Série Friends: por que tão famosa?

The One With O Faesa Digital

A série Friends, criada por David Crane e Marta Kauffman, faz sucesso até hoje, mesmo depois de ter sido lançada há vinte e quatro anos. O famoso sitcom foi bastante premiado durante sua exibição, e até mesmo depois de finalizado. Em 2018, a Associação de Críticos de TV dos EUA consagrou a série dos anos 90 com o prêmio Heritage Award, a homenageando pelo valor histórico. O Teen Choice Awards também premiou a série neste ano, fazendo-a vencedora na a categoria de ”Throwback TV Show” (em tradução livre: TV Show Retrocesso)

A trama que envolve os amigos Monica, Rachel, Phoebe, Ross, Chandler e Joey conquistou diversos fãs durante seus anos no ar e continua sendo descoberta por um público novo. Atualmente, ela faz parte do catálogo da Netflix, com todas as 10 temporadas prontas para serem desfrutadas.

 

Uma questão interessante de ser comentada é o contínuo sucesso de Friends. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site da revista Variety, e realizada pela empresa 7Park Data, a Netflix ganha mais com produtos comprados do que com conteúdos próprios — as produções compradas têm um número de 58% de preferência/acesso em relação às produções originais. Friends está incluída nessa porcentagem de sucesso.

Influência

Para o crítico de cinema Rafael Braz, o seriado famoso ganhou visibilidade com a popularização da TV a cabo junto com a grande frequência de exibição. O que também chamava a atenção do público era a idealização das relações, tornando-se um  grande ponto positivo da série e que funcionara muito bem. ”Quem é que são amigos que se encontram todo o dia? Você não tem amigos que se encontram todo o dia nem por nada nessa vida!”, brincou Braz. Ele completou os motivos de fama desse sitcom com as características de tal atração: sem pretensões, texto esperto e personagens carismáticos.

Braz afirmou que a importância do seriado é gigante. Ele foi um formato inspirador para diversas outras séries sucessoras as quais tentavam usar a mesma fórmula, visando o sucesso arrebatador que a produção de 1994 alcançara. ”Virou um ideal de relacionamento, de produto cultural e de série humorística. Tentaram fazer cópias, tentaram repetir a fórmula. O impacto é imensurável”, comentou.

Marca

A trama chamou a atenção dos telespectadores e fez muitos deles fãs. E, como no comentário do crítico, o carisma dos personagens foi um ponto positivo. Os seis amigos protagonistas são bastante diferentes entre si, com personalidades distintas e bordões próprios. O How You Doin de Joey Tribbiani popularizou, e o ator que o deu vida ao personagem, Matt LeBlanc, contou em uma entrevista que as pessoas continuam pedindo para ele repetir a frase, mesmo depois de tantos anos sem estar na pele do protagonista.

Até mesmo os peões secundários ganharam visibilidade entre o público, e um grande exemplo é a Janice (Maggie Wheeler), ex-namorada do irônico Chandler (Matthew Perry) . Quem assistiu ou assiste a Friends, provavelmente ficou/fica com a frase ”Oh My God” grudada na mente, junto com a risada histérica da mulher.

Outro feito da série foi acrescentar a expressão ”Friend Zone” no vocabulário. Friend Zone se refere a quem está apaixonado por outra pessoa, e esta só quer amizade. O termo ficou popularizado no episódio The One With The Blackout, em que Ross (David Schwimmer) confessa a Joey que está apaixonado por Rachel (Jennifer Aniston). Joey, como um ótimo conselheiro, diz que o amigo está na friend zone.

É da cultura pop!

O estilo de Rachel Green também chamou a atenção do público, e até hoje a personagem é uma referência no quesito da moda. Diversos sites voltados para esse tema fazem postagens falando sobre os vestuários de Green ou dão dicas tendo como inspiração os modelitos dela.

Se fosse para abordar todas as curiosidades, questões de sucesso, influência e eteceteras do seriado, este texto ficaria enorme. Então, como finalização, tem-se a afirmação de Rafael Braz: “Friends é uma daquelas séries que entram no cano da cultura pop e você não tem como tirar”.

Livro

Para a alegria dos fãs de Friends, a autora norte-americana Kelsey Miller lançará em 2019 o livro I’ll Be There For You (nome da canção de abertura do sitcom), contando curiosidades, segredos e otras cosas a mais da tão amada série.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: