Juliana Dos Santos Indica

A equipe do Faesa Digital resolveu pedir indicações para o corpo docente do Curso de Comunicação Social, são dicas para a vida acadêmica e profissional, além de conselhos para sua disciplina de autores e livros.prof

A professora Juliana dos Santos é graduada em Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e possui mestrado em Linguística pela Ufes, ministra atualmente aulas de Português para os cursos de comunicação social, administração, enfermagem e pedagogia.

Um livro: Metamorfose – Franz Kafka

O livro é uma novela escrita, de 1915. O personagem principal se chama Gregor Samsa, que abandona todas suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida de seus pais. Numa certa manhã, Gregor acorda metamorfoseado num inseto monstruoso, sendo caracterizado como uma barata gigante. Inicialmente, o rapaz não consegue se adaptar com a forma de seu corpo. Apesar disso, ele não percebe sua transformação e só se preocupa em ir trabalhar. Quando as pessoas do seu trabalho observam a mudança, todos se assustam e ele é demitido. Sua família o rejeita e ele passa a viver sozinho. A história mostra três períodos da família em relação a Gregor: no primeiro, ela sente medo; no segundo aceita-o, mas esconde-o do mundo; já no terceiro, odeia-o, vê ele como um peso desnecessário e quer livrar-se dele.

metamorfose-franz-kafka

Um filme: Orfeu 

Orfeu é um filme brasileiro de 1999, do gênero drama, dirigido por Cacá Diegues. O enredo é inspirado na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval e é uma história romântica sobre o amor impossível de Orfeu, um compositor de escola de samba, e a jovem e bela Eurídice. O amor entre eles é puro e verdadeiro, mas impedido de acontecer por Lucinho, chefe do tráfico local, obcecado pela jovem, que perseguirá o casal.

Uma série: O Mecanismo 

O Mecanismo é uma série de televisão brasileira sobre política. Criada por José Padilha e Elena Soárez, se inspira na Operação Lava Jato. Foi lançada em março de 2018 e em maio deste ano foi renovada e terá uma segunda temporada prevista para 2019. O personagem Marco Ruffo (Selton Mello), é um delegado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), já estão mergulhados em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do país. A proporção é tamanha que o rumo das investigações muda completamente a vida de todos os envolvidos.

Uma revista: Revista CULT

A CULT é uma revista voltada às áreas da arte, cultura, filosofia, literatura e ciências humanas. Possui edições físicas, mas a professora especificou a internet. Os temas discutidos na revista são pouco explorados normalmente pelos mais variados veículos do jornalismo cultural. Seus assinantes são, em grande parte, de universidades e bibliotecas.

734957_1044166378975532_7383164335749639607_n
Capa da revista de março de 2016

Uma dica para a profissão: 

” LEIA, LEIA, LEIA, LEIA… PENSE, REFLITA… ”

Um profissional de referência: Dominique Maingueneau

000000001985_L_Maingueneau_Dominique
Dominique Maingueneau

É um professor francês que leciona na Universidade de Paris IV Paris-Sorbonne. Ele iniciou uma pesquisa sobre Linguística e Análise do discurso franceses em 1970. O autor publicou diversos livros nesta última área de estudo, destacando-se a obra “Análise de textos de comunicação”.

“Ele é a base da análise de discurso francesa. Além disso, trabalha o conceito de discurso, texto, enunciação e ethos discursivos – lugar da fala -, por isso seus estudos nos interessam tanto. Para o analista do discurso, interessa quem fala, para quem fala, qual é a autoridade da pessoa que fala. Eu acho que todo profissional da comunicação precisa ter noção desses conceitos”, disse Juliana.

Uma inspiração para a sua disciplina:

A articulação de diferentes textos de seus sentidos.

“Essa articulação é um análise de como as palavras se comportam. Cada texto é um lugar diferente, apresenta um olhar diferente, com uma intencionalidade diferente. Tudo isso é interessante para o processo de constituição da palavra ou estudo da palavra”, explicou a professora.

Um momento marcante da história da humanidade: 

Redemocratização do país, na década de 80.

Eu era muito criança, mas foi importante para a constituição de um novo momento do Brasil. Um momento em que a produção artística e cultural tem mais espaço. Foi o “fim” da censura.  Este foi um período de extrema importância política. Ter espaço de voto, mesmo errando, mas participando do processo de eleição, de voto, é essencial para qualquer país”, relembrou.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: