Paulo Soldatelli indica

Paulo Soldatelli completa vinte anos como professor da FAESA em 2018. Leciona as matérias de Produção Visual para Impresso e Webjornalismo, é um dos professores orientadores do jornal Tendências, coordenou por dois anos o Faesa Digital e foi coordenador, por dois anos, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Com estagiarios do Faesa Digitl
Paulo com a equipe do Faesa Digital de 2016/1 / Foto: Paulo Soldatelli

O professor adora as mudanças que acontecem na sociedade e de como o ser humano conseguiu evoluir de uma forma tão rápida. Também gosta de mídias que mostrem a época medieval e faroeste. Em suas indicações, lembrou de coisas da época da infância, adolescência e dos dias atuais.

Livro

Sua primeira indicação foi Pinóquio. A história narra a vida de um menino feito de madeira que queria ser humano, sua principal característica era que seu nariz crescia quando contava alguma mentira. Para Paulo, a história sempre lhe chamou atenção. “Acho que a história do garoto de pau, que crescia o nariz quando mentia, e que quase se deu mal por fugir da escola, me influenciou bastante”, comentou Soldatelli.

pinoquio2_opt
Pinóquio e o Grilo falante / Foto: Internet

Um livro publicado recentemente que lhe chamou a atenção foi Sapiens: uma breve história da humanidade, do filósofo Yucal Noah Harari. Ele fala sobre a evolução da sociedade desde a pré-história até os dias atuais. A obra se divide em três partes, que o autor batiza de Revoluções: A Revolução Cognitiva, a Revolução Agrícola e a Revolução Científica. O professor diz que a história retratada no livro é impactante. “Apesar do autor ser ateu, e eu cristão, sua análise da história da humanidade é dolorosamente realista”, disse Paulo.

download
Livro Sapiens / Foto: Saraiva

Filme

Em suas indicações está As Aventuras de Pi, que mostra a história de um menino indiano que sobreviveu a um naufrágio e tem que conviver, dentro de um pequeno bote a deriva no oceano Pacífico, com um tigre-de-bengala. Soldatelli diz que é um filme que traz bastante reflexão. “Um belo filme sobre sobrevivência e a busca do sentido da vida”, afirmou o professor.

20328542.jpg
Cartaz do filme / Foto: AdoroCinema

Outro filme que destacou foi Ex-machina, que conta a história de um rapaz que é mandado para uma casa com o intuito de contar a uma robô que ela será programada. Mas ele acaba descobrindo que foi enganado e que na verdade ele foi manipulado para testar ela. Paulo diz que as consequências dos avanços tecnológicos é seu assunto preferido.

download (1)
Imagem do filme / Foto: Internet

Séries

A primeira série que lhe chamou a atenção foi Lost, que conta a história de um grupo de pessoas que sobrevivem a queda de um avião e ficam presos em uma ilha. Eles passam a conviver e têm que ficar juntos para sobreviver aos mistérios da ilha.

lost.jpg
Imagem da série / Foto: Internet

A outra série indicada foi Game of Thrones, que narra sobre os 7 reinos de Westeros que travam uma batalha entre as famílias nobres para reivindicar o Trono de Ferro. O principal foco da história é o inverno que está chegando e que, na realidade onde os personagens, vivem pode durar anos, às vezes até décadas. A série é baseada no livro chamado As crônicas de gelo e fogo, de George R.R. Martin.

images
Logo da série / Foto: Wikipédia

Revistas

A primeira revista indicada por Paulo Soldatelli foi a SuperInteressante, que tem como temática os assuntos de curiosidade cultural e científica. A ideia da revista é sugerir temas de discussão e reflexão entre a população.

A segunda indicação foi Saúde é Vital, é a maior publicação de saúde do país. A revista aborda assuntos relacionados a saúde, dentre eles alimentação, coração, doenças e outras coisas. Além desses segmentos existe uma parte que fala sobre os cuidados com a família, incluindo os animais.

Momento Histórico

Um dos momentos que mais lhe chama a atenção na historia da humanidade foi a Chegada do homem à Lua. Em 16 de julho de 1969,  os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins saíram no foguete Apollo 11 em direção a Lua e no dia 20 de julho do mesmo ano a nave aterrizou. Esse marco foi muito importante para a humanidade, por ser um marco tecnológico na exploração do espaço.

ciencia-tecnologia-homem-lua-nasa-20140718-09-original1.jpeg
Homem pisando na lua / Foto: Veja

Outro momento importante foi a Queda do Muro de Berlim, que aconteceu no fim da Guerra Fria, entre os anos de 1947 e 1991. O muro era um símbolo da intolerância entre países socialistas e capitalistas. Portanto, a queda do muro pôs fim à divisão da Alemanha e reconfigurou a disputa entre o sistema capitalista e o socialista.

1_-SrtawYI__qRCkSePM4gqQ.jpeg
Momento da queda do Muro de Berlim / Foto: Historia Zine

Música

A música indicada por Paulo Soldatelli foi Como Nossos Pais, de Belchior. Ela conta sobre o Brasil e a política na década de 70. A letra fala da desilusão da juventude reprimida na época da Ditadura Militar, mas também fala em esperança e mudanças.

Referência

Paulo Soldatelli citou duas egressas do curso de Jornalismo da FAESA que ele orientou ou participou da banca de Trabalho de Conclusão de Curso. Uma delas foi de Ana Carolina Nascimento, orientada pela professora Marilene Mattos, que fez uma análise do discurso entre as revistas Veja e a Carta Capital sobre o Impeachment de Dilma. A outra aluna foi Tatiana Moura, cujo TCC ele orientou, que desenvolveu um livro-reportagem que lhe surpreendeu muito pelo fato de ela ser muito tímida e ter conseguido entrevistas com profissionais capixabas sobre a prática jornalística nos tempos da ditadura militar.

Dica para alunos de jornalismo

Soldatelli disse que se entendermos como a internet está influenciando nas novas gerações, saberemos como usá-las nos novos formatos.

“O trabalho do jornalista será sempre contar histórias sobre os fatos do cotidiano que, de alguma forma, impactam na vida das pessoas. Isso, os nossos alunos se tornam capacitados na FAESA. Hoje, o desafio é entender como o mundo virtual está alterando o comportamento das próximas gerações. Só assim saberemos como a prática do jornalismo continuará nestes novos ambientes digitais”, disse Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: