#Férias: Lugares em Vitória para curtir as férias

Apesar da extensão territorial de Vitória ser menor do que os outros municípios que compõem a Grande Vitória, há bastante lugar para visitar nessas férias.

Planetário de Vitória

O Planetário de Vitória recebe visitantes de todas as idades que têm interesse em conhecer os planetas, as constelações, os movimentos de translação e rotação e as lendas que envolvem o universo.

A principal atração é a sessão Planetário, numa sala que tem o teto em forma de cúpula, sobre o qual se projetam imagens do céu noturno. Sentados sob a cúpula, num ambiente escuro, os espectadores são levados a uma viagem pelo cosmo, que é guiada pela orientação do monitor.

planetario-ufes-com-vanessa-e-laura-028
Planetário de Vitória.

O Planetário também recebe o público para sessões de diversos outros assuntos e está localizado dentro da Ufes – na Avenida Fernando Ferrari, campus de Goiabeiras. Funciona de segunda a quarta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e às quintas e sextas-feiras, das 8 às 12h e das 13 às 21h.

Apesar das visitas serem gratuitas, para grupos acima de 20 pessoas o agendamento deve ser feito antes.

Centro de Visitação do Projeto Tamar

O Centro de Visitação do Projeto Tamar está localizado na ilha do Papagaio, uma área adjacente à Praça do Papa, perto do Shopping Vitória, e possui dois tanques de 30 mil litros cada, abrigando filhotes e espécies adultas de tartarugas verde, cabeçuda e oliva.

O visitante aprende sobre a vida e a reprodução das tartarugas, além da preservação dos animais marinhos. O objetivo discutir com a sociedade questões ambientais, conscientizando-os sobre um assunto sério, mas de forma descontraída.

5_vitoria
Centro de Visitação do Projeto Tamar, Vitória.

O visitante pode escolher o que fazer, guiados por um painel com o cronograma. O ambiente é bastante sinalizado, com monitores nos pontos de saída em toda extensão do centro. Quem está a fim de marcar essa visita com a galera, o Projeto Tamar pede agendamento prévio, e conta com guia por cerca de uma hora e meia.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h30min às 17h.
Valor da entrada: R$14 (inteira) e R$7 (meia) *

*Obs.: estudantes de escolas públicas e pescadores do entorno não pagam.

O endereço do Centro de Visitação do Projeto Tamar é a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória.

Para agendar visitas ou saber mais informações:
Telefone: (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br

Parque Estadual da Fonte Grande

A área do Parque Estadual da Fonte Grande possui 217,58 hectares, com o ponto mais alto atingindo quase 309 metros, isso proporciona aos visitantes uma visão privilegiada da Grande Vitória.

O parque também é conhecido por ter várias torres de emissoras de televisão e rádio, mas não tira a beleza do lugar, que é muito frequentado por seus mirantes naturais e paisagem que vai desde o Convento da Penha até o Monte Mestre Álvaro.

maxresdefault
Parque Estadual da Fonte Grande, Vitória.

É possível chegar até em cima de carro, há estacionamento e um Centro de Educação Ambiental (CEA) ao lado, com tudo gratuito.

Telefone: (27) 3381-3521 e 3382-6576.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8 às 17 horas.

Feira da Praça dos Namorados

A feira que acontece na Praça dos Namorados é bastante tradicional. Tem mais de 20 anos que os feirantes utilizam uma parte da praça para vender seus produtos.

No total registrado pela prefeitura, são 194 expositores. Deste número, 145 vendem suas artes e 49 comercializam alimentos.

praia-do-canto
Praça dos Namorados, Vitória.

No local é possível encontrarmos de tudo! Você pode posar para um artista que desenha na praça, e quando terminar, logo ao lado terá uma barraca que vende empadão. As atividades acontecem sempre nos sábados e domingos, das 18 às 22h. A praça se localiza na Avenida Saturnino de Brito, Praia do Canto.

Ruas de Lazer

Aos domingos e feriados, a prefeitura interdita vias de passagem de carro para dar espaço aos pedestres e transforma em área de diversão segura para o público.

Os moradores aproveitam e fazem várias atividades ao ar livre, como pedalar, caminhar, andar de skate e patins, etc. Alguns aproveitam até para jogar xadrez nas gramas da calçada.

img_00032764
Mãe e filho praticando atividades físicas na Rua do Lazer, Jardim Camburi – Vitória.

Camburi

A interdição começa na Avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho (Jardim da Penha) e Adalberto Simão Nader (Goiabeiras), sentido Jardim Camburi, das 7 às 13h no domingo.

Outra interdição ocorre na Avenida Dante Michelini, entre as ruas Fortunato de Abreu e José Celso Cláudio, ambas em Jardim Camburi, sentido Porto de Tubarão, das 7 às 13h no domingo.

Centro de Vitória

Há interdição na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, entre as ruas Marcelino Duarte (Centro) e Desembargador José Vicente (Forte São João), no sentido Centro-Praia do Canto. Domingo, das 7 às 13 horas.

Ilha das Caieiras

Se nenhuma dessas opções te agradou, aposto que na Ilha das Caieiras você se surpreenderá!

A atividade de pesca e desfio de siri é típico naquela região, por isso há muitos pratos de frutos do mar e crustáceos.

Ilha-das-Caieras-13
Pôr-do-sol na Ilha das Caieiras, Vitória.

Os bares e restaurantes funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18h30, e no domingo das 9 às 15h. Para chegar até lá, você deverá seguir pela Rodovia Serafim Derenzi e entrar na Rua Felicidade Correia dos Santos, esta já é a beira-mar.

Museu do Pescador

Se você quiser ir na Ilha das Caieiras, mas não quer comer, e sim conhecer a história do local, o Museu do Pescador é minha dica.

O Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel Passos Lyrio é um museu comunitário com a sede em uma antiga casa de secos e molhados, construído na década de 1930.

amp_00018625
Edificação do Museu do Pescador, Ilha das Caieiras – Vitória.

Desde o final do século XIX, a Ilha das Caieiras constituía um ponto de parada de rotas comerciais vindas do interior do estado através da navegação fluvial. No museu você encontra fotos históricas.

Está localizado na Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras, Vitória. Funciona de terça a sexta-feira, das 12 às 17h. Aos sábados e domingos, o horário é das 12 às 16h. A entrada é gratuita.

Para mais informações:
Telefone: (27) 3323-9993

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: