A fase de grupos da Copa chegou ao fim ontem e já deixou os torcedores do mundo inteiro ansiosos para o mata-mata. O problema é que não foram todas as pessoas que perceberam, mas, na verdade, essa eliminação direta começou mais cedo que muitos pensavam.

Por exemplo: vários foram os grupos que já tinham seleções eliminadas logo na segunda rodada (são três rodadas antes das oitavas de final). Enquanto algumas já davam adeus à competição, alguns times continuavam jogando como se a classificação dependesse do último jogo – e dependia mesmo.

Foi o caso da Argentina. Nossos rivais entraram em campo torcendo para duas coisas acontecerem: eles ganharem da Nigéria, que passava para a próxima etapa apenas com um empate, e a Islândia perdesse para a Croácia. E, mesmo com toda a zica que os brasileiros enviaram para os argentinos, eles foram classificados em segundo lugar no grupo D da Copa do Mundo, tendo a Croácia em primeiro na tabela.

Como bem disse o torcedor acima, o grupo D tinha três seleções que podiam classificar para as oitavas de final e apenas duas vagas para que isso acontecesse. México, Alemanha e Suécia contavam com todos os números possíveis para conseguir uma vaguinha. Os suecos estavam na primeira posição do grupo, enquanto o México estava em segundo e a Alemanha lutava para ganhar da Coreia do Sul. E aí o improvável aconteceu.

A Suécia ficou na primeira posição do grupo D e a favorita da Copa do Mundo foi eliminada com dois gols dos asiáticos, caindo para o último lugar da tabela.

Pelo grupo A, a única luta a ser travada na segunda-feira foi a decisão entre Uruguai e Rússia sobre a primeira posição do grupo. Enquanto os latino-americanos venciam os russos e garantiam o primeiro lugar na tabela, a Arábia Saudita vencia o Egito (com o craque Salah em campo), mesmo com ambas as seleções já eliminadas matematicamente.

giphy11
Até a próxima, Salah!

Com muitas polêmicas durante a partida e um pênalti defendido de Cristiano Ronaldo, Portugal passou um sufoco bem parecido com o da Argentina para conquistar a segunda posição na tabela em um jogo contra o Irã, que também podia se classificar para as oitavas de final. A Espanha, por outro lado, jogou contra o Marrocos, já eliminado, e passou para a próxima fase em primeiro do grupo B.

No final das partidas entre grupo A e B, os dois primeiros confrontos das oitavas foram formados: Portugal x Uruguai e Espanha x Rússia.

Para formar os jogos de oitavas de final com o grupo da Argentina, o grupo C teve um confronto muito vaiado logo pela manhã. França e Dinamarca, já classificados, protagonizaram o primeiro empate sem gols desse mundial e parecia mais uma reunião de amigos no campo do que uma partida de Copa do Mundo. O jogo entre Peru e Austrália, por outro lado, estava muito mais animado – e olha que as duas seleções já estavam eliminadas desde a segunda rodada.

Os latino-americanos venceram os australianos por dois gols e novos jogos foram decididos: França x Argentina e Dinamarca x Croácia.

A alegria dos brasileiros veio mesmo só na quarta-feira. A Argentina já tinha se classificado e a Alemanha já tinha sido eliminada pela Coreia do Sul na hora do almoço. Pra ficar tudo maravilhoso mesmo, o Brasil só precisava empatar ou ganhar da Sérvia. E a Costa Rica precisava vencer a Suíça para a seleção brasileira conseguir a primeira posição. Bom, entre mortos e feridos, o Brasil se salvou. E a Suíça também.

Já nas últimas partidas da fase de grupos, muitos torcedores estavam contando com Senegal nas oitavas de final por vários motivos. Um deles era ter uma seleção africana em uma fase muito importante da Copa, já que nenhum time tinha passado até o momento. O problema era que a Colômbia, que enfrentou Senegal, precisava vencer os africanos para passar de fase. E conseguiram.

Enquanto os colombianos venciam os senegaleses, a Polônia, já eliminada, vencia o Japão, mas continuava na última posição da tabela do grupo. Matematicamente falando, Senegal e Japão tinham os pontos e saldo de gols necessários para seguir nas oitavas, mas só tinha uma vaga para a classificação. Por ter mais cartões amarelos, Senegal voltou para casa antes do previsto e deixou todo mundo indignado com a decisão inédita.

Fechando a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, Panamá e Tunísia se enfrentaram e fizeram um jogo mais eletrizante que o outro confronto que rolou entre Bélgica e Inglaterra. Os panamenhos até marcaram um gol na primeira Copa do Mundo deles, mas perderam para a Tunísia, que fizeram dois gols. Os belgas venceram os ingleses por um golzinho só, mas foi o suficiente para ficarem na primeira posição da tabela do grupo H.

Jogos das oitavas

Hoje é a primeira sexta desde que começou a Copa que não tem jogo. #triste

A boa notícia é que amanhã já tem Copa de novo! Preste atenção aos horários e dias dos próximos jogos e lembre-se: perdeu é tchau tchau tchau.

Sábado, 30/06

11h: França x Argentina
15h: Uruguai x Portugal

Domingo, 01/07

11h: Espanha x Rússia
15h: Croácia x Dinamarca

Segunda, 02/07

11h: Brasil x México
15h: Bélgica x Japão

Terça, 03/07

11h: Suécia x Suíça
15h: Colômbia x Inglaterra

 

Publicado por:Carol Aildefonso

Já conhecia o trabalho do Faesa Digital quando trabalhava no Núcleo de Criatividade Digital (NCD) e passei a amar ainda mais o site quando me tornei estagiária daqui. Em pouquíssimo tempo, descobri que o meu amor pela escrita é compartilhado com os amigos e o Faesa Digital se tornou dos meus lugares favoritos para dividir minhas experiências e opiniões com os meus amigos. Com certeza esse é um estágio que vai ficar marcado na minha memória por todas as oportunidades e pelo convívio que temos aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s