Texto desenvolvido pelas alunas Ana Clara Nair e Daniela Esperandio
Os museus são importantes para a sociedade. Neles estão os principais objetos e informações que contam a história da humanidade e da evolução do nosso planeta: ossadas antigas de dinossauros, humanos e animais; objetos históricos e diversas obras de arte – fotografia, pintura, escultura etc. Em alguns casos os próprios museus são obras importantes por terem sido ambiente de acontecimentos marcantes. Temos como exemplo, o Museu Nacional.
O Museu Nacional, considerado como um dos maiores museus de antropologia e história natural das Américas, foi palco da assinatura do decreto de Independência do Brasil em 1822, pela princesa Leopoldina. Em 2 de setembro de 2018, mesma data da assinatura de tal documento, houve a destruição da história guardada pela museu em um incêndio.

Deve-se pensar, portanto, na importância dos museus que continuam de pé, e nunca esquecer tal tragédia que apagou registros de estudos, descobertas e memórias. Tais locais precisam ser valorizados, não apenas exaltados e comentados quando um acidente como esse acontece.
O Espírito Santo é um estado que possui uma grande riqueza histórica e seus museus são locais que protegem informações preciosas sobre a cultura. Neste post, foram selecionados sete museus capixabas e que são importantes para o povo capixaba. Os indicados aqui fazem parte dos municípios de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Santa Leopoldina e Vila Velha. Confira:
Museu Solar Monjardim

No inicio o Museu Solar Monjardim era casa dos padres da Companhia de Jesus e anos depois acabou sendo propriedade do Barão de Monjardim. A casa onde hoje se localiza o museu foi construída em 1780 e tem em seu acervo objetos do século XIX.
Telefone para contato: 3223-6609 e (27) 3322-4807.
Endereço: Av. Paulino Muller, s/n – Jucutuquara
Horário para visita:
- Segunda-feira: fechado
- Terça-feira: 09:00 – 12:00 /13:30 – 16:30
- Quarta-feira: 09:00 – 12:00 /13:30 – 16:30
- Quinta-feira: 09:00 – 12:00 /13:30 – 16:30
- Sexta-feira: 09:00 – 12:00 /13:30 – 16:30
- Sábado: 13:00 – 17:00
- Domingo: 13:00 – 17:00
Museu Capixaba do Negro – Mucane

Localizado no Centro de Vitória, o Museu Capixaba do Negro foi construído em 1993 e conta a história da cultura negra no estado. Com 25 anos de existência, desenvolve atividades de artes, ciências sociais, antropologia e história. Em 2012 o museu passou por reforma para melhorar a sua infraestrutura. As atividades são desenvolvidas por grupos do movimento negro que tem a função de conscientizar a população sobre a cultura negra.
Telefone para contato: (27) 3222-4560
Endereço: Av. República, 121 – Centro
Horário para visita:
- Segunda-feira: fechado
- Terça-feira a domingo: das 9h às 12h e 14h às 21h
Casa dos Bragas

A Casa dos Bragas é um espaço cultural localizado em Cachoeiro do Itapemirim, região sul do Espírito Santo. O local, que foi moradia dos irmãos ligados a literatura Newton Braga e Rubem Braga, se tornou um ponto turístico no ano de 1987. Dentro da casa é possível ainda visitar o acervo de mais de 20.000 livros da biblioteca Walter dos Santos Paiva, que fica dentro da residência. Além disso, há um espaço que guarda peças, mobiliários, publicações antigas, pinturas, e também, exemplares do jornal Correio do Sul (este formado pelos irmãos Braga).
Telefone para contato: (28) 3155-5272
Endereço: Rua 25 de Março, 166, Cachoeiro de Itapemirim
Horário de funcionamento:
- Segunda a sexta-feira: 9h – 15h
- Sábado e domingo: fechado
Museu do Colono

O Museu do Colono foi inaugurado em 1969 e possui diversos objetos, documentos, fotografias e mobiliários da família Holzmeister, de descendência Austríaca. De acordo com o site da Prefeitura de Santa Leopoldina, o Dr. Luiz Holzmeister foi o responsável pela organização do ponto turístico, o qual foi criado pelo governador Cristiano Dias Lopes. Lá, a visão da ocupação de Santa Leopoldina por imigrantes de diversos lugares, como holandeses e japoneses, é preservada.
Telefone para contato: (27) 3266-1250
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1501 – Centro – Santa Leopoldina
Horário para visita:
- Quarta-feira a domingo : 9h – 17h
- Segunda e terça-feira: fechado
Museu Vale

O Museu Vale está localizado na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco e foi inaugurado em 1998. Em seu acervo contém 22.000 itens catalogados sobre a ferrovia onde passa o único trem com passageiros diários do Brasil de longa distância. Ele conta com filmes, fotos e textos históricos sobre a linha férrea da Vale. Outra parte do acervo contem livros, catálogos, revistas e folders de artistas nacionais e internacionais de arte contemporânea à disposição de quem se interessa por essa área.
Telefone para contato: (27) 3333-2484
Endereço: Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas, Vila Velha
Horário de visita:
- Segunda-feira: fechado
- Terça-feira a sexta-feira : 8h – 17h
- Sábado e domingo: 10h – 18h
Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo

O Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo foi inaugurado em 2013 e está localizado no centro da capital e tem em seu acervo materiais nas áreas de botânica, geologia, paleontologia, parasitologia, zoologia de invertebrados e vertebrados.
Na parte de Geologia, encontramos diversos tipos de rochas, destacando fragmentos do primeiro meteorito que caiu em terras capixabas. Em Botânica, se destacam as folhas, caules e frutos. Na sessão de zoologia é possível ver cerca de 50 animais empalhados. Por ultimo, na Paleontologia, são vistos fósseis de dinossauros que viveram há milhões de anos no estado.
Endereço: Av. Governador Lindemberg, 316, Centro – Jerônimo Monteiro
Telefone para contato: (28) 3558 2531
É necessário agendar a visita pelo e-mail muses.ufes@gmail.com
Casa Porto das Artes Plásticas

A Casa do Porto das Artes Plásticas, abrigada por uma construção do ano de 1903, é um espaço dedicado para expor artistas do Espírito Santo e de todo o Brasil. O início das atividades culturais no prédio se deu em 1999. Além de incentivar a arte, a Casa dá espaço para o conhecimento sobre a história do Espírito Santo, sua capital, e do Brasil. Ela também possui a responsabilidade de conservar obras de artes incluídas no acervo da Prefeitura de Vitória, e entre elas, fazem parte os trabalhos de: Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Alfredo Volpi.
Telefone para contato: (27) 3132-5295
Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 66 – Centro, Vitória
Horário de visita:
- Terça-feira a sexta-feira: 12h – 19h
- Sábado: 10h-14h
- Domingo e segunda-feira: fechado
Fora do Espírito Santo
No Brasil, além do Museu Nacional, outros pontos guardiões da cultura e história sofrem com o descaso e falta de manutenção. De acordo com o site BuzzFeed, estes são grandes vítimas:

-
Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – Rio de Janeiro (RJ)
-
Arquivo Nacional – Rio de Janeiro (RJ)
-
Museu Paraense Emílio Goeldi – Belém (PA)
-
Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre (RS)
-
Paço das Artes – São Paulo (SP)
-
Museu da Casa Brasileira – São Paulo (SP)
-
Museu Afro Brasil – São Paulo (SP)
-
Museu de Arte Moderna (MAM) – Rio de Janeiro (RJ)
-
Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rio de Janeiro (RJ)
-
Inhotim – Brumadinho (MG)
-
Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – Rio de Janeiro (RJ)