Personagens literários memoráveis

A literatura proporciona diversos conhecimentos, além do entretenimento. Um ponto essencial dela é a construção da história junto com o desenvolvimento dos personagens, e aqueles que conseguem prender a atenção do leitor transformam, sem dúvidas, um livro. Tem-se várias figuras, atuais e antigas, e algumas delas são muito legais de serem comentadas.

Fotografia do livro Dom Casmurro de Machado de Assis, registrada na biblioteca da Faesa. Feita pelo aluno Gustavo Rodrigues.
Fotografia do livro Dom Casmurro de Machado de Assis registrada na biblioteca da Faesa / Foto: Gustavo Rodrigues

Como por exemplo, Brás Cubas do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), escrito por Machado de Assis. Cubas, que narra a própria vida mesmo depois de morto, aterroriza alunos do Ensino Médio em provas objetivas de Literatura, e principalmente, no ENEM.

De acordo com o livro As 101 Pessoas Mais Importantes do Mundo… Que Nunca Viveram de Allan Lazar, Dan Karlan e Jeremy Salter, nomes literários famosos estão incluídos na grande lista. Tal obra é voltada para a pesquisa de 101 personalidades de livros, filmes, mitos e televisão, que exerceram grande influência na sociedade. Os 12 primeiros da lista são:

  1. Homem Marlboro tenorFonte: GIPHY
  2. Grande Irmão
  3. Rei Arthur
  4. Papai Noel
  5. Hamlet
  6. Frankenstein 
  7. Sigurdo
  8. Sherlock Holmes
  9. Romeu e Julieta
  10. Dr. Jekyll e Mr. Hyde
  11. Tio Tom
  12. Robin Hood
Fonte: GIPHY

 

Entre os citados estão o famoso casal Romeu e Julieta de Shakespeare, e Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle Sherlock. De acordo com a edição de 2016 de Romeu e Julieta da editora Nova Fronteira, tal romance é uma grande influência para as histórias de amor e tragédia, ao ser adaptada ”com inúmeras releituras e montagens, quer no teatro, quer no cinema”. Uma das adaptações mais premiadas dessa obra de Shakespeare é o filme Romeu e Julieta de 1968, dirigido por Franco Zeffirelli, que ganhou o Oscar de 1969 nas categorias ”melhor fotografia” e ”melhor figurino”. Ele também foi indicado para tal premiação nos quesitos ”melhor filme” e ”melhor diretor”.

Silhueta de Sherlock Holmes
Foto da silhueta Sherlock Holmes, famoso personagem literário. Foto: Internet.

Holmes é importante como inspiração às obras voltadas para o suspense, mistério e crimes. Ele, que é o maior detetive de todos os tempos, continua tendo sua história contada por novas adaptações de filmes e séries televisivas. Um grande sucesso entre essas produções sobre Holmes, é Sherlock, criada por Mark Gatiss e Steven Moffat. Ela foi lançada em 2010 e possui quatro temporadas. A produção ganhou diversos prêmios durante os últimos anos.

Inspirador

Fonte: GIPHY

Um livro que é conhecido mundialmente e sempre lindamente exposto com capas belas nas livrarias é o gracioso Orgulho e Preconceito (1813) de Jane Austen. Segundo as informações da edição de 2018 da obra de Austen, produzida pela editora Nova Fronteira, o clássico já teve mais de 20 milhões de cópias vendidas, ”tornando-se um dos romances mais populares da literatura”.

Quem faz a história acontecer é Elizabeth, uma das cinco irmãs da família Bennet, a jovem que possui ideais diferentes de suas irmãs e pais. Já que é tão prestigiada, Elizabeth deveria estar nesta lista. Ela tem outra visão em relação ao papel da mulher na sociedade — como por exemplo, a ideia do casamento. Lizzie não quer se casar por dinheiro e selar um acordo matrimonial (o que era o comum no final do século XVIII, data da história), e sim, por amor.

Fonte: GIPHY

Orgulho e Preconceito ganhou diversas adaptações, e na de 2005 dirigida por Joe Wright, Elizabeth foi interpretada pela atriz Keira Knightley. Em 2018, a emissora Rede Globo deixou clara e evidente as inspirações na obra de Austen, criando a novela Orgulho e Paixão, de Marcos Bernstein. A sua Lizzie brasileira — que virou Elizabeta — é interpretada pela atriz Nathalia Dill.

No Brasil

Autores brasileiros também deram à literatura figuras memoráveis. Você já deve ter ouvido falar destes nomes: Iracema, Capitu, Macabéa e Gabriela, Cravo e Canela. José de Alencar, Machado de Assis, Clarice Lispector e Jorge Amado fizeram marco com suas histórias, que até hoje são comentadas e adaptadas para filmes e séries.

Fotografia registrada na biblioteca da Faesa, pelo aluno de jornalismo Gustavo Rodrigues.
Contracapa do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Foto: Gustavo Rodrigues.

Os estudantes de jornalismo Mikaelly Liberato e Ebran Nascimento, gostam de ler e possuem personagens memoráveis em suas listas. Para Mikaelly, Lucy (da série de livros Lucy, de Nancy Rue) é uma figura muito inspiradora. ‘’Ela é cheia de atitude e tem uma personalidade muito forte de ser o que ela é, independentemente do que as pessoas pensam’’, contou a aluna.

Percy Jackson, da saga Percy Jackson & os Olimpianos do autor estadunidense Rick Riordan, é um personagem memorável para Ebran. ‘’Foi um dos melhores protagonistas que eu já acompanhei. Amava o jeito que ele pensava as coisas e como queria salvar os amigos’’, disse o estudante.

Bruxo

Fonte: GIPHY

Harry Potter não poderia faltar nesta lista. O personagem foi criado pela escritora britânica J.K Rowling e apareceu pela  primeira vez ao público em 1996 se transformando num fenômeno conhecido mundialmente. O famoso bruxo ganhou corpo na atuação de Daniel Radcliff, que interpretou o personagem nos oito filmes da série Harry Potter, adaptações das obras de Rowling, produzidas pela Warner Bross Pictures. De acordo com o site Pottermore, 500 milhões de livros da série Harry Potter já foram vendidos desde o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro volume da saga. O bruxinho realmente conquistou os trouxas (quem leu Harry Potter ou assistiu aos filmes, entenderá o trocadilho. Touché).

Ler é ótimo, e fica ainda melhor quando figuras literárias chamam a atenção, não é? Que tal conhecer ainda mais os personagens citados neste post?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: