Curso gratuito para lançar um podcast!

200

O podcast é uma forma de transmissão de conteúdo, geralmente de rádio, via internet e o que o torna diferente do clássico rádio é o conteúdo específico, desde cinema, TV e literatura a games, religião e esporte! O lado bom é que você pode escutar a hora que quiser.

Tudo começou em 12 de fevereiro de 2004, quando o termo podcast foi criado por um jornalista britânico do The Guardian. Porém, este não estava se referindo à transmissão com RSS. Isso só aconteceu em setembro, quando Dannie Gregoire utilizou a palavra para se referir ao processo adquirido por Adam Curry, um dos principais responsáveis pela criação do podcast operando o sistema operacional da Apple, o Applescript.

O podcastin é uma forma de publicação multimídia na internet. Seja ela um áudio, vídeo, foto ou PSS, eles usam o feed RSS para que as pessoas possam acompanhar e baixar a atualização dessa publicação do podcast criado.

Desde 2004 até agora, o podcast tem se tornado mais famoso, aceito e ouvido pelo mundo todo. Somente no Estados Unidos, 44% dos americanos com mais de 12 anos já ouviram podcast. Foi pensando nisso que Caitlin ThompsonRose Everlen, Jacob Kramer-Duffield e Tobin Low  se juntaram ao Centro Knight da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, para fazer o curso online, gratuito e inteiramente em inglês: Listen Up! How to Lauch and Grow a hit podcast (Ouça essa! Como lançar e desenvolver um podcast de sucesso).

3min

Mas quem são essas pessoas e que Centro é esse ?

O Centro Knight é um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e Caribe da Universidade do Texas em Austin. O Centro ajudou a criar uma nova geração de organizações jornalísticas independentes.

Caitlin Thompson é consultora de podcast, cofundadora da revista Racquet e ex-diretora de conteúdo da plataforma Acast. Ela acredita e diz que o futuro do podcast tem voz de mulher.

Rose Everlen é criadora e apresentadora do Flash Forward, um podcast sobre futuros possíveis e não tão possíveis.

Jacob Kramer-Duffield é um consultor de estatísticas e público de podcast e foi o primeiro gerente de análise digital e pesquisa na New York Public Radio.

Tobin Low é co-apresentador e coeditor do podcast Nancyque é produzido pela WNYC, uma estação de rádio pública sem fins lucrativos, não comercial localizada em Nova York.

O curso

O curso sobre podcast começou ontem, dia 20 de agosto, e vai até o dia 23 de setembro deste ano. Mesmo que já tenha iniciado, ainda dá tempo de fazer a sua inscrição e andar junto com a turma variada de estudantes curiosos para conhecer o podcast e/ou pessoas que têm ideias de criar um programa na plataforma.

O curso é composto por 5 módulos:

  • Explicação da visão geral do podcast, histórico, presente e sobre o desenvolvimento do programa;
  • Desenvolvimento de uma ideia proposta para o formato de podcast;
  • Apresentação de algumas noções básicas de produção, ferramentas necessárias, técnicas de gravação, edição e processamento; junto com uma ideia de como se deve divulgar seu podcast para as pessoas;
  • Análise dos números de referência e para onde as métricas caminham, um módulo bem mais teórico;
  • Estudo de diferentes modelos de receita para ganhar dinheiro, incluindo anúncios, crowdfunding (financiamento coletivo) e assinaturas premium.

As aulas serão por meio de vídeos, apresentações, leituras e fóruns. A participação é totalmente gratuita, porém para conseguir o certificado de conclusão é preciso pagar uma taxa de 30 dólares para fazer o download em PDF.

Pré-requisitos do curso:

É necessário que os alunos que se inscrevem nesse projeto tenham:

  • Um computador com internet.
  • Uma ferramenta gratuita de edição de áudio.
  • Smartphone com aplicativo de gravação de áudio.

A conclusão das atividades podem ser feitas quando preferir, porém há um prazo para que os exercícios sejam feitos, para que ninguém fique atrasado no curso.

No Brasil

No nosso país, os podcasts também são variados, desde temas nerds a empreendedorismo. Veja alguns exemplos:

Jovem Nerd 

LogoNasceu sendo um blog com o objetivo de falar de Star Wars episódio II – O ataque dos clones em 2002, mas hoje é um grande portal de notícias. Seu conteúdo, além de ter vários podcasts, também conta com videocasts dos amigos Alexandre Ottoni e Deive Pazos. O nome do podcast é NerdCast e tem 12 anos e contando com mais de 1 milhão de downloads pelo Brasil. Os temas são variados, abordando temas que todo o nerd gosta como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games e RPG. Os episódios são liberados toda sexta-feira e tem duração média de 90 minutos.

MamilosAvatar-mamilos

Feito por Juiana Wallauer e Cris Bartis a polêmica é garantida, mas sempre com empatia, tolerância e amor. O adolescente que está estudando para o Enem, doutores e professores são bem-vindos para ouvi-las no Spotify, iTunes ou no próprio site do Mamilos.

Tudo Orna

tudo-orna_ilustradecoracao.pngAs irmãs Alcântara: Bárbara, Débora e Júlia Alcântara, se tornaram presentes na internet com o blog Tudo Orna e hoje são grandes empreendedoras, com uma marca de bolsas, maquiagem e até uma loja de café. Agora, com o podcast falam sobre empreender na internet, posicionamento digital e muitas outros temas com uma linguagem nada difícil de entender e bem humorado.

Matéria Escuramateria-escura

O cantor da banda FRESNO, Lucas Silveira é o apresentador  do podcastque busca investigar sobre a origem da vida e limites do universo no programa, respondendo perguntas existenciais ao vivo junto com seu público.

E aí, ficou interessado em fazer um podcast e ser tão bom quantos os citados? Corre pra se inscrever e boa sorte!

giphy24

2 comentários em “Curso gratuito para lançar um podcast!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: