O Faesa Digital tem apresentado alguns egressos da FAESA Centro Universitário que encontraram, após a graduação, a felicidade e o sucesso em uma única carreira. Um youtuber brasileiro muito famoso que faz parte da lista de egressos da Instituição é Mike Sant’Anna, publicitário dono do canal General Nerd. Além dele, o fotógrafo Gabriel Lordêllo inaugurou recentemente uma fotogaleria em Vitória e já participou da várias exposições mundo afora e também é formado em Jornalismo pela FAESA.

31493699_623202821354574_4476041034140221440_n.jpgThaissa Duarte é uma egressa da Instituição e trabalha e mora no Canadá. Atualmente ela atua na área de fotografia e consegue conciliar o ofício com o tempo para a família e para si mesma. Thaissa é casada com Renato Rebouças, capixaba e também egresso FAESA, e o conheceu aqui em Vitória. Construíram uma vida juntos e têm três filhas, todos morando em Montreal.

Trajetória

Thaissa Duarte se matriculou na FAESA em 2000, para o curso de Jornalismo, e se formou em 2004, acrescentando ao currículo a experiência de ter passado por um dos laboratórios do curso, a TV Faesa. Depois disso apresentou o programa Ação e Reação na TV Capixaba por três anos, indo direto para a TV Gazeta, onde ficou por mais três anos.

Quando já estava em um relacionamento com Renato, se mudaram para São Paulo e lá ela começou como assistente de conteúdo na MIXER. Voltou a ser apresentadora de um programa, na TV Cultura junto com Rodrigo Hinkel, outro egresso da Instituição que também passou pela TV Faesa.

Depois de ter passado por tantas emissoras de televisão, Thaissa se tornou coordenadora de conteúdo de mídias Out of Home da Band Outernet (do grupo Band), no qual trabalhou pela TV Minuto e o TVO.

O que é Mídia Out of Home?

Qualquer tipo de comunicação que chega a uma pessoa fora de casa é o que caracteriza o trabalho de Mídia Out of Home. Isso quer dizer que toda e qualquer informação que estiver em um outdoor, televisão em elevador, relógios digitais nas ruas, por exemplo, são jeitos de atingir o consumidor, logo pode ser chamado de trabalho de mídia out of home. Thaissa trabalhava na coordenação de conteúdos para esse tipo de meio de comunicação.

Mas ainda não era o destino final de Thaissa e Renato ficarem em São Paulo. Os dois se mudaram para Montreal, na província de Quebec no Canadá, e ela conta que a adaptação logo de cara não foi fácil. “Tudo era um desafio. Trabalhei como assistente de produção para a Pixcom (produtora de Montreal), mas nada avançou. Acabei me redescobrindo profissionalmente com a fotografia”, desabafa. Quem olha o site e os trabalhos de Thaissa pode dizer que ela fotografa há anos, mas não tem tanto tempo assim.

“Há dois meses comecei a fotografar profissionalmente e tô amando. E, modéstia à parte, tendo orgulho de novo do que faço”, comenta feliz.

Algumas fotos autorais de Thaissa / Foto: Facebook Thaissa Duarte Photography

Vida em família no Canadá

Thaissa e Renato, na verdade, se conheceram no Ensino Médio. Ele tinha 15 anos e ela, 13. Se encontraram novamente na faculdade e aprofundaram a relação que tinham, mas só ficaram juntos mesmo quando se formaram pela FAESA. Ambos sabiam também que queriam ter uma experiência fora do Brasil, mesmo não sabendo se seria para sempre ou não.

“Escolhemos Montreal, parte francesa do Canadá, por causa do mercado em videogame, porque o Rê (marido dela) queria trabalhar com isso. Eu topei mais por causa da língua”, explica.

Para quem não sabe, no Canadá, o mercado de videogame é um dos que mais cresce, visto que o país investe muito em tecnologia. Esse ramo gera mais de 20 mil empregos em tempo integral para a população, sendo que as principais províncias que trabalham com games são as províncias de Ontário, British Columbia e a de Quebec. Alguns jogos de renome, como o FIFA, já tiveram algumas versões originais do Canadá.

Mesmo o mercado de games sendo bom para os planos de Renato, Thaissa aproveitou a oportunidade porque pensou que se tornaria uma jornalista mais completa. Na verdade, ela acabou descobrindo que é fotógrafa e continua na busca por contar histórias, com uma câmera na mão.

E a carreira na fotografia não está nada longe do curso que ela se formou. Muitos jornalistas já formados atuam, hoje, como fotógrafos em grandes empresas ou abriram o próprio negócio voltado para a fotografia. E, nesse ramo, muitas pessoas seguem diferentes caminhos, fotografando áreas corporativas, publicitárias, do cotidiano, de viagens e outros.

Diferenças do mercado canadense

Mas, antes de se descobrir como fotógrafa, Thaissa identificou vários aspectos diferentes no mercado canadense que não encontrou no Brasil. Ela comenta mais sobre os trabalhos na televisão por já ter trabalhado em emissoras aqui no país e comenta que tem algumas diferenças bem perceptíveis.

“Os figurinos, o modo de construir o texto, a repetição do texto do apresentador, muito tempo do jornal que falam da mesma coisa e cheguei a fazer uma pós em produção cultural na UQAM (L’Université du Québec à Montréal) porque é muita diferença mesmo”, detalha.

Thaissa.jpgOutra diferença que Thaissa mostra no mercado de trabalho canadense é em relação às agências de publicidade e produtoras, que ela conhece muito pelo trabalho de Renato. No Canadá, quase não se faz hora extra, então eles conseguem tempo para aproveitar e estar com as três filhas.

Elas são, inclusive, uma das razões de eles decidirem não voltar para o Brasil. Apesar de sentir saudade do país, da família e do calor, a qualidade de vida não se compara. “Imigrar não é uma escolha fácil, mas sabemos que elas terão uma educação pública de qualidade e estão em segurança. Vamos aprendendo a conviver com o que é menos fácil, como o frio e a neve”, comenta.

Posted by:Carol Aildefonso

Já conhecia o trabalho do Faesa Digital quando trabalhava no Núcleo de Criatividade Digital (NCD) e passei a amar ainda mais o site quando me tornei estagiária daqui. Em pouquíssimo tempo, descobri que o meu amor pela escrita é compartilhado com os amigos e o Faesa Digital se tornou dos meus lugares favoritos para dividir minhas experiências e opiniões com os meus amigos. Com certeza esse é um estágio que vai ficar marcado na minha memória por todas as oportunidades e pelo convívio que temos aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s