#Férias: Praias incríveis para conhecer no Litoral Sul

Já falamos sobre as praias do litoral Norte do Espírito Santo, com suas águas mornas e cenários paradisíacos. Agora vamos falar sobre as praias do litoral Sul do estado, diferente do norte, suas águas são mais frias, mas as belezas também se destacam.

Marataízes

É muito difícil um capixaba não ter ouvido falar dos abacaxis de Marataízes, principalmente quando aqueles caminhões de frutas e verduras passam comercializando esta famosa fruta, com os vendedores dizendo “tem abacaxi de Marataízes, docinho”. Pois é, os abacaxis de Marataízes são realmente uma delícia! Isso porque o clima e a geografia – floresta tropical costeira – ajudam a dar o doce destas frutas.

O abacaxi é tão popular no município que está em vários pratos típicos da cidade e nos dias 26 a 29 de julho deste ano acontecerá a 17ª Festa do Abacaxi, que vai discutir o desenvolvimento sociocultural da região.

Em 2001, a cidade sofreu com a erosão do calçadão da praia central. Após isso, o Governo do Estado começou uma obra que visava reurbanizar a orla, mas infelizmente não foi suficiente, pois o mar continua avançando. Entretanto, há praias bastante populares como a Praia da Boa Vista, ou simplesmente Praia das Falésias. Esta fica ao extremo sul de Marataízes, quase chegando em Presidente Kennedy.

P_20170408_113433

Praia das Falésias, Marataízes.

A praia é indicada principalmente para atletas de esportes radicais, pois as águas desta localidade são bem agitadas e com ondas fortes. Apesar disso, muitos turistas vão até lá para tirar fotos e se aventurar no meio das falésias.

Lagoa do Siri

Durante o verão, a Lagoa do Siri recebe muitos turistas. Está localizada a 9 Km da sede do município, e é uma boa opção para famílias que têm crianças, já que a lagoa não é funda, mas o cuidado deve ser constante.

Lagoa-do-Siri-Marataízes-Yuri-Barichivich-7-de-22-696x464

Lagoa do Siri, Marataízes.

O local conta com restaurantes, quiosques e bares, com uma ótima infraestrutura. Além disso, do lado da lagoa há uma praia. Você pode desfrutar da água doce e depois curtir uma prainha.

Os comércios da região oferecem mesas, cadeiras e guarda-sois para os banhistas na beira (e até dentro) da lagoa, então você não precisa se preocupar em levar muita coisa.

Guarapari

Guarapari é o balneário mais conhecido por turistas e capixabas, já que suas praias são exuberantes e há muitas opções de lazer.

A cidade está localizada cerca de 51 km de distância de Vitória, ou seja, é muito pertinho! Além de abrigar suas belíssimas praias, Guarapari tem opções que vão desde parque aquático até cachoeiras.

O ambiente praiano é o mais conhecido deste município. São muitas praias que chamam atenção do turista por suas areias grossas e amareladas e o mar bem geladinho, com as águas cristalinas. Uma dessas praias que ganhou destaque é a Praia dos Padres, que tem acesso pela Praia da Bacutia, entre a enseada Azul e Meaípe, por se tratar de uma praia deserta.

DSC_8582

Praia dos Padres, Guarapari.

Apesar disso, há também bairros mais afastados do centro. Na parte costeira faz calor quase o ano inteiro, mas nas regiões de altitude costumam fazer frio. Buenos Aires, um bairro afastado do litoral, mas ainda pertencente a Guarapari, é bastante conhecido por ter um clima mais ameno e abrigar a Cachoeira do Turco.

Cachoeira-em-Guarapari-ES-164

Cachoeira do Turco, Buenos Aires – Guarapari.

Parque Estadual Paulo César Vinha

O parque está localizado no extremo norte de Guarapari, muito pertinho de Nova Ponta da Fruta, Vila Velha, e possui 1.500 hectares de área.

A preservação da restinga, composta por orquídeas, bromélias, clúsias e outras espécies típicas deste ecossistema, é a principal preocupação do parque. A fauna também é bastante diversificada, contando com pererecas endêmicas a saguis-da-cara-branca, cutias, jiboias, quatis, tamanduás e veados.

pcvinhas

Lagoa de Caraís, Parque Estadual Paulo César Vinha – Guarapari.

O parque possui três lagoas de água avermelhada, mas só a Lagoa de Caraís é aberta ao público. Além disso, o visitante conta com duas trilhas: Trilha da Clúsia, onde o turista tem mais contato com a natureza, com a impressão de estar numa mata fechada, e Trilha da Restinga, com a maior facilidade de andar e com extensão maior do que a primeira, tendo a Lagoa de Caraís como final.

Lá podemos encontrar muito mais do que florestas e lagoas, também vemos praias, ilhas e dunas. O parque funciona diariamente, das 8h às 17h e a entrada é gratuita. Só não jogue lixo no chão e nem retire algum animal de seu habitat!

Anchieta

O município de Anchieta está localizado a 82 km de Vitória, fazendo divisa com Guarapari a norte, Piúma ao sul, Alfredo Chaves ao noroeste e Iconha ao sudoeste.

A principal fonte de economia da cidade é a agricultura familiar, especialmente o plantio de banana e milho. A pecuária também está muito presente, tendo a maior parte do gado destinado a produção de leite.

Mas engana-se a pessoa que pensa que Anchieta é apenas um município rural. Prova disto são seus belíssimos balneários, como é o de Ubu.

praia-de-ubu

Praia de Ubu, Anchieta.

O balneário de Ubu fica a 5 km da sede de Anchieta e é ótimo para crianças, visto que quase não tem ondas. Há quiosques e restaurantes em seu entorno, trazendo comodidade para quem visita esta praia. Dia 31 de julho irá ocorrer a Festa de Santo Inácio de Loyola em Ubu.

Iriri

Este talvez seja o balneário mais conhecido de Anchieta, porque os carnavais costumam lotar o bairro. Muitos shows são feitos durante o período de carnaval, tornando, assim, o destino de muitos jovens.

Iriri localiza-se cerca de 7 km do bairro sede de Anchieta. Nos dias 13 e 14 de julho acontecerá em Iriri o 2º Festival de Quadrilhas do município, com início às 19h, contando com diversas danças, forró e comercialização de comidas típicas.

18785194

Praia da Areia Preta, Iriri – Anchieta.

Você sabia que existe a praia da Areia Preta em Iriri também? Pois é, as areias desta praia têm propriedades monazíticas, por isso a coloração escura. Apesar disso, a água é esverdeada, muito bonita.

Presidente Kennedy

O município de Presidente Kennedy está muito ligado a extração de petróleo e tem até o apelido de “Capital Capixaba do Petróleo”. Apesar de ser a cidade com maior PIB (Produto Interno Bruto) do país, é considerada uma das menos populosas do Espírito Santo.

118418-Presidente-Kennedy

Cidade de Presidente Kennedy.

Em 1963, Presidente Kennedy se desmembrou de Itapemirim e se localiza às margens do rio Itabapoana. Está a 160,5 km de Vitória, colado com a divisa do Rio de Janeiro.

Praia de Marobá

A Praia de Marobá está localizada a 20 km do centro de Presidente Kennedy e a 146 km da capital Vitória. Além da água salgada do mar, do lado tem uma lagoa natural de água doce.

Praia-de-Marobá-808x400

Lagoa da Praia de Marobá, Presidente Kennedy.

O trecho de 8 km de praia conta com quiosques, restaurantes e pousadas. A lagoa é uma ótima opção para crianças, mas o cuidado deve permanecer o mesmo. Depois de um banho de mar, você poderá descansar na beira da lagoa.