Egressos de sucesso: Gabriel Lordêllo

Ainda na escola, muitos alunos começam a pensar no futuro e que profissão querem seguir quando crescerem. Alguns pensam na felicidade durante a carreira, porque você deve fazer o que gosta, e outros escolhem logo uma graduação em que vai trilhar um caminho de muito sucesso até o fim da vida.

Gabriel Lordêllo - Mosaico Fotogaleria
Gabriel Lordêllo na Mosaico Fotogaleria

Mas, para conquistar esse triunfo, é preciso correr atrás para cumprir todos os objetivos da sua lista. Muitos universitários conseguiram encontrar a felicidade e o tão sonhado sucesso quando se formaram e, hoje, trabalham no que mais gostam de fazer. Um desses exemplos é o egresso do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário, Gabriel Lordêllo, que inaugurou uma fotogaleria recentemente em Vitória.

Além da inauguração do próprio espaço, Gabriel já realizou exposições com os trabalhos autorais em vários lugares do mundo!

Trajetória

parque-estadual-paulo-césar-vinha-37.jpg
Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari

Gabriel Lordêllo entrou para a lista de alunos da FAESA em 1997 pela terceira turma de Comunicação da Instituição. Quando chegou a hora de pensar no trabalho de conclusão de curso que produziria, Gabriel trabalhava já com fotografia e decidiu realizar um livro-reportagem de fotografia sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha, que fica em Guarapari.

Na época em que se formou, Gabriel trabalhava como fotógrafo freelancer e, em parceria com outros três sócios, fundou uma agência de publicidade, que durou apenas 3 anos. Dos quatro parceiros, ficaram dois: Gabriel, que atuava na área da fotografia, e a jornalista Katiuscia Comarela, esposa dele e assessora de comunicação.

Em 2004, três anos depois de ter se formado, o fotógrafo passou a trabalhar no jornal A Gazeta como fotojornalista e atuou também como editor adjunto e editor de fotografia. Quatro anos depois, abriu a Mosaico Imagemagência de fotografia, com o sócio Tadeu Bianconi, que, assim como Gabriel, é fotógrafo.

“Hoje, continuo somente com a agência, onde trabalhamos (eu e Tadeu) na produção de fotografia editorial para jornais e revistas do Espírito Santo, Brasil e do exterior”, comenta. Lordêllo saiu da Gazeta em 2014.

Gabriel e Tadeu, agora pela agência de fotografia, trabalham também comfotografia corporativa para empresas de todo o país, como a Petrobras, Vale, ArcelorMittal e a EDP. “Temos um banco de imagens com mais de 50 mil fotos do Brasil e exterior”, complementa. Além desses trabalhos, eles também fazem fotografias com temas diversos, como a fotografia de rua, do cotidiano, cultura, folclore e cidades.

Obras em exposições

Tanto Gabriel quanto Tadeu podem colocar na lista: já realizaram dezenas de exposições de fotografia no Espírito Santo, no Brasil e no exterior! Lordêllo acrescenta que a última, “Tesselas”, ainda está em exposição na Mosaico Fotogaleria e possui fotografias da autoria dos sócios, como parte da comemoração de 10 anos da agência de fotografia Mosaico Imagem.

Trabalhos marcantes

Formado há 17 anos e trabalhando com fotografia por todo esse tempo, Gabriel citou duas reportagens para as quais produziu as fotos e que marcaram a carreira dele: uma foi sobre crianças, filhas de presidiárias, que viviam nos presídios com as mães, e a outra foi sobre a barragem rompida da Samarco que atingiu o Rio Doce. Tanto ele quanto Tadeu fizeram uma cobertura ampla sobre as consequências da tragédia que assolou o Espírito Santo.

“A repercussão do nosso trabalho foi tão grande que fomos expor nossas fotos na cidade de Varna (Bulgária) a convite de uma ONG que encontrou nosso trabalho na imprensa internacional”, relata.

Veja as fotos produzidas por Gabriel Lordêllo sobre as duas reportagens que marcaram a carreira dele como fotógrafo:

Mosaico Fotogaleria

A fotogaleria, de nome Mosaico Fotogaleria, surgiu porque Gabriel e o sócio, Tadeu Bianconi, sentiam falta de uma galeria de arte no Espírito Santo que tivesse como foco principal a fotografia. Lordêllo conta que, pelo Brasil afora, alguns fotógrafos decidiram abrir fotogalerias, ou seja, galerias que expõem e comercializam apenas fotografias.

“Resolvemos abrir a Mosaico Fotogaleria para ser umespaço de valorização da fotografia como arte, onde vamos promover exposições, diálogos e eventos sobre fotografia”, explica.

Mosaico Fotogaleria

A Mosaico Fotogaleria é a primeira fotogaleria de Vitória e é um local expositivo, democrático e educativo, totalmente dedicado à arte da fotografia. A fotogaleria vai apresentar ao menos quatro exposições por ano, já tendo mais três projetos agendados até o ano que vem! As obras a serem expostas na Mosaico Fotogaleria serão trabalhos autorais deartistas capixabas, de outros estados brasileiros e de outros países também.

Para inaugurar a fotogaleria com todo glamour que ela merece, a exposiçãoTesselas, sob a curadoria de Lobo Pasolini, reúne trabalhos representativos de Tadeu e Gabriel, com 15 obras expostas ao todo. As obras escolhidas foram produzidas pelos autores ao longo das trajetórias de ambos, sendo que algumas já estiveram em exposições no Espírito Santo, Brasil e no exterior e outras estão sendo expostas pela primeira vez agora.

As obras de Tadeu Bianconi apresentam fotografias de rua em preto e branco, traço marcante na carreira do fotógrafo. Já as produções de Gabriel Lordêllo trazemcores das paisagens e do folclore para as paredes da fotogaleria, além de expor fotografias que representam a simplicidade do cotidiano.

As obras que já estiveram em exposições fazem parte de séries como “Simples (assim)“, “Wabi-sabi” e “Capixaba, a diversidade como identidade“. A exposição de inauguração, Tesselas, vai estar na fotogaleria até o dia 29 de setembro.

Tesselas

Exposição de abertura da Mosaico Fotogaleria
Endereço: Rua Aristóbulo Barbosa Leão, nº 500, loja 18, Shopping Victória Mall – Mata da Praia, Vitória
Visitação: 10 de agosto a 29 de setembro, das 9h às 18h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: