Consumir uma sacola de plástico pode ser prático, mas pode causar diversos problemas para o Meio Ambiente quando descartada de forma inadequada, a poluição de rios e mares, provocando a morte de animais marinhos. Com isso em mente a Biblioteca Faesa idealizou junto ao Núcleo de Comunicação e Marketing a produção de sacolas feitas de pano personalizadas, para quando os alunos forem pegar livros emprestados, ao invés de usarem sacolas plásticas possam utilizar essas retornáveis.

As sacolas foram entregues a biblioteca no dia 27 e começaram a ser utilizadas para empréstimos no dia 30 de Agosto. Até o momento já foram utilizadas 5 sacolas. Os alunos que pegarem livros podem ficar com a sacola no período até a devolução do livro, a mesma só poderá ser emprestada e devolvida junto com o livro. Esse ato reforça a importância de substituir as sacolas de plástico pelas retornáveis.
A Ideia
A supervisora da Biblioteca Faesa Alessandra Pattuzzo, idealizadora do projeto, disse que a ideia é facilitar para que os alunos carregarem os livros e ajudar na preservação do Meio Ambiente.
“A ideia da bolsa surgiu, não somente, para facilitar para os alunos que carregam livros grossos e pesados. Mas a ideia mesmo é a questão de sustentabilidade, porque antigamente a gente usava sacolas plásticas”, disse Alessandra.
O Logo das sacolas foi produzida por Caroline Carvalho, funcionária do Núcleo de Comunicação e Marketing da instituição. Segundo uma das funcionárias da biblioteca que conversei, os alunos estão gostando muito da ideia.
A aluna Natália Bastos de Paulo disse que gostou da ideia por ser bem mais viável para a faculdade.
“Achei a ideia das sacolas retornáveis genial. Primeiro porque além de ser sustentável, é muito mais econômico para a biblioteca da faculdade, que antigamente oferecia sacolas plásticas. A sacola retornável também deixou muito mais fácil levar os livros para casa”, disse a aluna.