Dicas para ler mais

Durante a nossa vida acadêmica ouvimos diversas vezes dos professores que devemos “ler, ler e ler”. Para os estudantes de Comunicação Social, esse discurso é ainda mais comum, afinal, a leitura influencia diretamente no trabalho do jornalista e do publicitário. Quanto mais um profissional ler, mais repertório cultural ele irá acumular influenciando assim na qualidade de seu trabalho.

rory
“Tudo que você quer ler está aqui”

Mas além da academia e do mercado, a leitura é um habito que deve estar presente em nossa vida pessoal. Os benefícios são incontáveis e vão desde a compreensão de texto até a capacidade de defender e articular ideias, seja na comunicação falada ou escrita. Além disso, conhecer diferentes fontes literárias é forma de explorar novas culturas, o que amplia o nosso conhecimento e a nossa visão de mundo.

Ler, no entanto, não é uma atividade tão presente na vida dos brasileiros. Mesmo dentro de boas universidades é comum encontrar quem não goste e até mesmo quem nunca tenha lido um livro na vida. Os textos acadêmicos são mal interpretados pelos alunos, que nunca conseguiram desenvolver o gosto pela leitura e a enxergam apenas como uma obrigação.

are-you-as-well-read-as-lisa-simpson-2-3723-1419180687-12_dblbig1
Lisa Simpson, uma das maiores leitoras da cultura pop

Por ser uma questão de hábito a falta de incentivo à leitura é um dos fatores que mais influenciam neste quadro. Geralmente, adultos que são leitores vorazes e que leem habitualmente carregam desde a infância este costume. Tanto a escola quanto a família têm um papel fundamental nesse processo, mas caso você tenha crescido sem esse incentivo e deseja começar a ler ainda há tempo.

Separamos algumas dicas para quem deseja criar ou mesmo aprimorar os seus hábitos literários. Que tal aproveitar as férias para começar um livro novo?

1 – Organize seu tempo

adventure

Antes de tudo, é necessário que você organize a sua agenda. Reserve um tempinho do seu dia para ler – e leia! Pode ser pela manhã, no intervalo entre a faculdade e o estágio ou mesmo antes de dormir. Não se preocupe muito na quantidade de páginas que você irá ler, mas sim na qualidade de sua leitura. Às vezes, pode ser preciso que você leia a mesma página mais de uma vez para conseguir compreender bem o conteúdo. Se for o caso, leia.

Coloque em mente que você sempre irá ler naquele horário e faça disso parte de sua rotina. Ler é algo que precisa de concentração, por isso, desligue-se de tudo nesse momento. Deixe de lado o celular, computador, a televisão e dedique-se apenas a uma atividade. No começo, pode parecer um pouco difícil ou chato, mas com o tempo, você vai ganhando gosto pela leitura e mudando os seus hábitos.

2 – Comece com livros mais fáceis ou com revistas

snoopy
Você não precisa começar lendo Dostóievski ou Proust para ser um grande leitor. Os amantes dos grandes clássicos da literatura mundial um dia já leram Harry Potter. Alguns best-sellers são ótimos para quem está começando a ler. Procure aqueles com uma leitura mais fluída e uma trama envolvente como os livros da saga Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, ou A Culpa é das Estrelas, de John Green.

181394-004-C6D6E60B
“O Apanhador no Campo de Centeio” –  Um clássico acessível!

E não pense que só porque o livro é popular e está entre a lista de mais vendidos que ele é de menor qualidade. Sabia que livros cultuados como Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel Garcia Marquez, e O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, são best-sellers? O segundo, aliás, é uma boa opção para quem começou a ler há pouco tempo.

Mesmo revistas podem ser grandes aliadas para os novatos na leitura. Superinteressante, Galileu, Mundo Estranho são alguns exemplos que podem ser encontradas em qualquer banca.

3 – Tenha sempre um livro na bolsa – para ler em transportes públicos ou em salas de espera

tumblr_nsu8qqls3L1rf73xqo4_500

Sabe aquelas longas horas de engarramento que você passa dentro do ônibus? Por que não deixar o celular da bolsa e pegar um livro? Este é um ótimo momento para colocar em dia a leitura. Quem não gosta de parar na metade de uma página ou de um capítulo pode aproveitar a viagem para ler um livro de crônicas ou de contos ou, como falamos antes, revistas.

Para isso, é necessário que você sempre ande como um livro na mochila. Assim, sempre que tiver um tempinho livre você lê. A dica também vale para aquelas esperas no consultório médico que parecem não ter fim. Ou para aquele café e lanche que demora para ficar pronto. Nessas horas, economize o seu 4G e leia um livro!

4 – Frequente livrarias, bibliotecas e sebos

harry potter

Passear em lugares onde livros são vendidos é uma ótima forma de aproximar desse universo. Se você está interessado em novidades, um passeio pela livraria do shopping pode ser uma boa opção para uma tarde de férias. Se sua preferência é pelos clássicos, há sebos onde podem ser encontrados livros mais baratos e de todos os tipos. As bibliotecas são ideais para quem quer ter acesso a uma grande variedade e precisa de um lugar traquilo para ler.

5 – Converse sobre livros

 

rory2.gif
“É um livro legal, admita!”

Uma boa forma de ganhar mais gosto pela leitura é conversar e compartilhar o que você está lendo com alguém. Quem já está um pouquinho mais habituado sabe como essa troca pode ser proveitosa para todas as partes. Contar sobre o quê você está lendo para algum amigo é ótimo para fixar e compreender melhor o conteúdo do livro. Ouvir de seu colega sobre o que ele está lendo é uma forma de conhecer ainda mais livros. E vice-versa. No final, todos saem ganhado e aprendendo.

6 – Desligue-se de redes sociais

lisaa
Pelas outras dicas você percebeu que é preciso fazer isso, né?  Já parou para pensar o quanto de tempo você gasta em redes sociais? Ao invés de ficar scrollando eternamente a tela do Facebook, leia um bom livro ou alguma revista. Caso você não tenha em mãos no momento troque as redes sociais por um site com bons textos ou procure um livro que esteja disponível on-line, como a Biblioteca Mundial Digital.

7 – Acompanhe bookturbers e podcasts de leitura

Se por um lado a internet consome o nosso tempo, de outro, ela nos ajuda a ter mais acesso a informação. Hoje, como já falams, é possível baixar quase que qualquer livro e ler pelo computador, smartphone ou e-reader. Mas além disso, há uma grande quantidade de canais no Youtube e podcasts focados em assuntos literários.

O canal da booktuber Tatiana Feltrin apresenta regularmente dicas e reviews de livros de todos os tipos e gêneros, que muitas vezes são escolhidos pelos próprios seguidores. Quem gosta de ouvir podcasts, pode confereir a Rádio Companhia, da editora Companhia das Letras.

Sabe de outra dica ou já faz alguma coisa que não falamos? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: