Reality Show: Por que fazem tanto sucesso?

O Reality Show é um gênero televisivo que se baseia na vida real, ou seja, feito com pessoas e situações do nosso cotidiano. O primeiro programa neste estilo foi o An American Family, ele contava a vida de um casal com seus cinco filhos. Ao contrário dos atuais, ele não dava nenhum prêmio ao seus participantes, mas eles ficaram na memória dos americanos.

an-american-family
Família do primeiro Reality Show / Foto: PBS

Atualmente os programas que mostram pessoas comuns fazem muito sucesso entre a população brasileira. Dentre eles: MasterChef, The Voice Brasil, Big Brother Brasil e Esquadrão da Moda.

The Voice Brasil

O The Voice é um programa de origem Holandesa, criado por John de Mol. Sua primeira temporada brasileira teve estréia em 2012 e tinha como apresentadores Tiago Leifert e Daniele Suzuki. Os técnicos eram Carlinhos Brown, Claudia LeitteLulu Santos e Daniel.

105872-mariana-coelho-300x214
Mariana Coelho no The Voice/ Foto: Tribuna Online

Dani Suzuki foi substituída por Mariana Rios e Daniel por Michel Teló, além disso a Ivete Sangalo substituiu Claudia Leitte que passou a integrar o corpo de jurados do The Voice Kids ao lado de Carlinhos, Lulu e a dupla Simone e Simaria. O ano de 2017  teve a participação de uma concorrente do Espírito Santo, Mariana Coelho, que nós contou um pouco como foi a experiência.

“Participar do The Voice foi uma experiência que eu vou levar para o resto da vida. Pôde abrir e me dar oportunidades de realizar meu sonho. Foi o início da minha estrada,” comentou Mariana Coelho que é capixaba e foi para a semi-final do programa.

O The Voice passou por mudanças e hoje é exibido duas vezes por semana, às terças e quintas. O ganhador de cada edição leva 500 mil reais, um contrato com a Universal Music, gerenciamento de carreira e um carro 0 Km.

MasterChef Brasil

O MasterChef é um reality culinário que tem como objetivo descobrir o maior cozinheiro amador do país. O programa é apresentado por Ana Paula Padrão e tem como jurados Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella. Sua primeira temporada foi em 2014, estando atualmente na 5ª edição.

 O vencedor de cada temporada dos amadores ganha um curso de gastronomia na Le Cordon Bleu, em Paris, o troféu do programa e 20 mil reais. Os dois primeiros colocados ganham mil reais por mês no seu cartão Carrefour e o segundo colocado ganha um curso de gastronomia na Le Cordon Bleu, no Canadá. A terceira temporada do programa contou com a presença da capixaba Vanesa Vagnotti.  

O reality teve tanto sucesso entre a criançada que foi criado um programa somente para elas, no qual os pequenos mostram que a cozinha não é só para os adultos. Além dele existe outra competição voltada para os profissionais da área da gastronomia.

masterchef-dd0b9abb3b90cba63093738ee71f1d90-1200x600.jpg
Apresentadora e jurados do MasterChef/ Foto: Metro Jornal

Big Brother Brasil

O BBB, como é chamado no Brasil, é um programa em que os participantes ficam confinados dentro de uma casa onde participam de jogos toda semana para saber quem é o líder. As pessoas de fora decidem quem fica ou não na casa, a partir de um paredão indicado pelos próprios “moradores”.

Até o momento já foram exibidos 18 temporadas do programa que é passado anualmente em meados de fevereiro até o final de março. Uma curiosidade foi que os dois primeiros programas foram exibidos no mesmo ano, com pouco mais de um mês entre um e outro.

Os primeiros apresentadores do programa foram Marisa Orth Pedro Bial. Após a saída de Marisa, o programa ficou por 16 anos sendo comandado somente pelo apresentador. Anos depois, o comando do programa passou para Tiago Leifer.

Na temporada de 2017, dois irmãos gêmeos do Espírito Santo participaram do programa. Os capixabas Antônio e Manoel Rafaski causaram bastante comentários e torcida do estado. 

 

Esquadrão da Moda

O Esquadrão da Moda é um programa que tem como objetivo ajudar pessoas a se vestirem da melhor forma em todas as situações do seu dia a dia. Ele tem como apresentadores a top model Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund e está no ar há 9 anos. Eles fazem uma abordagem com a pessoa escolhida através dos cadastros do show e a convida para participar do programa.

A convidada passa por uma transformação em seu guarda roupa, tem uma mudança no cabelo feita pelo cabeleireiro Rodrigo Cintra e uma aula de maquiagem com Vanessa Rozan.

Esquadrão-da-Moda.jpg
Apresentadores do programa / Foto: Observatório da Televisão

Segundo a professora de Psicologia, Laís Sudré, os programas de reality geram uma identificação ou distanciamento com o participante. “O fato da observação de outros seres humanos, algo que sempre nos gerou muita curiosidade, uma vez que nos fala um pouco sobre nossa própria sociedade. Observar o outro é de certa forma se identificar nesse processo, seja pela aproximação ou pelo distanciamento com relação aqueles comportamentos apresentados”, explicou Laís.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: