Felipe Tessarolo indica

Um querido dentre os estudantes de Comunicação Social da FAESA e também entre seus colegas de trabalho é, sem dúvidas, o professor Felipe Tessarolo, que, além de todas as qualidades profissionais, gerencia este FAESA Digital. Pacato, leve, simples e divertido (com uma pitada de piadas sem graças, confessamos), ele ganha o coração de quem quer que seja. A mais recente beneficiada: sua filha, que é uma verdadeira Digital Influencer: Maria Eva.

gif de uma garotinha
Eva é a filhota do Tessa e faz o maior sucesso nas redes sociais

E este “Quem Indica” traz as sugestões dele, professor das matérias de Direção de Arte e de Design Gráfico para o curso de Publicidade e Propaganda, além de Produção Visual para Impresso e Web para o Jornalismo. Um publicitário criativo desses é também Mestre em Direção de Design pela Universidade Lusíada de Lisboa e doutorando em Psicologia pela UCES de Buenos Aires. Com este currículo para poucos, estão garantidas indicações do mais alto nível.

Livro

capa de Deuses Americanos
Um dos livros preferidos de Felipe Tessarolo

É possível dizer que um criativo tem sempre boas referências. No caso do professor, ele comentou que dois livros despertaram sobremaneira o seu interesse. O primeiro deles é o ‘Deuses Americanos‘, do Neil Gaiman e o outro é o ‘Portões de Fogo‘, do Steven Pressfield, que conta a história da batalha de Termópilas, tendo servido de inspiração para os quadrinhos e para o filme 300.

Sobre ‘Deuses Americanos’ posso dizer que, como eu gosto muito de Mitologia, este livro me pegou de jeito. Ele conta a história de uma guerra entre os antigos e os novos deuses, que seriam a internet, a televisão e o rádio. Então a obra uniu dois universos que eu sou fã, o da Mitologia e o da Comunicação“, acrescentou Felipe.

Filme

No tapete vermelho de Felipe Tessarolo, reina soberano o longa “Beleza Americana“, que faz uma crítica à sociedade de consumo.  “Eu acho que ele tem uma história bacana, critica essa questão das aparências, do consumo. O título é meio irônico e apresenta na trama algumas pessoas que começam a enxergar valor em questões menos supérfluas. Além disso, o filme tem uma estética bonita, uma narrativa muito interessante”, comentou o docente.

Série

No que toca às séries, “Tessa“, como é chamado carinhosamente, contou que as suas preferidas têm um teor de história, quando não de humor. Na lista dele não puderam faltar Vikings, The Crown, Game of Thrones, The Big Bang Theory, Friends, e, é claro: Seinfeld.

É a melhor série de comédia de todos os tempos. Ela conta o dia a dia de um comediante, que é o Jerry Seinfeld. Ela terminou porque Jerry acreditou que não daria para continuar de forma a manter a mesma qualidade. Então o seriado encerrou no ápice da audiência“, ressaltou com brilho nos olhos.

Revista

Em termos de revistas, Tessarolo contou que gosta de acompanhar a Cult, a Carta Capital e a Piauí. E revelou aquilo que nós gostaríamos de ouvir: “Gosto muito de HQ também, tenho quase 500 revistas em casa. Lia muito o universo DC. Já da Marvel eu gosto muito do Homem Aranha“, completou.

Amante da fantasia, ele indica a Graphic Novel do mesmo autor do livro Deuses Americanos (Neil Gaiman), que é a Sandman. Ela conta a história dos “cinco eternos“, quais sejam a destruição, o delírio ou desejo, a morte, o destino e o sonho, este representado pelo Sandman. “O enredo é todo contando a história do Sandman, responsável pela dimensão dos sonhos, é imperdível“, finalizou Tessa.

Dicas para a profissão

turma de faculdade
Alunos preparam Festa surpresa para o Tessa

Saia da caixinha” é a dica de ouro. Não poderia ser diferente já que veio de um ponto fora da curva como é o Felipe Tessarolo. Outras sugestões dadas por ele são de ouvir músicas de bandas pouco conhecidas, de estilos diferentes. Para facilitar esta busca, o professor recomenda a busca na lista de sugeridos do Spotify que aparece junto às bandas já conhecidas pelo aluno.

Além disso, outras boas práticas são as de visitar museus, ir a peças de teatro, sair da zona de conforto e do Netflix e buscar uma programação diferente. Fazer o que poucos fazem necessariamente gera diferenciais!

Profissionais de referência

Dois profissionais na Comunicação me encantam. O Marcello Serpa na Publicidade, foi responsável pela parte estética das campanhas das Havaianas, um dos maiores Diretores de Arte que o Brasil já teve, agora aposentado e o Caco Barcellos no jornalismo.

Marcello Serpa
Marcello Serpa é artista nas horas vagas

Inspiração para a minha disciplina

um leão e dinheiro
O Leão do Fisco

Tessa se empolga quando fala de sua inspiração. Deixa claro que para ele, como suas disciplinas são relacionadas à parte visual da Comunicação, o mais importante é conhecer a história da arte e o contexto no qual surgiram os movimentos artísticos. “A arte é muito mais do que uma obra bonita, na verdade ela é uma forma de expressão“, discorreu.

Nós na Publicidade transformamos uma mensagem em uma peça publicitária. E, por exemplo, na disciplina de produção para a web, criamos infográfico, traduzindo números e informações em imagem. Quando falo em entender os movimentos artísticos, digo no sentido de que a arte expressa valores, cultura, críticas. Muitos dos símbolos que utilizamos vêm do campo artístico. Por exemplo, o símbolo da inflação é o dragão e do Imposto sobre a Renda é o leão. Então, se eu for fazer um infográfico sobre o referido Imposto, buscarei na arte um leão que tenha perfeita adequação ao que quero comunicar. Por isso é útil ir além e conhecer a história.

Momento histórico marcante

símbolo das olimpíadas
Jogos Olímpicos

No que toca aos momentos da história que impactam o docente, ele nem hesita. Entusiasta do esporte (mais antenado do que nunca agora durante a Copa), cita as Olimpíadas e as competições esportivas em geral como episódios de relevância. “Por meio destas competições conseguimos ver a evolução da humanidade e dos seus valores, em que as boas práticas e o fair play se tornam um ideal. Mais do que a vitória, a superação é o que conta“, completou com medalha de ouro o docente.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: