesmo visibilidade! Para nós, que tratamos de informação, entretenimento e teorias da comunicação, estar entre os finalistas já é a vitória que precisávamos pra agradecer aos nossos voluntários pela dedicação e confiança, e para dar um gás na produção para o próximo semestre”, conclui.