As fake news têm sido assunto de extrema importância para a população e trata-se de um tema muito discutido em jornais e redes sociais. Recentemente, foi lançada uma robô, chamada de Fátima, para atuar no Twitter e verificar algumas informações falsas ou distorcidas.
Em janeiro deste ano, o Facebook anunciou apoio a dois projetos que são contra as fake news: o bot Fátima, citado acima, e o curso online Vaza, Falsiane!. A robô foi colocada em fase de testes por 1 mês, com início em junho, e foi anunciada como nova ferramenta em julho no Twitter.
Já o projeto Vaza, Falsiane! foi lançado na quinta-feira retrasada, dia 2 de agosto, e possui o youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, como apresentador de um dos vídeos que o curso oferece logo na primeira página no site oficial.
O curso online é uma ideia de três amigos: Ivan Paganotti (Fiam-Faam), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero). O projeto é voltado principalmente para jovens e docentes da educação básica e de cursos universitários, mas qualquer pessoa pode participar.
Para se inscrever, você precisa fazer o login pelo Facebook e os conhecimentos do curso são disponibilizados em oito módulos diferentes. No final, você ganha um certificado de conclusão, com 10 horas de atividades concluídas. Além disso, você sai aprendendo mais sobre as fake news e como combatê-las sem pagar um centavo.
Veja outras matérias sobre as Fake News já publicadas no Faesa Digital:
• Justiça Eleitoral combate a propagação das Fake News em meio às Eleições 2018
• Radiação – Fake News
• Artigo apresentado no Intercom: Fake News: ética e credibilidade jornalística em risco
• Aprenda a lidar com as Fake News
• Estudante de Jornalismo escreve artigo sobre Fake News
• Como funciona o mercado fake