ComunicaLab: uma experiência na Redação

Na terceira semana do mês de Setembro, a FAESA Centro Universitário promoveu a Jornada Científica e Cultural. Um evento que envolveu toda a instituição e contou com palestras, oficinas e competições para os alunos sobre Empreendedorismo e Inovação. Para divulgar e mostrar tudo o que estava acontecendo, o Núcleo de Comunicação, junto a alguns professores do curso de Comunicação Social, desenvolveu o ComunicaLab, um projeto em que os próprios alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda saíram de suas atividades diárias de estudos e foram cobrir o evento com reportagens, fotografias, filmagens e entrevistas.

O projeto foi de muito aprendizado para os alunos envolvidos, porque estes puderam vivenciar como funciona uma redação integrada de jornalismo e de produção de conteúdo. Eles sentiram na pele a correria de apurar, produzir e entregar no tempo determinado cada atividade. Os dias foram extremamente produtivos, com vários trabalhos realizados e experiências vividas pelos alunos.

 

 

 

A cada momento tinha uma atividade para cobrir, entrevistando pessoas, fotografando e fazendo as melhores imagens. Os alunos que participaram trabalharam intensamente para deixar todos que estavam na Jornada Científica informados dos acontecimentos. Cada momento foi aproveitado ao máximo por quem se dedicou para fazer um bom trabalho e passar as informações de forma mais rápida para todos os alunos e participantes do evento.

A professora Mirella Bravo disse que se envolver no projeto foi de grande aprendizado para os alunos voluntários e que a proposta do ComunicaLab foi muito interessante, pois os alunos que se envolveram estavam dedicados ao máximo para aprender e dispostos a ouvir as orientações dos profissionais envolvidos.

“Eu acho que o incentivo de fazer o projeto foi muito bacana e que nós temos que trabalhar muito nessa perspectiva de ser voluntário e de querer aprender. Acredito que os alunos que estão nos períodos iniciais, até o quarto período, devem se jogar em todas as oportunidades possíveis para colocar em prática aquilo que a gente aprende em sala de aula. Eu percebi que ao longo de uma semana a gente foi formando realmente vários repórteres. Aprendizados não só de produção, mas também na construção de uma postura profissional”, explicou Mirella.

O ComunicaLab teve como sede a redação da TV Faesa, onde os alunos tinham um local para produzir as matérias e esperar as próximas demandas. Para o professor responsável pela TV, William de Oliveira, foi uma experiência sensacional.

” O compartilhamento das atividades, a troca de experiencia, a convivência e integração foram uma bela oportunidade dos alunos participarem de uma integração entre cursos e atividades”, comentou o professor.

O aluno voluntário do ComunicaLab, Rafhael Pardin, comentou que foi uma experiência inovadora participar do projeto.

“O ComunicaLab foi uma experiência nova e diferente. Eu gostei muito porque permitiu que nós experimentássemos novas áreas do jornalismo. Foi uma experiência muito interessante e inovadora na qual a gente pôde aprender e ter a sensação de uma redação integrada, multimídia. Onde nós tínhamos foto, texto e tratamento de imagens tudo em um mesmo lugar. Onde teve TV Faesa, Faesa Digital, Integrada, Radiação, todo mundo produzindo conteúdo para várias plataformas. Dessa forma nós tivemos vários olhares do mesmo evento”, disse Pardin.

 

 

 

Quase 40 alunos participaram do projeto cobrindo 237 eventos em uma semana de todos os cursos. Gerando conteúdo para as redes sociais e matérias para o site da instituição. Para a coordenadora dos cursos de Comunicação, Marilene Mattos, foi uma oportunidade enriquecedora para os alunos trabalharem nas diferentes mídias que o curso traz.

“O ComunicaLab foi uma proposta que veio do Núcleo de Comunicação da instituição e a gente entrou como parceiros nesse projeto. É um projeto que a gente acredita muito, acho que foi uma grande experiência para o curso porque possibilita o trabalho com a comunicação integrada, atuando em diferentes mídias e é isso que a gente tem avançado no curso”, comentou a coordenadora.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: