Residência em Jornalismo: um diferencial

residentes em jornalismo
Residentes de A Gazeta em 2017

Residência em Medicina? Nada disso, você não leu errado. Existe residência em Jornalismo sim! Inclusive, no caso do nosso estado, a Rede Gazeta está realizando processo seletivo para ingresso no programa que já está em sua 21ª edição, sendo que as inscrições ficarão abertas até o dia 5 de agosto.

Outro veículo com proposta semelhante é a consagrada Folha de São Paulo, que também oferece oportunidade de treinamento e conta com duração de 12 semanas em tempo integral. Apesar de não ser remunerado, o jornal disponibiliza hospedagem para quem não mora em São Paulo. Ambos os programas referidos selecionam profissionais de qualquer área que pretendam atuar no Jornalismo.

residentes em jornalismo
Residentes da 61ª turma da Folha
focas do estadão
30 focas do O Estado de São Paulo

A versão do Estadão, mais recente que a do seu concorrente direto, já está em sua 29ª edição e recebe o apelido carinhoso de “Focas”, que é o termo utilizado para se referir aos jornalistas em início de carreira. A oferta abarca recém-formados e estudantes do último ano de Jornalismo.

No caso da maior rede de comunicação do Brasil, a Globo, além de sua afiliada local, oferece também programa de traineeUm dos requisitos básicos para o ingresso é a fluência no inglês, além da disponibilidade de mudança para o Rio de Janeiro ou São Paulo, já que a duração da experiência é de 18 meses. O mais interessante é a possibilidade de contratação que vem em seguida, a depender do desempenho do participante.

A ideia, em todos os casos, é a de aproximar os graduandos ou recém-graduados da vida prática no Jornalismo diário dos veículos de mídia, proporcionando uma verdadeira imersão na carreira que se inicia. Além disso, seja qual for o programa selecionado, o diferencial no currículo é consequência obrigatória,

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: