Texto desenvolvido pela aluna de Jornalismo Anna Sabbatini
Se você acompanha o Faesa Digital, já sabe que comentamos aqui sobre a Feira da Honestidade, realizado pela professora de Direito Penal, Magali Gláucia. Todo o dinheiro arrecadado (e todos os livros, independente de gênero e número de páginas, têm preço fixo de R$10) é destinado integralmente para o abrigo Ame Um Pet. Desta vez, as voluntárias do abrigo marcaram presença na universidade para incentivar, além da compra dos livros, a adoção de alguns pets.
Na última edição da Feira, o Bazar Aumigo de Livros conseguiu arrecadar cerca de dois mil reais (juntando o horário matutino e noturno) e, para a administradora do Ame Um Pet, Laisa Lecco, essa é uma excelente forma de incentivar as pessoas a ajudarem efetivamente os cães. Com uma rotina corrida entre resgates, quem tem um animal (e já passou por uma situação de emergência), sabe que os custos de cirurgias, tratamento de doenças e exames são caros. “Muitas pessoas compram os produtos, fazem uma doação, deixam uma moedinha”, relatou. “A adoção é um pouco mais difícil, a menos que a pessoa tenha se apaixonado mesmo pelo animal”.

Entre os produtos citados por Laisa, estão canecas e camisas com dizeres de ‘Eu amo o meu pet’ que custam cerca de R$35. Hoje, o Abrigo Ame Um Pet acolhe aproximadamente 50 cachorros, que, ao serem resgatados, passam pelo tratamento necessário, são castrados e em seguida, colocados para adoção. No processo para levar o bichinho para casa, o candidato passa por uma entrevista, avaliação, e ainda assina um contrato de responsabilidade, onde se compromete a dar uma vida digna ao pet. Além disso, quem foi no primeiro dia da Maratona, também conseguiu doar para outra instituição: o Gatinhos Pedra da Cebola estava lá para representar os felinos, recebendo numa caixinha doações em dinheiro, além de também venderem camisas.
Mas calma! Você, jovem aluno, também ganha com isso.
Para incentivar os alunos, a Maratona Solidária funciona como uma espécie de concurso, onde cada doação (para cada dia específico) conta pontos, que se acumulam e podem resultar em premiações no Dia do Estudante, que será comemorado na sexta-feira (10). As doações podem ser feitas até um dia antes do resultado, e a troca de pontos está espalhada pela universidade, dependendo do dia: (6) Biblioteca, (7) Núcleo de Prática Jurídica, (8) Laboratório de Engenharias, (9) Clínica de Psicologia e Clínica de Odontologia.
SERVIÇO
Segunda do Pet (06/08)
- Conscientização para adoção responsável:
- Doação de ração para Ame um Pet e Gatinhos da Pedra da Cebola.
- Atração cultural nos intervalos da manhã e da noite.
Terça da Saúde (07/08)
- Doações para saúde:
- AFECC – Doação de roupas e sapatos para o Bazar e fraldas geriátricas
- ACACCI – Venda de cupom do Mc Dia Feliz
- HEMOES – Cadastro para doação de medula e incentivo à doação de sangue no Hemoes.
- Atração cultural nos intervalos da manhã e da noite.
Quarta das Crianças (08/08)Doação de presentes para crianças:
- Brinquedos novos: divididos entre a Comunidade de Consolação e o Natal FAESA.
- Atração cultural no Intervalo.
Quinta dos Idosos (09/08)
- Doações para o Asilo de Vitória:
- Fralda geriátrica
- Biscoitos: maizena, água e sal ou cream cracker
- Atração cultural no Intervalo.
Dia do Estudante (10/08)
- Finalização da Maratona
- Premiações
- Atração cultural especial no intervalo
Um comentário