Filmes e séries baseados em livros

Um dos recentes sucessos do cinema, Extraordinário, conta a história de um menino que nasceu com deformidade facial e passou por mais de 25 cirurgias para tentar reparar tal deformidade. Com 10 anos, Auggie Pullman passa a frequentar a escola pela primeira vez na vida, sofre bullying e causa desconforto entre os pais dos outros alunos.

O que muita gente não sabe é que a história filmada de Auggie Pullman é baseada em um livro, Extraordinário, e, além dessa obra, a autora R. J. Palacio escreveu Auggie & Eu e 365 dias Extraordinários (esse é mais como um diário de auto-ajuda para o leitor) como continuação para a história escrita de Auggie.

Outros longas recentes são baseados em livros: A Culpa é das Estrelas, Se Eu Ficar, Maze Runner, Jogos Vorazes, Divergente e Love, Simon, um filme que estreou há pouco tempo nos cinemas brasileiros e emocionou o público. Sagas famosas também são baseadas em best-sellers escritos: Harry Potter e a série Crepúsculo, das autoras J. K. Rowling e Stephenie Meyer, respectivamente.

Produções originais da Netflix são baseados em livros, como o recente sucesso A Barraca do Beijo. Escrito por Beth Reekles, a história apresenta a jovem Elle e o melhor amigo de infância, Lee. Ele tem um irmão mais velho, Noah, por quem Elle é apaixonada, mas esconde do melhor amigo por causa das regras da amizade entre eles. Isso se torna um problema quando Noah beija Elle na barraca do beijo que ela trabalhava.

E, claro, alguns filmes que vão ser lançados ainda também têm base em obras literárias. É o caso de Para todos os garotos que já amei, da autora Jenny Han, publicado pela Editora Intrínseca. O primeiro livro de uma trilogia conta a história de Lara Jean, uma menina que já se apaixonou por cinco garotos diferentes e escreveu cartas de amor para cada um deles. De repente, as cartas são enviadas e a garota se vê em uma confusão aparentemente sem fim.

Mas não são apenas os filmes que se baseiam em livros: as séries também têm aproveitado histórias criadas por autores, desconhecidos ou não, para a produção de conteúdos cinematográficos que agradem o público. A Netflix e a HBO são grandes referências nesse ramo da cinematografia, tendo grandes produções baseadas em livros.

Orange is the New Black

A rede de streaming, por exemplo, produz a série Orange is the new Black, que foi originalmente escrita para publicação em livros. A autora Piper Kerman descreveu como foi o período dela em uma prisão feminina, sendo a personagem principal da produção cinematográfica da Netflix alguns anos depois do lançamento.

Outlander

Outra série que está no catálogo do streaming, Outlander, no ar pela Starz e, aqui no Brasil pela Fox Premium, é baseada em uma série de livros, tendo a primeira publicação em 1991! A escritora Diana Gabaldon já escreveu quase dez livros sobre a viajante do tempo, Claire Randall, que é do ano de 1940, mas vai para a Escócia do século XVIII com o auxílio de uma pedra.

Os 13 Porquês

A segunda temporada de 13 Reasons Why chegou no primeiro semestre desse ano, sendo a continuação de uma série que fez o maior sucesso entre adolescentes e chamou a atenção do mundo para os problemas que a personagem principal, Hannah Baker, sofreu antes de morrer. A primeira temporada da série é baseada no livro Os 13 Porquês, de Jay Asher, e foi produzida dez anos depois do lançamento do best-seller.

O Alienista

Outra produção original da Netflix é O Alienista, baseado no livro de mesmo nome do autor Caleb Carr. O enredo mostra um jornalista que é chamado pelo amigo psicólogo para ver um corpo mutilado, que descobrem ser de um adolescente. Os episódios, então, mostram como eles desvendam o crime. A série se passa em Nova York, no século XIX.

Sex and The City

Um ícone de série, que se tornou filme anos depois, a produção Sex and The City é baseada em um livro escrito por três pessoas: Candace Bushnell, Scott B. Smith e Michael Crichton. As personagens mundialmente famosas Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha, foram criadas originalmente em papel e caneta antes de tomarem as telas das televisões e dos cinemas.

Gossip Girl

Grandes séries adolescentes dos anos 2000 também foram baseadas em séries de livros. É o caso de Gossip Girl, que tem Blair, Serena, Chuck, Dan, Jenny e Nate como protagonistas. Originalmente, a história deles é um pouco diferente do que se vê nas telas, e só lendo os livros da autora Cecily von Ziegesar para saber qual caminho cada personagem tomou.

Game of Thrones

Produzida pela HBO, uma das séries mais famosas e que ainda tem a temporada final para estrear, Game of Thrones é baseada na série de livros de George R R Martin, conhecida como As Crônicas de Gelo e Fogo aqui no Brasil. Atualmente com sete temporadas, a série dramática foi indicada ao Emmy para a categoria Melhor Série Dramática ao contar a história de reinos, príncipes e princesas, e muita guerra.

Sherlock

Protagonizada pelo ator Benedict Cumberbatch, o Doutor Estranho da Marvel, a série britânica Sherlock é baseada na série de livros Sherlock Holmes, criação do médico Sir Arthur Conan Doyle. Os filmes, com o investigador sendo interpretado pelo Robert Downey Jr., também têm base nas histórias do escritor inglês.

Girlboss

Mesmo finalizada, a série Girlboss ainda é um sucesso e é baseada em um livro escrito pela própria Sophia Amoruso, personagem principal da produção. A história mostra como ela se viu desempregada, precisando de dinheiro e conseguiu a renda dela com a venda de produtos pelo eBay. A vida de Sophia serve, além da diversão, para entender algumas teorias da Publicidade, como a da Cauda Longa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: