Neste domingo, a França se tornou bicampeã mundial ao derrotar a Croácia na final da Copa do Mundo. Um jogo em que nenhuma das seleções desistiram do título até o último apito do juiz, que era argentino. Mas os franceses levantaram a taça tão cobiçada com uma das melhores campanhas do mundial – e com um time repleto de jogadores de origens africanas. A partida contou também com uma invasão de um grupo feminista oposto à política russa – são chamadas de Pussy Riot.

 

 

 

 

Mas qual é o protocolo agora que a Copa do Mundo acabou? Aqui na redação do Faesa Digital, já estamos com saudades desse evento que mexeu com os nervos, emoção e com a rotina de milhões de torcedores ao redor do planeta. E, enquanto a Copa do Qatar não chega, vamos ficar com os melhores momentos da Copa da Rússia!

Cerimônia de encerramento

Antes da última partida pela Copa do Mundo, foi realizada a cerimônia de encerramento do mundial e ela contou com grandes artistas. Teve a apresentação da música tema oficial do campeonato, Live It Up, com Will Smith, Nick Jam e Era Istrefi. Teve até Ronaldinho Gaúcho na percussão!

 

Mulheres narram jogos da Copa do Mundo

Isso mesmo. Uma emissora da TV paga, a Fox Sports, teve a transmissão de todos os jogos da Copa narrados por mulheres, o que aconteceu pela primeira vez esse ano! Será que na próxima edição do mundial, mais emissoras vão aderir à ideia?

Outra vitória das mulheres nessa Copa do Mundo foi das iranianas. Sem poder entrar em estádios do Irã, nesse ano foi liberada a entrada delas para assistir aos jogos da seleção iraniana nos campos. Esse mundial foi um dos principais eventos que deu chances às mulheres em diversos países. #gogirl

Grandes seleções eliminadas precocemente

Foi o caso da Alemanha, por exemplo. A favorita ao título de campeã do mundial desse ano saiu logo na fase de grupos da Copa e deu adeus ao favoritismo e à taça. Depois dela, Portugal, Argentina, Espanha, México, Dinamarca, Japão, Suíça e Colômbia, já nas oitavas de final, foram embora da Rússia tão decepcionados quanto os alemães.

Memes

Os brasileiros foram os torcedores que mais fizeram a festa em terras russas e isso ficou provado desde o primeiro jogo da Copa. Enquanto alguns estavam por lá fazendo vídeos, a maioria dos torcedores da amarelinha ficaram no Brasil e fizeram a maior bagunça nas redes sociais, principalmente no Twitter. Vários memes foram criados, entre eles o do Cristiano Ronaldo (“sou lindo”), as músicas das eliminações, as teorias a favor do hexa e muitos outros.

 

 

Afronta nas redes sociais

Não é mentira: Neymar daria um bom ator e o Brasil inteiro sabe. Mesmo assim, é aquele ditado: só brasileiro pode zuar brasileiro. A regra não inclui nenhum estrangeiro.

Sendo assim, o ator Matthew Lewis, conhecido por ter interpretado Neville na série de filmes do Harry Potter, entrou em guerra com os brasileiros ao julgar o menino Neymar e a atuação dele no segundo jogo do Brasil. E, quando a Seleção Canarinho foi eliminada, ele afrontou outra vez! Incansável esse jovem Neville.

Mas outro ditado explica melhor a situação entre Matthew e os brasileiros: a vingança é um prato que se come frio. A Inglaterra foi eliminada na semifinal e o ator não conseguiu aguentar as provocações dos brasileiros: saiu bloqueando todo mundo que o afrontava nas redes sociais. Acreditamos que ele nunca mais vai querer guerrear contra os brasileiros outra vez.

 

 

 

Palestras motivacionais com Fernanda Gentil

Ela não é só mais um rostinho bonito, não, pessoal! A jornalista Fernanda Gentil, que esteve na Rússia para uma cobertura incrível e impecável durante todo o mês, deixou o brasileiro cada vez mais animado e otimista para cada dia, tivesse jogo ou não. Veja abaixo o vídeo do discurso motivacional de Fernanda na primeira partida do Brasil pela Copa do Mundo.

Essa palestra é do início desse mês, antes do jogo das quartas de final entre Brasil e Bélgica.

A própria Fernanda Gentil chama esses vídeos de palestras no Facebook, onde ela costuma postar em primeira mão para os fãs. Uma das maiores musas dessa Copa do Mundo, o Buzzfeed produziu uma matéria sobre a Fernanda Gentil ser a segunda coisa mais maravilhosa dessa copa também e é claro que, gente como a gente, ela compartilhou nas redes sociais dela. Muito rainha mesmo!

Cobertura da Globo

Falando na Fernanda Gentil, o que falar da cobertura da Globo nessa Copa do Mundo? Agora os narradores do futebol também são grandes craques brasileiros: em interromper a narração dos jogos para promover ~aquele~ merchandising das novelas.

Show de educação

Não é só em campo que a Copa deu um show. Desde o primeiro jogo, os japoneses que estavam presentes nas arquibancadas dos estádios deram um show de educação ao recolher o lixo que ficou para trás quando as partidas acabavam. Torcedores de outros países passaram a adotar e a colocar em prática as ideias dos japoneses, mesmo que suas seleções já estivessem eliminadas da competição. Além dos torcedores, os próprios jogadores japoneses limparam o vestiário antes de irem embora do mundial no jogo contra a Bélgica.

https://twitter.com/Olavinha88/status/1009538195153973248

Show de falta de educação

A edição da Copa do Mundo de 2018 já começou com polêmica, e envolvendo brasileiros: um grupo de torcedores do Brasil gravou um vídeo ofendendo uma torcedora russa, que não fazia nenhuma ideia do que eles estavam gritando e gravando. Além desse caso, o assédio também foi gravado por câmeras da imprensa: a jornalista Júlia Guimarães quase levou um beijo de um torcedor que apareceu do nada na hora em que ela ia gravar uma passagem. Vergonhoso!

Emoções da Copa do Mundo

Entre tantas seleções potentes e favoritas para ganhar a taça e o título de campeões do mundo, estavam alguns times africanos e um estreante em Copas: Panamá. Senegal conquistou a primeira vitória de uma seleção africana nessa Copa do Mundo em um jogo contra a Polônia e Panamá marcou pela primeira vez em mundiais contra a Inglaterra, que marcou seis gols contra os panamenhos, mas isso não foi capaz de tirar a felicidade deles ❤

E, como em todas as edições de Copas do Mundo, as crianças sempre deixam uma marca nos corações dos torcedores e são os protagonistas em cenas que ficam para toda a eternidade em nossas memórias.

Brasileiros

E, com o final de mais uma edição da Copa do Mundo, a torcida brasileira provou, mais uma vez, que é a melhor torcida do planeta inteiro! Não que esse título fosse questionável, não é mesmo? Os brasileiros protagonizaram várias cenas de pura emoção e diversão – dentro e fora de campo. Além deles, o mascote da Seleção Brasileira, o Canarinho Pistola, também quis provar que é o melhor mascote de todos os tempos – melhor até mesmo que o mascote oficial da Copa do Mundo.

https://twitter.com/cmilaprfect/status/1012043598358089729

https://twitter.com/rxoulette/status/1012113465362788353

(pode ter agradecimento? ai meu Deus eu não sei se pode, mas fiz, mas pode tirar tb)

Agradecimentos do Faesa Digital

Foi um mês repleto de surpresas para todos os que acompanharam a Copa do Mundo durante esse mês. Para nós do Faesa Digital, fica apenas o nosso muito obrigado por ter acompanhado cada matéria nossa e prometemos: estaremos juntos outra vez em 2022. Dessa vez, o hexa vem (já temos teorias que apontam essa verdade, fiquem atentos)!

Posted by:Carol Aildefonso

Já conhecia o trabalho do Faesa Digital quando trabalhava no Núcleo de Criatividade Digital (NCD) e passei a amar ainda mais o site quando me tornei estagiária daqui. Em pouquíssimo tempo, descobri que o meu amor pela escrita é compartilhado com os amigos e o Faesa Digital se tornou dos meus lugares favoritos para dividir minhas experiências e opiniões com os meus amigos. Com certeza esse é um estágio que vai ficar marcado na minha memória por todas as oportunidades e pelo convívio que temos aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s