Maratona Solidária: Terça da Saúde

Na semana da Maratona Solidária FAESA, entre os dias 6 e 9 de agosto, os dias são especiais para algumas ações e doações específicas. Os alunos e funcionários vão acumular pontos sempre que doarem algum dos itens que estão na lista oficial da Maratona Solidária deste ano.

Amanhã, o dia é chamado de Terça da Saúde e algumas instituições importantes estarão oferecendo ações incríveis no Campus Vitória para que os pontos sejam acumulados. Neste dia, os pontos podem ser conquistados com a doação de roupas e sapatos (lembrando que tem que ser o par), o cadastro para doação de medula, compra do cupom para o McDia Feliz e doação de sangue. Toda essa ajuda dos alunos e funcionários vai beneficiar a Afecc, ACACCI e o HEMOES.

Mesmo que o objetivo principal da Maratona Solidária seja beneficiar as causas sociais e instituições que trabalham com esse foco, é importante conhecer organizações que fazem esse trabalho diariamente. Assim, o alcance de toda a produção que eles realizam em prol de tais causas pode ser maior e mais pessoas podem se juntar a esse interesse social.

Afecc

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer atua no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, e tem por objetivo educar, prevenir, diagnosticar, tratar, prestar assistência social integrada e reintegrar na comunidade o paciente com câncer. No hospital, que foi fundado em março de 1970, cerca de 340 voluntários trabalham pela Afecc, já que a Associação trabalha sob o comando da Diretoria Voluntária e não possui remuneração.

Muitas pessoas costumam pensar que a Afecc atende apenas mulheres com câncer de mama, mas é muito pelo contrário: eles auxiliam pacientes com qualquer especificação da doença. Para chamar a atenção da população sobre a prevenção do câncer, foi criado o projeto Outubro Rosa, que ocorre em todo o mundo, não apenas no Espírito Santo.

Palácio Anchieta com iluminação especial do Outubro Rosa

O foco dessa campanha são as mulheres, já que outubro é considerado o mês de prevenção do câncer de mama, e são realizadas várias ações durante as quatro semanas. Com apoio e auxílio do Governo do Estado, Vitória se torna rosa, com a iluminação dos monumentos e pontos turísticos da cidade.

Além da campanha Outubro Rosa, a Afecc realiza projetos e ações durante o ano, sempre tendo o paciente como o protagonista do projeto. O objetivo é dar a ele o maior conforto que puder encontrar e os projetos auxiliam também na aproximação entre voluntários e paciente.

Esses são alguns dos projetos oferecidos pela Associação:

• Programa Visita nas Enfermarias
• Programa Cine Afecc
• Programa Grupo Vida Infinita
• Programa Coral de Voluntários da Afecc
• Programa Lanche para Pacientes e Acompanhantes
• Programa Bingo para Pacientes
• Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma)

Bazar da Afecc

Para realizar todos os programas acima e outros projetos sociais para auxiliar os pacientes do SUS que vão até o Hospital Santa Rita de Cássia, a Afecc tem um Bazar, onde recebe doações de roupas, sapatos, acessórios infantis e adultos e utensílios de decoração. Esses itens são vendidos a preços acessíveis. É uma forma de gerar a renda que os programas e projetos sociais precisam para continuar sendo desenvolvidos.

Doação para o Bazar da Afecc

• Horário: de segunda a quinta-feira, de 8h às 17h, e na sexta-feira, de 8h às 16h30
• Endereço: Av. Marechal Campos, 1.579, Santa Cecília
• É importante que as peças estejam em bom estado de conservação

Dinheiro do Bazar

No site oficial da Associação, é explicado o que é feito com o dinheiro arrecado com as vendas do Bazar da Afecc. Os beneficiários sempre são os pacientes, projetos sociais e programas desenvolvidos pela Afecc. Veja alguns exemplos do uso do dinheiro:

• Vale transporte para que os pacientes continuem indo ao hospital e não abandonem o tratamento após a alta hospitalar;
• Medicamentos específicos para dor e para a comunidade ao tratamento em domicílio;
• Fornecimento de suplementos alimentares;
• Entrega de próteses mamárias para pacientes que precisaram retirar o seio;
• Entrega de próteses fonatórias para pacientes que, no caso do câncer de laringe, tiveram as cordas vocais comprometidas.

O dinheiro que os voluntários conseguem com a venda dos itens do Bazar são vários e vale a pena ajudar essa causa.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo da doença que mais acomete mulheres no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e é um tumor maligno que se desenvolve na mama. No exame chamado de mamografia, é encontrado um caroço, ou nódulo, e é feita biópsia daquele elemento. Algumas mulheres decidem retirar a mama, mesmo que o tumor seja benigno, e colocar uma prótese de silicone no lugar.

Para aquelas que decidem lutar contra esse câncer, podem ser realizadas sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou imunoterapia, dependendo de qual grau do câncer. Existem casos médicos em que a cirurgia para retirada do nódulo da mama é eficiente, com a ação de terapias para que os sintomas sejam reduzidos e que o câncer seja eliminado. A família e os amigos são extremamente importantes nesse processo, incentivando durante o tratamento e acompanhando cada etapa.

ACACCI

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil acompanham crianças e adolescentes que lutam contra qualquer especificação da doença. A instituição foi fundada em 1988 como um sonho de pais dos pacientes e profissionais da saúde, como explica o site oficial da Associação, e hoje é mantida com a ajuda de doações e empenho da população.

Os serviços oferecidos pela instituição em apoio às crianças e adolescentes agregados são:

• Casa da Família
• Recreação Infantojuvenil
• Classe Hospitalar
• Prover
• Bem-me-quer

McDia Feliz

Outra ação social que beneficia a instituição é o McDia Feliz. O projeto é uma campanha nacional do Instituto Ronald McDonald e gera o maior número de engajamento no país todo com o objetivo de curar o câncer infantojuvenil. Toda a venda do Big Mac (lanche oferecido no dia do evento) é revertida para as instituições que participam da campanha e a ACACCI é a participante capixaba.

O dinheiro arrecadado no evento é utilizado na manutenção dos serviços que a Associação presta aos pacientes e às famílias.

Câncer infantil

O câncer infantil é um grupo de doenças que possuem a proliferação acelerada e sem controle das células anormais como característica em comum. Esse descontrole pode ser em qualquer órgão do corpo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a leucemia, os cânceres do sistema nervoso central e linfomas são os tumores que mais atingem crianças e adolescentes, mas outros podem surgir.

A notícia boa é que, hoje em dia, grande parte dos pacientes infantojuvenis com algum câncer podem ser curados. Para isso, é necessário que façam check-ups frequentemente, para que o tumor possa ser encontrado e eliminado com o tratamento adequado.

HEMOES

Com espaço físico ao lado do Hospital das Clínicas, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo – HEMOES – é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. O objetivo é centralizar a coleta de sangue, que não pode ser fabricado ou substituído por qualquer remédio. Isso quer dizer que a doação de sangue deve ser totalmente voluntária e da vontade da pessoa.

O HEMOES é quem coleta, processa e distribui o sangue doado, o que garante aos Hospitais Públicos qualidade. Nas sedes da instituição, trabalham médicos, enfermeiros, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, administradores e técnicos, que são responsáveis por todo o processo da coleta do sangue, desde o cadastro e a triagem até o final da doação, onde é entregue um comprovante de doação e um lanche para que o doador não passe mal.

O que é feito com o sangue coletado

O sangue colhido do doador pode beneficiar até três pessoas, graças ao fracionamento que é feito no laboratório. Lá, cada unidade de sangue doado é dividido em hemácias, plaquetas e plasma. Quando enviados para os Hospitais Públicos, pacientes que passam por transplantes de órgãos, vítimas de acidentes, portadores de doenças hematológicas e aqueles que passam por grandes cirurgias são os que mais recebem o sangue doado, sendo assim os grande beneficiados.

Pré-requisitos para ser um doador de sangue

Para se tornar um doador de sangue, você precisa seguir algumas normas pré-estabelecidas pelo HEMOES. Veja a lista e, se puder, doe sangue! De acordo com a OMS, uma a cada cinco pessoas vão precisar, eventualmente, de sangue e os bancos nunca estão cheios o suficiente para salvar vidas.

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 só podem doar sangue com autorização dos pais e a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, antes dos 60);
• Se a doação for após o almoço, o doador deve esperar 3 horas para doar;
• Apresentar documento original com foto;
• Estar se sentindo bem;
• Pesar acima de 50 kg;
• Não estar em jejum;
• Fazer repouso de, no mínimo, 6 horas na noite anterior à doação;
• Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
• Evitar fumar 2 horas antes e depois da doação;
• Em caso de gravidez, deve-se esperar 90 dias (após o parto normal) ou 180 dias (após cesárea);
• Não ter nenhuma tatuagem nova em um período de 1 ano;
• Em caso de resfriado, o recomendado é esperar pelo menos 7 dias para doar.

Aquele que teve hepatite após os 11 anos, evidência clínica de DSTs pelo sangue (hepatite B e C, Aids – vírus HIV -, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas), uso de drogas injetáveis ilícitas, malária e outras doenças que podem ser detectadas durante a entrevista na triagem são impedimentos definitivos. Isso quer dizer que quem se adequa a um desses requisitos, não pode doar sangue nunca, infelizmente.

Onde doar sangue

Hemocentro do Estado do Espírito Santo

• Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe
• Horário: todos os dias, de 7h às 19h (o cadastro do doador encerra às 18h20)
• Contato: 3636-7900 / 3636-7920 / 3636-7921

Doações para a Terça da Saúde

Como a terça-feira é dedicada exclusivamente à saúde, vão ser arrecadados durante todo o dia, no Campus Vitória, roupas e sapatos para o Bazar da Afecc, vai ter venda de cupons para o McDia Feliz (com a renda beneficiando a ACACCI) e, pelo HEMOES, o cadastro para doação de medula e o comprovante da doação de sangue. Apesar de cada dia da Maratona Solidária ser destinada para um tema diferente, todos os itens podem ser entregues entre os dias 6 e 9 de agosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: