Em ano de eleição o que mais tem é gente querendo checar o que sai por aí sobre seus candidatos e, é claro, sobre as eleições. Principalmente num período marcado pela disseminação do termo fake news (noticias falsas), que consiste na circulação de noticias e informações falsas pela internet para disseminar mentira, manipulando pessoas e eventos. Sendo que, na maioria das vezes, estão ligadas ao sensacionalismo, visando chamar atenção e obter os famigerados likes.

Por esse motivo, a Agência Lupa, a primeira agência a se especializar na técnica fact-checking (verificação de fatos), com o apoio do Facebook e o desenvolvimento do App Cívico, lançou no último dia 15 o Lupe!, um assistente digital capaz de ajudar eleitores brasileiros a checar informações em tempo real. O sistema remete ao assistente virtual (chatbot) desenvolvido pelo jornal francês Les Decodéurs/Le Monde, para enfrentar as eleições presidenciais do ano passado (2017). O sistema era capaz de responder dúvidas dos eleitores através do Messenger, plataforma de mensagens do Facebook, dando agilidade à disseminação de artigos checados, que é essencial na luta contra a desinformação.
Como utilizar?

Para utilizar o assistente virtual é muito simples. Basta você ter uma conta no Facebook e acessa-la. Mais especificamente, acesse a página da Agência Lupa no Facebook e clique no botão enviar mensagem (“send message”), para iniciar um diálogo com o robô-checador. Sendo que, o usuário pode acessar checagens por candidatos à Presidência e apenasos dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal, por partidos, temas e por determinados períodos de tempo.

Com quase três anos de trabalho e mais de três mil frases analisadas, o Lupe! roda no computador e em qualquer celular.
Logo, o assistente-virtual que veio para acrescentar na luta contra as noticias e informações falsas neste ano eleitoral, faz parte de uma iniciativa do Projeto Lupe!, que apresenta uma série de vídeos contra os principais mitos eleitorais e boletins semanais com checagens presidenciais.
Matérias sobre Fake News publicadas no Faesa Digital
E pra quem não sabe, desde de janeiro o Facebook vem apoiando projetos que visam lutar contra as fake news, sendo que, entre os apoiados se encontram dois projetos brasileiros. Além disso, foi lançado no último dia 2 de agosto um curso online sobre Fake News com objetivo de combate-las. Já para os amantes de artigos, o professor da FAESA Felipe Tessarolo e o aluno de Jornalismo Kennedy Cupertino produziram o artigo Fake News: ética e credibilidade jornalística em risco, que foi apresentado no Intercom Nacional de 2017 e também o artigo Características jornalísticas nos sites de Fake News: Uma análise das notícias falsas no caso ”La Bête” – Artista nu no MAM São Paulo, em parceria com a coordenadora dos cursos de Comunicação Social da FAESA Marilene Mattos.