Em ano de eleição o que mais tem é gente querendo checar o que sai por aí sobre seus candidatos e, é claro, sobre as eleições. Principalmente num período marcado pela disseminação do termo fake news (noticias falsas), que consiste na circulação de noticias e informações falsas pela internet para disseminar mentira, manipulando pessoas e eventos. Sendo que, na maioria das vezes, estão ligadas ao sensacionalismo, visando chamar atenção e obter os famigerados likes.

projeto-lupe-1
Foto: Divulgação / Equipe Lupa

Por esse motivo, a Agência Lupaa primeira agência a se especializar na técnica  fact-checking (verificação de fatos), com o apoio do Facebook e o desenvolvimento do App Cívicolançou no último dia 15 o Lupe!, um assistente digital capaz de ajudar eleitores brasileiros a checar informações em tempo real. O sistema remete ao assistente virtual (chatbot) desenvolvido pelo jornal francês Les Decodéurs/Le Mondepara enfrentar as eleições presidenciais do ano passado (2017).  O sistema era capaz de responder dúvidas dos eleitores através do Messenger, plataforma de mensagens do Facebook, dando agilidade à disseminação de artigos checados, que é essencial na luta contra a desinformação.

Como utilizar?

botao-bot
Foto: Divulgação / Equipe Lupa

Para utilizar o assistente virtual é muito simples. Basta você ter uma conta no Facebook e acessa-la. Mais especificamente, acesse a página da Agência Lupa no Facebook e clique no botão enviar mensagem (“send message”), para iniciar um diálogo com o robô-checador. Sendo que, o usuário pode acessar checagens por candidatos à Presidência e apenasos dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e do  Distrito Federal, por partidos, temas e por determinados períodos de tempo.

39623921_1801499236553410_6850385460305330176_n
Imagem que aparece quando você começa a interagir com o robô / Imagem: Agência Lupa

Com quase três anos de trabalho e mais de três mil frases analisadas, o Lupe! roda no computador e em qualquer celular.

Logo, o assistente-virtual que veio para acrescentar na luta contra as noticias e informações falsas neste ano eleitoral, faz parte de uma iniciativa do Projeto Lupe!, que apresenta uma série de vídeos contra os principais mitos eleitorais e boletins semanais com checagens presidenciais.

Matérias sobre Fake News publicadas no Faesa Digital

E pra quem não sabe, desde de janeiro o Facebook vem apoiando projetos que visam lutar contra as fake news, sendo que, entre os apoiados se encontram dois projetos brasileiros. Além disso, foi lançado no último dia 2 de agosto um curso online sobre Fake News com objetivo de combate-las. Já para os amantes de artigos, o professor da FAESA Felipe Tessarolo e o aluno de Jornalismo Kennedy Cupertino produziram o artigo Fake News: ética e credibilidade jornalística em riscoque foi apresentado no Intercom Nacional de 2017 e também o artigo Características jornalísticas nos sites de ​Fake News​: ​Uma análise das notícias falsas no caso ​”​La Bête​” – ​Artista nu no MAM São Pauloem parceria com a coordenadora dos cursos de Comunicação Social da FAESA Marilene Mattos.

Posted by:Matheus Passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s