O sucesso da FAESA na XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) já foi anunciado, com a grande a quantidade de trabalhos aprovados e inclusive premiados. Dos 14 estudos experimentais aprovados que tiveram alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda como autores, orientados pelos docentes da área, quatro deles receberam prêmios em suas categorias. A premiação simbólica ocorreu no dia 9 deste mês de junho, no último final de semana.
Dentre as produções premiadas, está o trabalho desenvolvido pelos componentes da Agência Integrada: Juliana Ramaldes, Alexandre Volponi Gadioli, Mila Vieira e Eduardo Pagotto, sob orientação de Victor Mazzei e Gustavo Coutinho Brito. O artigo concorreu na categoria “Agência Jr. de Publicidade e Propaganda“.

Agência Integrada Faesa
O trabalho apresentado ao Expocom pela Integrada buscou retratar tudo o que a agência se presta a fazer em sua rotina de produção publicitária. Foram então ilustradas campanhas, ações sociais, o cuidado com a preparação dos alunos, a formação de futuros profissionais, com atenção às rotinas e às demandas do cliente interno, que é a própria FAESA.

Fazer parte de um time como a Integrada é motivo de orgulho aos estudantes e a felicidade da aprovação do artigo deixou sorrisos estampados em cada rosto. “Fiquei muito feliz quando o meu trabalho foi aprovado, eu me dediquei muito a escrevê-lo. A gente fica muito tempo fazendo e revisando. Enviamos no último dia para o Intercom, então, ao saber que a gente foi aprovado, foi muito bom”, relatou a autora Juliana Ramaldes, do quinto período de Jornalismo.
Já na visão de Eduardo Pagotto, “foi muito gratificante ter um trabalho da empresa que você atua entre os 5 melhores do sudeste e quando fomos anunciados como melhor agência, passou muita coisa pela cabeça, principalmente que estou no lugar certo e fazendo a coisa certa dentro do que eu mais gosto. Participar do Expocom é muito gostoso porque a gente convive com publicitários de praticamente metade do Brasil e olhar os trabalhos dos outros mostra que estamos de igual para igual com os demais”, acrescentou.

No ano de comemoração dos 15 anos da agência laboratório, uma premiação no Expocom veio para agregar ainda mais a todos os feitos da equipe nos últimos tempos. O orgulho logo se expandiu para todo o curso de Comunicação.
Foi excepcional ganhar o Expocom, ainda mais num ano especial como esse que a Integrada faz aniversário. Nós dedicamos um carinho muito grande com o material, então é um fruto dessa equipe e da equipe anterior, já que o Expocom sempre premia o trabalho do ano que passou. Também destacamos todo um número gigante de alunos que estagiaram com a gente e que constroem a história. Foi uma vitória de todos que estavam lá, que mesmo competindo em outras categorias no congresso, ficaram ao nosso lado na hora. A gente carrega uma história, não é um trabalho”, comemorou Victor Mazzei, professor e coordenador da Agência Integrada.
Os membros da equipe dedicam grande parte da conquista ao corpo docente da FAESA. “Falar da FAESA é algo que me emociona, não só pela instituição em si, mas também pelos professores que trabalham nela. Se hoje estou aonde cheguei é graças ao Tessarolo, ao Mazzei e ao Guga, que sempre acreditaram no meu potencial e que sempre me motivam a evoluir cada vez mais”, declarou Eduardo, aluno do quinto período de Publicidade e Propaganda.
De uns anos pra cá a participação em congressos tem sido cada vez mais sólida. Nós tivemos, por exemplo, o Lusófonos, em que fomos finalistas em Portugal. Também foram 5 artigos, tendo sido 4 orientados por Marilene, 1 junto ao Felipe Tessarolo e outro pela Emília Manente. Então a gente percebe um movimento da instituição para tentar estimular a pesquisa, fora os professores que estão publicando com mais frequência. Tá acontecendo algo que complementa essa vocação de mercado. É interessante porque a gente abre uma possibilidade para quem quer se iniciar na pesquisa“, ressaltou Victor Mazzei.

Em relação ao grande momento da premiação, apesar da ansiedade e do nervosismo, foi uma verdadeira corrida para o abraço, em uma conquista compartilhada por muitos, desde membros atuais aos mais antigos. “Sobre termos levado o prêmio: eu não esperava. No momento a gente tava lá tenso, esperando pelo anúncio das categorias e a nossa seria a primeira. Quando finalmente anunciaram foi só alegria, a gente subiu no palco, junto com quem já foi da Integrada antes. Todo mundo correu para comemorar com a gente e foi ótimo, ficamos todos muito felizes de ter conquistado mais essa vitória“, ressaltou Juliana.