O Reality Show é um gênero televisivo que se baseia na vida real, ou seja, feito com pessoas e situações do nosso cotidiano. O primeiro programa neste estilo foi o An American Family, ele contava a vida de um casal com seus cinco filhos. Ao contrário dos atuais, ele não dava nenhum prêmio ao seus participantes, mas eles ficaram na memória dos americanos.

an-american-family
Família do primeiro Reality Show / Foto: PBS

Atualmente os programas que mostram pessoas comuns fazem muito sucesso entre a população brasileira. Dentre eles: MasterChef, The Voice Brasil, Big Brother Brasil e Esquadrão da Moda.

The Voice Brasil

O The Voice é um programa de origem Holandesa, criado por John de Mol. Sua primeira temporada brasileira teve estréia em 2012 e tinha como apresentadores Tiago Leifert e Daniele Suzuki. Os técnicos eram Carlinhos Brown, Claudia LeitteLulu Santos e Daniel.

105872-mariana-coelho-300x214
Mariana Coelho no The Voice/ Foto: Tribuna Online

Dani Suzuki foi substituída por Mariana Rios e Daniel por Michel Teló, além disso a Ivete Sangalo substituiu Claudia Leitte que passou a integrar o corpo de jurados do The Voice Kids ao lado de Carlinhos, Lulu e a dupla Simone e Simaria. O ano de 2017  teve a participação de uma concorrente do Espírito Santo, Mariana Coelho, que nós contou um pouco como foi a experiência.

“Participar do The Voice foi uma experiência que eu vou levar para o resto da vida. Pôde abrir e me dar oportunidades de realizar meu sonho. Foi o início da minha estrada,” comentou Mariana Coelho que é capixaba e foi para a semi-final do programa.

O The Voice passou por mudanças e hoje é exibido duas vezes por semana, às terças e quintas. O ganhador de cada edição leva 500 mil reais, um contrato com a Universal Music, gerenciamento de carreira e um carro 0 Km.

MasterChef Brasil

O MasterChef é um reality culinário que tem como objetivo descobrir o maior cozinheiro amador do país. O programa é apresentado por Ana Paula Padrão e tem como jurados Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella. Sua primeira temporada foi em 2014, estando atualmente na 5ª edição.

 O vencedor de cada temporada dos amadores ganha um curso de gastronomia na Le Cordon Bleu, em Paris, o troféu do programa e 20 mil reais. Os dois primeiros colocados ganham mil reais por mês no seu cartão Carrefour e o segundo colocado ganha um curso de gastronomia na Le Cordon Bleu, no Canadá. A terceira temporada do programa contou com a presença da capixaba Vanesa Vagnotti.  

O reality teve tanto sucesso entre a criançada que foi criado um programa somente para elas, no qual os pequenos mostram que a cozinha não é só para os adultos. Além dele existe outra competição voltada para os profissionais da área da gastronomia.

masterchef-dd0b9abb3b90cba63093738ee71f1d90-1200x600.jpg
Apresentadora e jurados do MasterChef/ Foto: Metro Jornal

Big Brother Brasil

O BBB, como é chamado no Brasil, é um programa em que os participantes ficam confinados dentro de uma casa onde participam de jogos toda semana para saber quem é o líder. As pessoas de fora decidem quem fica ou não na casa, a partir de um paredão indicado pelos próprios “moradores”.

Até o momento já foram exibidos 18 temporadas do programa que é passado anualmente em meados de fevereiro até o final de março. Uma curiosidade foi que os dois primeiros programas foram exibidos no mesmo ano, com pouco mais de um mês entre um e outro.

Os primeiros apresentadores do programa foram Marisa Orth Pedro Bial. Após a saída de Marisa, o programa ficou por 16 anos sendo comandado somente pelo apresentador. Anos depois, o comando do programa passou para Tiago Leifer.

Na temporada de 2017, dois irmãos gêmeos do Espírito Santo participaram do programa. Os capixabas Antônio e Manoel Rafaski causaram bastante comentários e torcida do estado. 

 

Esquadrão da Moda

O Esquadrão da Moda é um programa que tem como objetivo ajudar pessoas a se vestirem da melhor forma em todas as situações do seu dia a dia. Ele tem como apresentadores a top model Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund e está no ar há 9 anos. Eles fazem uma abordagem com a pessoa escolhida através dos cadastros do show e a convida para participar do programa.

A convidada passa por uma transformação em seu guarda roupa, tem uma mudança no cabelo feita pelo cabeleireiro Rodrigo Cintra e uma aula de maquiagem com Vanessa Rozan.

Esquadrão-da-Moda.jpg
Apresentadores do programa / Foto: Observatório da Televisão

Segundo a professora de Psicologia, Laís Sudré, os programas de reality geram uma identificação ou distanciamento com o participante. “O fato da observação de outros seres humanos, algo que sempre nos gerou muita curiosidade, uma vez que nos fala um pouco sobre nossa própria sociedade. Observar o outro é de certa forma se identificar nesse processo, seja pela aproximação ou pelo distanciamento com relação aqueles comportamentos apresentados”, explicou Laís.

Posted by:Ana Clara Nair

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s