Conhecendo São José do Itamonte

Em uma estrada com montanhas e muito verde, encontramos uma bela cidade do interior de Minas Gerais, pouco conhecida mas com lugares de tirar o fôlego. Um lugar de paz e tranquilidade para quem quer relaxar e descansar, uma ótima pedida para um feriado ou as férias.

Localizada na Serra da Mantiqueira, é voltada para o turismo rural com montanhas, cachoeiras e entrada para o Parque Nacional de Itatiaia. Segundo o senso do IBGE de 2016, a população do local é de aproximadamente 14 mil habitantes. A palavra Itamonte tem como significado “Pedra do Monte”.

APA Serra da Mantiqueira, Pedra do Picú, Iamone Minas Gerais_Crédito Clarismundo Benfica
Pedra do Picú, Iamone, Minas Gerais / Foto: Clarismundo Benfica

Uma curiosidade sobre o local é que fica perto da divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Itamonte faz parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, que reúne mais oito municípios da região: Itanhandu, Alagoa, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia, Pouso Alto, Marmelópolis e Delfim Moreira.

Seus principais pontos turísticos são:

Parque Nacional de Itatiaia

parnaitatiaia_maromba001
Parque Nacional de Itatiaia / Foto: Internet

O parque abrange parte dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Localizado a 20 km de Itamonte, oferece trilhas com diversos níveis de dificuldade e com escaladas. Lá podemos encontrar o Pico das Agulhas Negras, o 5º ponto mais alto do país.

image
Pico das Agulhas Negras / Foto:  Arthur Werner

Fábrica do refrigerante Mantiqueira

IMG_9590
Refrigerante Mantiqueira / Foto: Ana Clara Nair

A marca foi lançada em 1974, os Refrigerantes Mantiqueira tem um ingrediente mais do que especial: a água que brota da Serra que Chora. No inicio a fabricação era artesanal e contava somente com cinco funcionários, hoje o refrigerante tem uma fábrica com 190 pessoas e entrega para o Sul de Minas, Sul Fluminense, cidades do Vale do Paraíba e do Vale Histórico Paulista. Os sabores do refrigerante são: Guaraná, Guaraná Zero, Abacaxi, Laranja, Limão, Uva, Manticola e Black Cola.

Volta dos 80

O trajeto tem seu início na cidade, em direção à Garganta do Registro, e continua na estrada do Parque Nacional do Itatiaia, passando pelos bairros rurais Serra Negra, Fragária Campo Redondo, Berta, Cachoeirinha e Buraco, onde se localizam importantes atrativos turísticos do município, como a Cachoeira da Fragária e a Cachoeira da Pedra, um percurso de 80 km.

fragaria_500.jpg
Cachoeira da Fragária / Foto: Internet
  • Pedra do Picú

    pedra_do_picu
    Pedra do Picú / Foto: Internet

    O monumento natural é responsável pelo nome de Itamonte que, em tupi-guarani, significa Pedra no Monte. Hoje é feita uma caminhada até a base da pedra, mas a escalada pelos 120 metros de rocha é recomendada apenas aos experientes devido à dificuldade de suas vias.

    Para quem ficou curioso para conhecer a cidade, o melhor jeito de chegar é pegar um ônibus em Vitória que vai para São Paulo e descer na parada de Resende, lá pegamos outro ônibus que vai para Caxambu e passa por Itamonte, em uma viagem de 1 hora e 22 minutos em uma estrada de 50 km. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: