
Residência em Medicina? Nada disso, você não leu errado. Existe residência em Jornalismo sim! Inclusive, no caso do nosso estado, a Rede Gazeta está realizando processo seletivo para ingresso no programa que já está em sua 21ª edição, sendo que as inscrições ficarão abertas até o dia 5 de agosto.
Outro veículo com proposta semelhante é a consagrada Folha de São Paulo, que também oferece oportunidade de treinamento e conta com duração de 12 semanas em tempo integral. Apesar de não ser remunerado, o jornal disponibiliza hospedagem para quem não mora em São Paulo. Ambos os programas referidos selecionam profissionais de qualquer área que pretendam atuar no Jornalismo.


A versão do Estadão, mais recente que a do seu concorrente direto, já está em sua 29ª edição e recebe o apelido carinhoso de “Focas”, que é o termo utilizado para se referir aos jornalistas em início de carreira. A oferta abarca recém-formados e estudantes do último ano de Jornalismo.
No caso da maior rede de comunicação do Brasil, a Globo, além de sua afiliada local, oferece também programa de trainee. Um dos requisitos básicos para o ingresso é a fluência no inglês, além da disponibilidade de mudança para o Rio de Janeiro ou São Paulo, já que a duração da experiência é de 18 meses. O mais interessante é a possibilidade de contratação que vem em seguida, a depender do desempenho do participante.
A ideia, em todos os casos, é a de aproximar os graduandos ou recém-graduados da vida prática no Jornalismo diário dos veículos de mídia, proporcionando uma verdadeira imersão na carreira que se inicia. Além disso, seja qual for o programa selecionado, o diferencial no currículo é consequência obrigatória,