Intercâmbio de Psicologia traz Dr. Zoltan Nadasdy à FAESA

Zoltan Nadasdy
Zoltan Nadasdy

A FAESA Centro Universitário é uma Instituição que oferece aos alunos a possibilidade de fazer um intercâmbio e conhecer novos lugares, ter um convívio maior com alunos de outros países e com o curso em que estão se formando. Um desses intercâmbios é do curso de Direito, no qual os alunos vão até Indianápolis e passam dias em palestras, aulas e eventos sobre a graduação e a região.

Ainda tendo como exemplo o intercâmbio do curso de Direito, o projeto sempre é renovado e adequado à medida que as mudanças no mundo relacionadas ao curso vão acontecendo. Essas transformações, que são normais em qualquer lugar, ocorrem em outros cursos e ramos, como na Psicologia.

Nos últimos 20 anos, a ciência psicológica tem conquistado vários avanços consideráveis graças aos estudos que as neurociências fazem dos fenômenos psicológicos humanos. Aqui no Brasil, ainda é um pouco complicado ter acesso a essas conquistas, porque o país tem poucos centros de pesquisa, sendo que existem pequenos centros de pesquisa localizados no Sudeste e no Norte do Brasil.

Por causa desse número baixo de locais para estudos específicos (como o dos fenômenos psicológicos humanos) aqui no país, cresce a necessidade e a importância de ter centros de pesquisa brasileiros, tanto para o setor acadêmico (graduação e pós-graduação) quanto para o universo da Psicologia. Por isso, o curso de Psicologia da FAESA tem uma proposta para os alunos da Instituição: o Intercâmbio Acadêmico-Cultural FAESA – Texas University at Austin.

A ideia é recente (o primeiro grupo de intercambistas foi no ano passado) e oferece aos estudantes a chance de fazer uma troca de conhecimentos na Universidade do Texas, em Austin, que é uma das mais renomadas na área da Psicologia. Durante a passagem deles lá nos Estados Unidos, os estudantes participam de diversas atividades acadêmico-cultural na Texas University.

Essas atividades envolvem assistir aulas do curso, visitas programadas a hospitais e laboratórios de pesquisa locais, participar de palestras e eventos locais promovidos por professores do departamento de Psicologia. Além de estudarem muito, os estudantes também visitam, com hora marcada, museus e lugares turísticos que representem o Texas e a cultura local.

Os objetivos dessa Experiência Internacional envolvem proporcionar o conhecimento estudantil dos alunos em eventos do curso de Psicologia da Universidade, promover o contato com laboratórios e hospitais de ponta na produção de entendimento das ciências relacionadas à Psicologia, estimular o contato com alunos/professores, cidadãos, instituições, eventos e locais que representem a cultura texana.

Outro objetivo do projeto é estimular no aluno que participou do intercâmbio o retorno acadêmico-cultural, dividindo os conhecimentos adquiridos no Texas com os outros estudantes do curso da FAESA.

Jennifer Csatlos
Jennifer Csatlos

O projeto de Intercâmbio Acadêmico-Cultural FAESA – Texas University é uma parceria das chefias das duas instituições, que foram mediadas pelo Dr. Zoltan Nadasdy. Atualmente, o doutor é docente e pesquisador em neuroeletrofisiolgia da Universidade do Texas e ele é quem vem para o Brasil ao invés de os alunos irem para os Estados Unidos. A Drª Jennifer Csatlos, que vai dar um minicurso sobre o uso do EEG na Pesquisa Neurocientífica, é professora e assistente do doutor Zoltan.

Palestras e minicursos de Psicologia

Palestras e minicursos

As inscrições para os eventos dos dias 16 e 17 já estão abertas. Lembre-se que as vagas são limitadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: