O Google fez um doodle em homenagem ao geógrafo Milton Santos, uma figura importante para a Geografia brasileira. Ele produziu trabalhos sobre a globalização dos anos 90, além de ter sido essencial para a renovação da geografia no Brasil, na década de 70. A obra O Espaço dividido, que ele produziu e teve lançamento em 1979, é atualmente um clássico mundial e discute sobre circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos.

Milton, que foi graduado em Direito, ministrou aulas no Brasil e diversos outros países, como por exemplo, a França. Isto devido, também, à ditadura militar que o enviou para o exílio entre 1964 e 1977. O professor ganhou em 1994 o prêmio de maior prestígio da Geografia: o Vautrin Lud. Com isto, se destacou no universo acadêmico, pois foi o único brasileiro a conquistar tal dádiva. Na verdade, o geógrafo tem uma lista enorme de premiações e agraciações, incluindo o Prêmio Anísio Teixeira agregado a sua história em 2006.
Entre as questões estudadas mais famosas de Santos, estão a globalização e o território brasileiro. Este foi estudado de forma aprofundada pelo professor, que propôs dividir o país em quatro regiões. O primeiro é bastante criticado pelo intelectual. Ele escreveu o livro Por uma outra globalização, e falou de tal assunto com pessimismo, porém, por outro lado permitiu-se explorar a ideia de uma “outra globalização”, esta como possibilidade.
O geógrafo faleceu em 2001, com 75 anos. A causa da morte dele foi o câncer de próstata, que desencadeou uma insuficiência respiratória aguda. Mesmo não estando presente fisicamente, a figura de Milton continua sendo importante para a Geografia, além de muito respeitada. A família de Santos fez e administra um site que possui obras dele (acervo), informações e materiais, garantindo o acesso do público ao conteúdo original.