Felipe Dall’Orto Indica

As férias estão chegando e sabemos que muitos preferem viajar, ir à festas, ir ao cinema, maratonar uma série nova (ou uma repetida) e até mesmo encontrar um novo livro para ler. Por isso, nós do Faesa Digital pensamos em ajudar vocês, nossos queridos leitores, a escolher novas opções para preencher suas próprias bagagens culturais.

O professor que inaugura a Coluna “Quem Indica” é o incrível Felipe Dall’Orto. Professor  de várias disciplinas nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Dall’Orto também é coordenador do projeto Radiação, um programa de rádio gravado por estudantes de Jornalismo. Além disso, o professor é um amante de filmes de animação, super-heróis e outros tipos de gêneros culturais, séries, ufa, além disso, sabia que ele também escreve livros?!

Livro58555_ampliada

A escolha de Dall’Orto é o livro “Como Contar um Conto”, de Gabriel García Marquez. Para ele, esta obra é uma inspiração para qualquer pessoa que quer escrever um livro.

 

Filme downloadle-fabuleux-destin-d-amelie-poulain

Ao invés de escolher um único filme, Felipe indicou dois longas: “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, por ser esteticamente bonito, e “Efeito Borboleta”, por ser um filme voltado para edição, que desconstrói a narrativa do filme em vários momentos.

 

Série 19f0d63f23b98717584f4da31cf48530--dvd-blu-ray-jim-parsonscasa-de-merda

Sem pensar muito, o professor sugeriu “La Casa de Papel” por ter sido a última série que assistiu, mas afirmou ser apaixonado por “The Big Bang Theory”. Ele comenta que é uma série que consegue fazer várias conexões com o mundo geek, sendo engraçada e inteligente ao mesmo tempo (e que também o faz chorar de emoção, acredite).

Revista screen-1

A única que Felipe confessou ter lido recentemente é a revista Trip, que tem uma parte sobre turismo que ele gosta de ver e que também traz cultura de lugares que ele quer conhecer. Durante a entrevista, ele recordou uma matéria especial que a revista produziu no ano passado sobre o Movimento Hippie, que teve um resgate histórico, um trabalho de pesquisa e também fotos da época em que o movimento aconteceu no seu auge, nos anos 60.

 

 

Dicas para a profissão giphy2

Dall’Orto deu uma dica que serve tanto para o Jornalismo quanto para a Publicidade: anotar tudo e observar tudo. As ideias podem surgir de qualquer momento, até mesmo de dentro do ônibus. Uma ideia para um trabalho da faculdade pode valer em outro contexto, então sempre anote tudo!

Profissional de referência

O professor lembrou de dois profissionais bem rápido: Gilberto Dilmenstein (à esquerda), um dos responsáveis pelo site Catraca Livre, e Michel Melamed (à direita), apresentador do programa Bipolar Show, do Canal Brasil. Na verdade, Felipe acompanha o trabalho de Michel desde o programa Recorte Cultural, da TVE Brasil do Rio de Janeiro.

Um momento histórico marcante

De cara, a resposta de Dall’Orto foi o ataque ao World Trade Center, em setembro de 2001, nos Estados Unidos. Ele recorda que estava na FAESA, no antigo Campus São Pedro, e, por não ter internet naquela época, as informações chegavam desencontradas; algumas pessoas diziam até que era a Terceira Guerra Mundial. Foi um momento marcante para o próprio Jornalismo também, porque o apresentador do Jornal Hoje na época, Carlos Nascimento, passou horas no ar com as mesmas informações o tempo todo. Naquele dia, ao vivo, o segundo avião atingiu a segunda torre do prédio, causando ainda mais desespero para quem assistia.

Uma inspiração para a disciplina giphy3

Por fim, a inspiração de Dall’Orto é simples: assistir tudo, ouvir tudo. Ele diz que, quanto mais conteúdo as pessoas têm, mais fácil fazer links com outros assuntos. Uma música que você ouviu, mas não mexeu com você naquele momento, pode te dar inspiração para um roteiro depois! Ele ainda completa: “Se a gente se organizar, a gente consegue tempo pra fazer tudo”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: