Publicitário Dudu Marques apresenta palestra na FAESA

A FAESA Centro Universitário recebeu a visita ilustre de um dos maiores publicitários do mundo. Eduardo Marques é capixaba, já ganhou vários prêmios, entre eles 37 Leões e 3 Grand Prix em Cannes, e topou dar uma palestra, hoje pela manhã, para os alunos de Comunicação Social da Instituição. O evento foi possível por conta de uma parceria da Professora Carine Cardoso e da Agência Integrada que cuidaram de todo o planejamento e execução do evento.

Apesar de ser um publicitário, Dudu não focou em muitos assuntos da Publicidade (como as teorias) para os universitários. Com o título Don’t wait, just make (Não espere, apenas faça), ele apresentou alguns cases, mostrando frases ditas por algumas pessoas que encontrou pelo caminho na hora de desenvolver uma ideia e que de alguma forma impediam ou se transformavam num obstáculo para a concretização de suas propostas.

O palestrante enfatizou muito que não se deve ter medo de errar e que todo mundo deve estar em constante processo de aprendizado.

Palestra de Dudu Marques no auditório central enche o auditório central da FAESA
Professora Carine Cardoso apresentando o publicitário Eduardo Marques / Foto: Zanete Dadalto

Quando apresentava alguma nova frase aos estudantes durante a apresentação, o publicitário explicava qual era o cliente e o problema de comunicação que deveria ser resolvido, além de indicar as agências onde desenvolveu esses trabalhos.

Vamos aos cases

Sendo assim, Dudu mostrou o trabalho desenvolvido para a UNICEF, a campanha Unfairy Tales, que retrata histórias de três crianças que enfrentam a guerra na Síria. Esse foi um trabalho feito por Dudu e a dupla dele na agência 180LA e detalhe: o chefe dos dois tinha recusado a demanda porque a UNICEF não ia pagar pela campanha. No minuto em que a ligação foi desligada, Dudu entrou em contato com a Instituição e disse que faria a campanha, de graça!

Para a campanha Unfariy Tales, foram criadas animações e a UNICEF lançou os vídeos no canal oficial no Youtube, com legenda em inglês:

Durante a palestra, Dudu afirmou que não dá pra chegar a lugar algum e ser uma das melhores pessoas na profissão sem precisar de uma equipe em que você possa confiar. Ele contou sobre os cases que precisou fazer para alguns clientes e lembrou em todo momento que fez aquele determinado trabalho com alguém que já trabalhava há um tempo e confiava na capacidade desta pessoa.

Veja algumas propagandas produzidas por Dudu que foram apresentadas hoje para os universitários:

University of Phoenix

Para a campanha da Universidade de Phoenix, nos EUA e sempre em companhia de uma dupla, Dudu teve a ideia de usar a música do Mágico de Oz em uma campanha e modificar a letra original, já que a canção fala sobre o Homem de Lata não ter cérebro e não ser gentil e afetuoso. A ideia da campanha era mostrar que os universitários, mesmo com muitas dificuldades e as responsabilidades do dia a dia (como mostra o primeiro vídeo), ainda possuem um cérebro.

Eles encontraram um problema: a música custava 1 milhão de dólares! Mesmo assim, os clientes aprovaram a ideia, compraram a canção e a campanha foi essa:

Durante a sua fala Dudu lembrou que a University of Phoenix saiu de um percentual de 5% de aprovação (pessoas que gostavam da imagem da instituição) para, espantosos, 95% e que depois disso todo mundo na agência queria trabalhar com esta conta.

O segundo vídeo para a Universidade busca chamar a atenção das mulheres para a área de Tecnologia da Instituição. Após checarem os dados de uma pesquisa, foi comprovado que apenas 16% pessoas da área de TI (como é conhecido o curso também) são mulheres. A ideia agora é mostrar que elas podem e devem fazer parte deste mercado.

Magazine Luiza – Crosswords

Em Crosswords, a ideia era criar uma campanha para a rede de lojas Magazine Luiza (com uma verba de R$5.000,00) como a loja em que aposentados podem parcelar uma compra em até 60 vezes. A cruzadinha foi usada neste caso porque é um dos jogos que os idosos mais gostam nos jornais impressos ou em revistinhas de bancas.

Detalhe, eles ainda devolveram uma parte da verba para o cliente, utilizaram menos do que ele disponibilizou.

Burger King – BK Whooper Face

Esse vídeo foi gravado em um dos estabelecimentos do Burger King no Brasil e a ideia era mostrar que, já que o Whopper (nome do lanche do BK) era feito de acordo com o gosto e a cara do cliente, ele realmente ia ter o rosto de quem pediu aquele lanche. O resultado da parceria foi este:

Airbnb – Birdbnb

Dudu explicou, nessa campanha, que a ideia era procurar algum animal do mundo que viaja muito pelo planeta. E, em conversa com a dupla dele, chegou à conclusão que ninguém mais do que os pássaros (por conta da migração entre as estações) para completar essa tarefa. Sendo assim, pensaram em unir o Airbnb – site que promove anúncios e reservas de acomodações e meios de hospedagens – e os passarinhos. O resultado ficou incrível!

Hellmann’s Recipe Receipt

Para a campanha de Hellmann’s, Dudu e a dupla dele pensaram em uma forma de aumentar o consumo da maionese. Acontece que todo mundo usa o produto em sanduíches ou saladas, dessa maneira eles deveriam demonstrar para os consumidores que eles podem utilizar a maionese em outros pratos.

Com isso surgiu um sistema que, ao passar os produtos no caixa, ele identifica os produtos comprados pelo consumidor e monta uma receita utilizando a maionese Hellmann’s e entrega para o cliente na nota fiscal. A campanha foi gravada no Brasil também e muitas pessoas ficaram satisfeitas ao ver que o jantar ou o almoço do dia já estava pronto, sempre com Hellmann’s, e todos os ingredientes que tinham acabado de comprar.

Antes que a palestra chegasse ao fim, o publicitário deu algumas dicas para todos que estavam no auditório. Entre elas, Dudu aconselhou que você precisa ser um espinho (que saiba incomodar os outros), deve fazer uma algo para você e por você, e comentou também que uma ideia pode mudar sua vida. Veja abaixo como foi a palestra.

Dudu Marques mora na Califórnia atualmente. Aqui estão alguns registros da super palestra de um dos publicitários mais criativos do mundo:

Fotos de Zanete Dadalto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: